• Ale Nagado

2022: Fé, Esperança e Força!

Uma rápida mensagem, para encerrar um ano difícil.

"Hope" = "Esperança"

Se há um recado que posso dar aos leitores é: Fortaleçam o espírito!


A plena liberdade de expressão, pensamento e opinião foi destruída no Brasil, pois vivemos sob uma ditadura em vários aspectos e com muitos interesses envolvidos. E atualmente existe também uma pesada censura e cerceamento de debates e opiniões divergentes em redes sociais, algo inclusive apoiado por muita gente comum. Sob qualquer justificativa, a truculência e perseguição só irão aumentar e muitos justiceiros sociais de internet ainda vão sofrer na pele o tipo de perseguição e cancelamento que promoveram para outros. Gente que comemora o cancelamento alheio vive pisando em ovos, pois sabe que qualquer deslize verbal cometido hoje ou anos atrás, poderá ser usado contra ele pelos militantes que alimenta.


Não se pode aplaudir nenhum tipo de ditadura, censura ou mecanismo de controle social por tais coisas, aparentemente, defenderem seu ponto de vista ou um conceito arbitrário de bem comum. Nem tampouco adianta enfiar a cara no entretenimento escapista para fugir da dura realidade. Quando a chave virar, o aparato de vigilância, controle e repressão - estatal e privado - continuará sendo usado, mas contra outras pessoas.


Os próximos anos podem ser cada vez piores para quem sobreviver e se preocupar com liberdade de expressão e pensamento livre. Por isso, mantenho meu foco na família, nae na cultura. E é na cultura que seguirei tentando dar minhas contribuições, falando de História e ressaltando bons valores, bons artistas e boas obras na cultura pop japonesa.


Por tudo isso, que em 2022 a ESPERANÇA possa se fazer presente. (E por favor, pare de depositar qualquer esperança em políticos e eleições.)


Obrigado pela presença, pelo apoio e confiança em meu trabalho. Para todos nós, peçamos muita força, bençãos e proteção de Deus neste ano-novo! Encaremos 2022 de pé e cabeça erguida!

"Kibou" = "Esperança"

- O Blog Sushi POP deve retomar atualizações no dia 10 de janeiro. - Canal no Telegram - Saiba como apoiar o trabalho do autor.