top of page

Boletim Sushi POP 55

O adeus a Jiro Dan, astro de O REGRESSO DE ULTRAMAN.

Jiro Dan, o eterno Hideki Goh.

Na madrugada do dia 22 de março, faleceu o ator Jiro Dan, eternizado na história do tokusatsu como Hideki Goh, a identidade humana de Ultraman Jack, da série O Regresso de Ultraman (1971). Tinha 74 anos e lutava contra um câncer de pulmão desde 2017, segundo informou a empresa Alpha Agency, que representava o ator. A família pediu privacidade neste momento e somente pessoas muito próximas participarão do funeral e dos ritos tradicionais.


Registrado como Hideo Murata, Jiro Dan nasceu em 30 de janeiro de 1949. Começou a carreira como modelo em 1968, estrelando comerciais de TV da empresa Shiseido. Estrelou a icônica série O Regresso de Ultraman aos 22 anos, onde também cantou a música de abertura. Teve carreira modesta como cantor, e registrou uma canção para a série Dragon Quest, conhecida no Brasil como As Aventuras de Fly. Como ator, se tornou um grande astro, aliando sua capacidade de atuação com um porte físico incomum no Japão de seu tempo, com 1,87m de altura.


Bastante ligado ao Universo Ultra, voltou ao papel de Hideki Goh muitas vezes, além de ter feito a voz de Ultraman Jack em diversas ocasiões, sendo a última delas na minissérie Ultra Fight Orb, em 2017.

O Regresso de Ultraman (1971)

Ele trabalhou enquanto teve forças, sendo um ator versátil e com muitas participações em filmes, séries, dramas e diversas peças de teatro. Um grande ator, um grande artista e, segundo consta, um homem gentil e batalhador até o fim. Que descanse em paz e que Deus conforte sua família e entes queridos.


Hideki Goh foi o herói de minha infância, e viverá para sempre na memória de todos os que se emocionaram e torceram por ele em tantas aventuras. Para milhões de admiradores, a Estrela de Ultra brilha com força em homenagem a um grande guerreiro que se foi.

Jiro Dan (1949~2023)

*************************************




bottom of page