top of page

Livros publicados

Um registro sobre trabalhos publicados em formato livro pelo autor do Sushi POP.


No princípio, minha intenção era ser desenhista, e realmente trabalhei direto com isso por mais de 20 anos. Porém, eu mal havia começado a trabalhar como desenhista profissional, surgiu uma oportunidade para escrever roteiros de histórias em quadrinhos (é uma longa história), e meio por acaso, me vi pouco tempo depois escrevendo pequenos textos sobre super-heróis e monstros japoneses em uma grande revista, a SET - Cinema e Vìdeo. Isso em meados de 1993. Depois da explosão da revista Herói, no final de 1994, muitos passaram a me conhecer apenas como alguém que escreve sobre cultura pop, e me defini como um redator. E assim foi por muitos anos, com a escrita sendo uma atividade paralela. Ao longo do tempo, alguns livros surgiram em meu currículo, o que é muito significativo para mim, pois sempre fui apaixonado por livros, tanto quanto por quadrinhos. Livros, se bem cuidados, passam por gerações, enquanto um site pode ser deletado com um simples clique.


Abaixo, uma lista organizada com os livros que escrevi, na ordem de lançamento: [ Esta página será atualizada quando necessário. ]


COMO AUTOR/ CO-AUTOR:

Dicionário Anime>DO

- Coleção de centenas de verbetes em ordem alfabética abordando séries, personagens, autores e artistas relevantes da cultura pop japonesa. Apesar de ser um produto editorial vinculado à revista Anime>DO, nós não escrevíamos para a publicação regular. Obra lançada originalmente em três fascículos, com formato de encarte de CD, era vendido junto com uma pasta de papel cartonado repleta de imagens de personagens. Depois, as três edições foram compiladas em um livreto em formatinho.


Autores: Marcelo Del Greco e Alexandre Nagado Editora: Escala Ano: 2000 - Título esgotado, só encontrado em sebos.

Cultura Pop Japonesa: Mangá e Animê - Resultado impresso do seminário acadêmico sobre cultura pop japonesa organizado pela Professora Sonia Luyten em 2004, na universidade UniSantos. Foi um congresso interessante, com apoio da Fundação Japão e um convidado internacional, o pesquisador espanhol Alfons Moliné. Para o livro, cada um dos conferencistas assinou um artigo sobre um tema específico ligado à sua apresentação.

Organizadora: Sonia M. Bibe-Luyten Autores: Waldomiro Vergueiro, Cristiane A. Sato, Francisco Noriyuki Sato, Alfons Moliné, Alexandre Nagado, Gazy Andraus, Sidney Gusman, Arnaldo Massato Oka, Erica Awano, Daniel HDR, Alexandre Barbosa, Fábio Tatsubô, Diego Assis e José Marques de Melo

Editora: Hedra Ano: 2004

- Título esgotado, só encontrado em sebos.

Almanaque da Cultura Pop Japonesa

- Coletânea de matérias sobre mangá, animê e tokusatsu publicadas em vários veículos de mídia, como as revistas Herói e Henshin, os sites Omelete e Nihonsite e outros. Compreende um período entre 1995 e 2006, com resenhas sobre Ultraman, Kamen Rider, Patrulha Estelar, Macross, Sailor Moon, Jaspion, Changeman, Flashman, Zillion, Cybercop, Puffy AmiYumi e uma infinidade de personagens.


Editora: Via Lettera Ano: 2007

- Título esgotado, só encontrado em sebos.

Almanaque da Cultura Pop Japonesa (2ª edição) - Versão revista, corrigida e ampliada, com alguns textos adicionais. Edição luxuosa para colecionadores, com capa dura.


Editora: Kimera Ano: 2016 [ Compre aqui ]

Paulo Fukue - O Engenheiro de Papel - Livro da coleção Libro Vitae ~ Biografia Ilustrada, que conta a vida e obra de grandes autores dos quadrinhos nacionais. Filho de imigrantes japoneses, Paulo Fukue fez marcantes trabalhos de HQ nas editoras EDREL e M&C, tornando-se depois um grande criador de brinquedos de papel, revistas de atividades e álbuns de figurinhas para a Editora Abril. Uma história fascinante sobre um grande profissional do mercado editorial. Uma vida marcada por grandes desafios, perdas sofridas e muita resiliência.


Editora: Criativo/ GRRR! Ano: 2022 [ Compre aqui ]

Ignácio Justo - Pilotando Quadrinhos


- Mais um título da Libro Vitae ~ Biografia Ilustrada, desta vez abordando a vida e obra de um gênio dos quadrinhos de guerra, com trabalhos notáveis na área de terror e aventura. Ignácio Justo, um desenhista, autor de quadrinhos, artista plástico, mas também professor de desenho voluntário, piloto de aviões e Segundo Tenente de Infantaria do Exército. Uma vida fascinante, uma personalidade autêntica e um legado impressionante.


Editora: Criativo/ GRRR! Ano: 2023 [ Compre aqui ]

Japão - O Império da Cultura Pop


- Primeira coletânea do Blog Sushi POP, este livro reúne vários posts de referência sobre mangá, animê, tokusatsu e muito mais. São 25 matérias selecionadas, mais a entrevista com a Professora Sonia Luyten.

Editora: IBESEC Ano: 2023 [ Compre aqui ]


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

bottom of page