top of page

Boletim Sushi POP 61

Nesta edição: O novo jogo da franquia Zelda, as bandas Survive Said The Prophet e Princess Princess, e mais!


1) Novo jogo de Zelda é sucesso mundial!

The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom

No último dia 12 de maio, foi lançado o aguardado jogo The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom, para a plataforma Nintendo Switch. Continuação direta dos eventos do jogo The Legend of Zelda: Breath of The Wild (2017), o novo game vendeu mais de 10 milhões de unidades pelo mundo em apenas três dias, segundo divulgou a Nintendo. A marca foi atingida em tempo recorde para a franquia, que por enquanto ainda tem em Breath of The Wild seu maior sucesso, tendo vendido 30 milhões de cópias.


O primeiro jogo da franquia surgiu em 1986 e a história ganhou diversas adaptações em outras mídias. No Brasil, foi lançada a versão em mangá, compilada em cinco volumes. Trailer final:


2) O símbolo oficial dos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil:

O Bunkyô - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social lançou recentemente a logomarca e o selo oficial para comemorar os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.


Tendo se iniciado oficialmente em 18 de junho de 1908, a imigração japonesa no Brasil criou profundos laços entre os dois países. Hoje, descendentes dos imigrantes marcam presença na cultura, nas artes, no meio acadêmico, nos esportes; também na agricultura, comércio, moda, indústria, política e gastronomia.


A logomarca, desenvolvida pela agência NKBrands, mescla referências às bandeiras do Brasil e do Japão, junto com o símbolo do infinito. A imagem, com seu visual dinâmico, traz a ideia de continuidade, renovação e preservação de tradições. Pessoas interessadas em utilizar a logo em seus eventos, podem entrar em contato diretamente com o Bunkyô: contato@bunkyo.org


Saiba mais:


3) Novo tema de abertura de Vinland Saga:

Vinland Saga

No dia 17 de maio, a banda Survive Said The Prophet lançou a canção "Paradox", tema de abertura da segunda fase da segunda temporada da série VINLAND SAGA, atualmente em exibição no Japão, com transmissão pela Crunchyroll.


A banda foi formada em 2011 e tem sua formação atual com Yosh (vocal), Tatsuya (guitarra), Ivan (guitarra) e Show (bateria). O vídeo tem direção de Masaki Seto. A canção já está disponível em algumas plataformas digitais, como o Spotify.


4) Princess Princess: Lendária banda feminina nos cinemas japoneses


Princess Princess foi uma das mais importantes bandas japonesas da década de 1980. Formada por Kaori Kishitani (voz e vocais), Kanako Nakayama (guitarra e vocais), Atsuko Watanabe (baixo e vocais), Tomoko Kon´no (teclados e vocais) e Kyoko Tomita (bateria), a banda teve uma carreira intensa e muitos sucessos entre 1983 e 1996, como "Diamonds", "Julian" e "Seven Years After".


Após a separação, Kaori seguiu em carreira solo, mas todas continuaram envolvidas com gravações, estúdios, produção e ensino de música.

Anos depois, após a grande tragédia do terremoto, tsunami e acidente nuclear de 2011, elas se reuniram para uma série de shows beneficentes, entre 2012 e 2016. Porém, nunca mais lançaram material inédito, por suas divergências musicais.

No início de 2023, para comemorar os 40 anos da banda, a Sony Music remasterizou três shows da Princess Princess e exibiu em um circuito limitado de cinemas pelo Japão. Isso foi feito mais para promover o lançamento de Diamonds Story, uma caixa com 12 discos de Blu-ray compilando todos os vídeos musicais das garotas, mas o resultado foi acima das expectativas.


A resposta de público foi tão boa, que a "turnê cinematográfica" ganhou nova temporada, indo de 31 de maio a 8 de junho próximo, cobrindo 46 salas de cinema em 31 províncias pelo Japão.


Não devem faltar convites para uma nova reunião, enquanto todas ainda estão muito bonitas, tendo entre 56 e 58 anos. Ao menos, seu trabalho é reconhecido e aplaudido até hoje.


5) Ciclo de Mangá: O Japão visto nos Quadrinhos

Com o Ciclo de Mangá, o Núcleo Educativo da Japan House São Paulo pretende ressaltar aspectos tanto estéticos quanto culturais da cultura nipônica encontrados nas histórias, personagens, cenários, diálogos e acontecimentos das obras selecionadas. Buscaremos falar sobre o imaginário japonês e o profundo diálogo entre o Japão de hoje e suas tradições, bem como com outras culturas. Todo mês, diferentes mangás são abordados.


Mangá selecionado para maio: A Lanterna de Nix


Na edição deste mês, o Educativo da JHSP faz a leitura das primeiras páginas do mangá ‘A Lanterna de Nix’, de Kan Takahama, publicado pela editora Pipoca & Nanquim.


A partir do olhar da protagonista Miyo, o Educativo da JHSP propõe pensar sobre objetos e invenções, nas histórias que contam sobre as pessoas e também sobre uma cultura em constante mudança.


Confira a sinopse da obra:

Miyo é uma jovem que acabou de perder o pai durante uma guerra e se vê deslocada na nova vida com a família de sua tia. Preocupada com a sua falta de aptidões na busca por um emprego, mas declarando ter o dom de enxergar de quem foi e de quem serão os objetos em que toca, ela vai parar em uma inusitada loja de produtos importados, onde conhece Ganji e Momotoshi, um homem de vida livre e entusiasta das novidades europeias.

A partir de então, ela entra em contato com a moda, produtos diversos e máquinas que tornam o dia a dia das pessoas bem mais prático, vindos diretamente de uma Europa que acabou de passar pela Revolução Industrial.

É o início de sua jornada de aprendizado e deslumbramento com a cultura e tecnologia de muito além-mar, durante a época áurea da abertura comercial do Japão no novo governo da Era Meiji, que também estava passando por diversas e significativas transformações internas.


Quando: 20/05 (sábado) Horário: 15h00 Duração: Cerca de 90 min. Acesso: http://bit.ly/CicloManga


- O evento on-line é aberto à participação do público, através da plataforma Zoom.


- Confira maiores informações no site oficial ou entre em contato com a Japan House através do e-mail educativo@jhsp.com.br


******************************

Confira TODAS as edições do BOLETIM, com informação variada e vídeos selecionados:


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

Comments


bottom of page