• Ale Nagado

Boletim Sushi POP 22

Luto no Japão: As mortes de Shinzo Abe e Kazuki Takahashi

Shinzo Abe no encerramento das Olimpíadas do Rio, em 2016.

1) O assassinato de Shinzo Abe:


Na manhã do dia 8 de julho, o ex-Primeiro-Ministro japonês Shinzo Abe foi baleado na cidade de Nara, quando estava discursando em um evento político, a três dias das eleições no Japão. O atirador foi detido no local, tendo sido identificado como um ex-militar japonês de 41 anos. Ele portava uma arma de fabricação caseira e ainda está sendo apurada sua real motivação para o ataque. Shinzo Abe foi socorrido e levado ao hospital, tendo sido declarado morto horas depois. Um dos policiais que o atendeu disse que já estava sem sinais vitais no local do crime. A própria polícia japonesa tem dificuldades de lidar com tais situações, tamanha a raridade com que crimes violentos acontecem no país.

Shinzo Abe (1954~2022)

Membro do LDP (Liberal Democratic Party), Abe foi o Primeiro-Ministro de mais longa carreira no Japão, tendo governado o país entre 2006 e 2007 e depois entre 2012 e 2020. Figura política controversa, era um político conservador e nacionalista, tendo sido grande aliado do ex-presidente dos EUA, Donald Trump (jan/17~jan/21), sendo um adversário do avanço do comunismo chinês sobre a geopolítica asiática.


No final das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, fez uma aparição homenageando o personagem Super Mario para promover as Olimpíadas de Tokyo 2020 (realizadas em 2021 devido à pandemia de Covid-19). Era um grande apoiador do mangá, animê e da cultura pop em geral, como elementos de soft power do Japão.


Shinzo Abe nasceu em 21 de setembro de 1954 e contava com 67 anos. As repercussões sobre sua morte e os efeitos sobre a política japonesa ainda não podem ser mensurados.


- Acompanhe as notícias no site Kyodo News: https://english.kyodonews.net/


Vídeo: Shinzo Abe no encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.


2) O adeus a Kazuki Takahashi, criador de Yu-Gi-Oh!:

Kazuki Takahashi (1961~2022)

No último dia 7 de julho, foi divulgado o falecimento do autor de mangá Kazuki Takahashi, criador da famosa franquia Yu-Gi-Oh!. Ele foi encontrado morto, a 300 metros de profundidade, na costa da cidade de Nago, em Okinawa, na região sul do Japão. Com o corpo já em decomposição, estava com equipamentos de mergulho e não foi divulgada ainda a causa da morte, possivelmente um mal súbito enquanto praticava o esporte aquático. O público ficou chocado e manifestações de pesar surgiram de várias partes do mundo.

Sua maior obra, Yu-Gi-Oh, foi publicada na revista semanal Shonen Jump entre 1996 e 2004, com 38 volumes compilando toda a saga. Ganhou adaptações em animê e um consagrado card game. Deixou fãs e admiradores pelo mundo, tendo sido um autor aclamado.


Kazuki Takahashi nasceu em 4 de outubro de 1961. Estava com 61 anos de idade.


*************


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:


::: TÚNEL DO TEMPO TV - Nostalgia de séries, filmes e desenhos! :::