top of page

CLEANERS - Limpando a bagunça dos monstros

Webmangá brasileiro explora o cotidiano de uma unidade especializada em limpar a destruição dos kaijus.


Uma verdadeira instituição japonesa, o tokusatsu tem como tema recorrente monstros e robôs gigantes destruindo grandes áreas urbanas. Desde o clássico Godzilla (1954), milhares de prédios japoneses já foram destruídos, apenas para serem reconstruídos em tempo recorde.


Com tanta destruição massiva e contínuas reconstruções ao longo de décadas de aventuras tokusatsu, fica a questão: como deve ser o trabalho de limpar a bagunça depois de uma batalha de proporções apocalípticas e antes de começarem a reconstrução do que se perdeu? Quem faz o trabalho sujo e chato? Para responder a essa questão, surge o novo mangá brasileiro CLEANERS, do talentoso Riojin, autor das webcomics Miyako-chan no Karê e Two Hiros (do coletivo Shonen Comics), entre outras histórias. É dele também a coletânea em formato mini-álbum Silent Archives (2019), que reúne material produzido para o concurso japonês Silent Manga Audition, onde conquistou reconhecimento em diferentes categorias.

Em Cleaners, somos apresentados à força militar conhecida como SCF - Special Cleaning Forces, cujo trabalho é limpar áreas destruídas pela passagem de algum monstro gigante ou invasor espacial. É para ser o líder de campo dessa unidade que é deslocado o jovem capitão Kojiro Endo. Sob seu comando, somente mulheres, o que vai deixá-lo em situações bastante delicadas e comprometedoras.


Cleaners é uma comédia de ação e ficção científica que também se encaixa no gênero "harém", onde um personagem masculino se vê em um local cercado de beldades que vão ter com ele um relacionamento no mínimo conturbado, com flertes, brigas e situações embaraçosas. Tudo isso em um contexto bastante ligado ao tokusatsu, outra paixão do autor.

Mika Kobayashi, criptozoologista.

O mangá, produzido em ordem de leitura oriental (da direita pra esquerda) para os fãs habituados ao mangá terem uma imersão mais imediata, está no formato yon-koma, que são as tradicionais tirinhas japonesas verticais de quatro quadrinhos. No caso, são duas tiras por página, construindo uma grande narrativa.


Cleaners foi lançado em outubro de 2020, em português e em inglês, na plataforma Medibang. No entanto, devido a problemas particulares, o autor se viu obrigado a suspender o trabalho por tempo indeterminado, a fim de se reorganizar.


A espera chegou ao fim e, em 8 de maio, Cleaners foi finalmente retomado com um capítulo inédito, que marca a estreia de Mika, uma das personagens principais.



***************





- Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com (O PIX tem sido mais usado, mas ainda mantenho o Apoio Coletivo como forma preferencial de arrecadação.)


- Compartilhe este post em suas redes sociais! Ajude o Sushi POP a chegar a mais leitores.

bottom of page