• Ale Nagado

Boletim Sushi POP 30

Nesta edição: Rosa de Versalhes, Naruto, evento on-line na Japan House e mais!

Teaser poster, destacando a Rainha Maria Antonieta e Oscar.

1) Rosa de Versalhes em animê para cinema:


O maior clássico do mangá shojo irá ganhar uma nova adaptação em animê. Um longa-metragem de Rosa de Versalhes foi anunciado no último dia 6 de setembro, com data de estreia ainda não divulgada. Baseado na obra mais famosa de Ryoko Ikeda, Rosa de Versalhes foi uma obra ousada em sua época, abordando tensões sociais, romances e intrigas na França pré-Revolução.


Em um cenário conturbado, Oscar, uma mulher treinada nas artes militares e que lidera a guarda real, vive um grande conflito entre sua lealdade à família real e suas crescentes preocupações com a miséria do povo. O caldeirão de sentimentos, ideias e revoltas desemboca na sangrenta Revolução Francesa.


O anúncio da nova produção é parte das comemorações dos 50 anos da obra, que estreou na revista Margaret em 1972. Em 17 de setembro próximo, acontece no Japão a mostra Rose of Versailles Forever, com a exibição de várias artes e ilustrações da série. Esse mangá, um clássico duradouro, foi publicado em cinco volumes pela Editora JBC.


A autora Ryoko Ikeda fez parte de um movimento de autoras de shojo mangá chamado Nijuyonen Gumi, ou "Grupo do Ano 24", uma alusão ao ano 24 da Era Showa (1949), pois todas tinham quase a mesma idade. De orientação progressista e revolucionária, essas autoras de traços elegantes levaram discussões sobre psicologia, sexualidade e política para as adolescentes japonesas em plena década de 1970, com um profundo impacto social.


A primeira versão em animê data de 1979, com produção da Tokyo Movie Shinsha e character design de Shingo Araki (1939~2011) e Michi Himeno (ambos de Cavaleiros do Zodíaco), tendo gerado 40 episódios para a TV. No Brasil, com o nome Lady Oscar, o animê teve os primeiros 10 episódios lançados em fitas VHS, bem como uma compilação da série toda em longa-metragem. [Nota: Somente os primeiros volumes traziam o título Lady Oscar.]


Confira o primeiro teaser da nova produção, com imagens do mangá clássico:


2) Bate-papo no canal HERÓIS E MAIS: No último dia 5, estive no canal Heróis e Mais, dos grandes Tony e Elvis, para comentar sobre Kamen Rider BLACK SUN, o uso da política na cultura pop e as diferenças entre uma visão madura e uma visão lacradora, panfletária. Junto conosco, também participaram os excelentes Macho Geek e Jorgeta (Canal Hora Play). Foi um papo muito bom, onde pude dar certa profundidade ao debate sobre política na cultura pop, que geralmente é algo bem raso. BLACK SUN tem estreia anunciada para 28 de outubro, pela Prime Video, da Amazon. Assim que estrear, vai rolar live no Heróis e Mais com a análise do primeiro episódio.


3) Exposição festeja os 20 anos do animê de NARUTO:

Para comemorar os 20 anos da estreia da versão animê de Naruto, vai acontecer uma grande exposição no Japão. Serão mostrados ao público materiais da produção da série clássica, mostrando a evolução dos personagens. Painéis ilustrados e maquetes virtuais, bem como produções inéditas de artistas fãs de Naruto, irão agitar o público.


Naruto The Gallery vai acontecer no espaço AKIBA_SQUARE, no prédio UDZ, no famoso bairro de Akihabara, centro de produtos eletrônicos e cultura otaku em Tokyo. O evento acontece entre 10 de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023.


Site oficial (em japonês): naruto-20th.jp/gallery


4) Ciclo de Mangá na Japan House SP:

Está para começar uma nova rodada do Ciclo de Mangá, atividade on-line promovida pelo Núcleo Educativo da Japan House São Paulo. São conferências onde são debatidos aspectos estéticos e culturais do Japão antigo e do moderno, tendo como referência consagradas obras de mangá. O título selecionado para inaugurar a nova temporada é EDEN: It´s an endless world, criação de Hiroki Endou que foi lançada no Brasil pela Editora JBC.

Sinopse de Eden:

O título é uma ficção científica que tem como palco uma Terra pós-apocalíptica, em que grande parte da população foi dizimada por um vírus que mergulha o mundo em um caos político e social. Em meio à busca por uma cura e desesperadas tentativas das Nações Unidas de gerir a crise e guiar a humanidade em direção ao futuro, os sobreviventes devem se adequar à nova realidade e compreender qual será o papel do ser humano neste futuro distópico. O tema parece bastante atual, e qualquer pessoa pode participar, pela plataforma Zoom.

Ciclo de Mangá - Japão nos Quadrinhos

Quando: 17/09/2022 (sábado) Horário: 17h Duração: Aproximadamente 90 minutos Acesso: http://bit.ly/CicloManga


Como participar:

• Link de acesso: http://bit.ly/CicloManga (o encontro acontecerá na plataforma online Zoom); • ID (nome de usuário): Favor entrar com seu nome e sobrenome (sem uso de apelidos ou avatares). • Recomendação: Acessar a sala online no Zoom com 5 (cinco) minutos de antecedência, às 16h55, para evitar atrasos. • Importante: teste o funcionamento do seu microfone e da sua câmera antes de entrar (não é obrigatório participar com microfone e câmera). • Participe! Contamos com a participação de todos trazendo comentários, dúvidas e percepções.


Maiores informações: educativo@jhsp.com.br


5) SQUARE ENIX recua em sua censura nos mangás:

Após ampla rejeição pelo público de suas políticas de censura ostensiva sobre qualquer imagem considerada um pouco mais "atrevida" [veja o Boletim 25], a plataforma MANGA UP!, da SQUARE ENIX, mudou sua abordagem. Agora, somente as imagens consideradas de apelo mais erótico continuaram exibindo tarjas. Um pouco de bom senso faz bem.


Site oficial: Manga Up!

______________________________________

Confira todas as edições do Boletim:

Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:


::: TÚNEL DO TEMPO TV - Nostalgia de Séries, Filmes e Desenhos! :::