top of page

Boletim Sushi POP 104

EM DESTAQUE: City Hunter pela Netflix e o alerta de empresas japonesas sobre os perigos da IA. E MAIS: Haikyuu, Digimon, LiSA, JAM Project e SPY x FAMILY

Ryohei Suzuki em City Hunter.

[ 1 ] City Hunter - Novo live-action pela Netflix


Um clássico mangá de aventura, com muito humor e drama, ganhou uma versão em filme live-action produzido pela Netflix. É City Hunter, criação de Tsukasa Hojo, uma obra que já ganhou diversas adaptações em animê e live-action para TV e cinema.


City Hunter é o codinome de Ryo Saeba, um investigador e caçador de recompensas free-lancer que trabalha com seu sócio Hideyuki Makimura. Quando este é assassinado, Ryo passa a cuidar da irmã dele, Kaori, com quem forma uma nova dupla. Através do código "XYZ" afixado em um mural do bairro de Shinjuku, em Tóquio, qualquer pessoa pode contratar os serviços mercenários de Ryo Saeba, um homem com forte senso de justiça, mas muito mulherengo.


O mangá original foi publicado na revista semanal Shonen Jump entre 1985 e 1991, gerando 35 volumes compilando toda a obra. Mais de 50 milhões de exemplares vendidos fazem da obra um dos grandes sucessos de seu tempo. Ganhou séries e filmes em animê em sua terra natal e versões live-action na França, Coréia do Sul e Hong Kong, sendo esta última estrelada por Jackie Chan em 1993.

City Hunter no traço do autor Tsukasa Hojo.

City Hunter, apesar de publicado originalmente na revista Shonen Jump (e, portanto, voltado a garotos adolescentes), é um produto dos anos 80, com muitos excessos em seu humor de cunho sexual. Para os padrões ocidentais, foi muitas vezes apontada como uma obra adulta devido às piadas bastante ousadas, ainda mais para uma versão live-action. Isso deve ser bastante amenizado no novo filme, que ainda assim permanece uma obra voltada para adultos.


No elenco, Ryohei Suzuki será Ryo Saeba, enquanto Misato Morita será Kaori Makimura. O roteiro é de Tatsuro Mishima, com direção de Yuuichi Sato e produção da Netflix, Hori Pro e Office Shirous. Na trilha sonora, foi mantido o icônico tema de encerramento "Get Wild", da banda TM Network. City Hunter tem estreia mundial na plataforma Netflix no próximo dia 25 de abril.



[ 2 ] Inteligência Artificial e o colapso da humanidade:


Duas das maiores empresas de comunicação japonesas, a NTT Docomo e Yomiuri Shinbum, com suporte técnico da Universidade de Keio, publicaram em conjunto uma proposta sobre como a sociedade pode encarar o uso da I.A., especialmente a chamada IA Generativa, que pode ser usada por usuários comuns.


Alguns veículos destacaram os aspectos mais sensacionalistas do documento, que prevê a possibilidade de colapso social, guerras e "fim da democracia" caso a IA não seja fortemente regulamentada.


A redação do texto é bem estranha, falando sobre dignidade e democracia em termos um tanto vagos, com associações de ideias não muito claras.

Sede da NTT: Japoneses preocupados com o avanço sem freios da IA.

Dito assim, parece tudo um exagero delirante, mas o documento tem partes interessantes. Em um trecho do texto, é dito que uma Inteligência Artificial pode "mentir com segurança", o que é verdade, e que também pode sair do controle, causando grandes problemas em diversos segmentos. O que matéria não aborda é o risco óbvio de uma IA poder ser programada para cumprir agendas políticas e ideológicas, ignorar dados concretos e fazer juízo de valores conforme os interesses de quem financiou seu desenvolvimento.


Para formar suas próprias opiniões, recomendo que se veja a publicação original, diretamente na página em inglês The Japan News, pertencente ao grupo Yomiuri Shinbum. Vale lembrar que o Japão tem sido palco de muitos debates sobre o uso de IA em vários segmentos da sociedade, incluindo no entretenimento e na criação artística. O assunto ainda está apenas começando.



[ 3 ] Filme de Hakyuu no Brasil:


A série sobre vôlei, Haikyuu, terá seu mais recente longa-metragem exibido em cinemas brasileiros. Tendo estreado no Japão em 16 de fevereiro de 2024, o filme inicia o arco final da saga dos jovens e destemidos jogadores de vôlei no torneio estudantil.


Baseado no mangá homônimo de Haruichi Furudate, publicado na revista semanal Shonen Jump entre 2012 e 2020, tendo gerado 45 volumes. O personagem central é Shoyo Hinata, um garoto determinado a ser um grande jogador de vôlei, apesar de sua baixa estatura. Um grande sucesso do gênero Sports Manga, Haikyuu conquistou um grande público e ganhou série e filmes em animê.


Neste mais recente longa para cinema, o roteiro adaptado e direção ficaram a cargo de Susumu Mitsunaka, com animação a cargo do estúdio Production I.G e distribuição pela Toho Animation. No Brasil, foi licenciado pela Crunchyroll, que levará a aventura aos cinemas antes da exibição em seu portal de streaming.


Haikyuu!! A Batalha do Lixão estreia no Brasil no próximo dia 30 de maio.



[ 4 ] Vídeo comemorativo de Digimon:


Em março, para marcar os 25 anos de estreia de Digimon Adventure, a Toei Animation lançou um vídeo especial, com um medley dos temas de abertura das primeiras séries.



A Toei também criou um site oficial para divulgar todas as ações e lançamentos envolvendo a marca Digimon. Confira:


[ 5 ] Novo single de LiSA:


No último dia 6 de abril, a cantora e compositora LiSA lançou sua nova canção, intitulada "Shouted Serenade". É o tema de abertura da terceira temporada da série em animê The Irregular at Magic High School.


O single em mídia física será lançado no Japão em 22 de maio, mas a canção já está disponível em diversas plataformas digitais.


"Shouted Serenade"

Letra: LiSA, Tomoya Tabuchi / Melodia: Tomoya Tabuchi / Arranjo: Shota Horie

Intérprete: LiSA


[ 6 ] Especial JAM Project na Shock Wave Radio:


Toda segunda, no site e app da Shock Wave Radio, tem a Playlist Sushi POP, uma seleção de músicas japonesas com a curadoria do autor deste blog. Nesta segunda, dia 15, tem um especial dedicado à banda JAM Project, especializada em canções para trilhas sonoras.

Organizado em 2000 por cantores especializados em temas de animê e tokusatsu, o JAM Project tem em sua formação atual os membros fundadores Hironobu Kageyama e Masaaki Endo, mais Hiroshi Kitadani, Masami Okui e Yoshiki Fukuyama, além do brasileiro Ricardo Cruz como membro honorário. O especial irá apresentar canções do grupo e também das carreiras-solo de seus integrantes.


Especial JAM Project: Dia 15/04, às 19h00 - www.shockwaveradio.com.br


[ 7 ] SPY x FAMILY - Pré-venda de ingressos:


O longa-metragem SPY x FAMILY - Code: WHITE irá estrear em cinemas brasileiros no próximo dia 25 de abril, em várias cidades. A pré-venda de ingressos já foi liberada e o animê poderá ser visto em salas de exibição das redes Cinépolis, Kinoplex e Cinemark. O primeiro filme de SPY x FAMILY chega em cópias dubladas ou com legendas, sendo que cada cinema deve ter somente uma opção para o público.




 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação de 5 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::

(Lista de BLOGS sobre cultura pop)








bottom of page