Nesta edição: OXENTE, TM Network, Fullmetal Alchemist, revista HERÓI e mais!
[ 1 ] OXENTE: um mangá brasileiro vai ganhar animação! O mangá brasileiro OXENTE é uma criação de Rhenato Guimarães, que estreou em junho de 2018, na edição 32 da revista alternativa Action Hiken, publicada pelo Estúdio Armon, uma iniciativa independente de produção e apoio ao mangá nacional. No mesmo ano, estreou em diversas plataformas digitais (incluindo o site do Armon), tendo já 21 capítulos e dois especiais como web comic, mais três volumes impressos compilando suas aventuras. Outros volumes estão a caminho, pois a série ainda está em andamento.
OXENTE conta a história de Serafim, filho do lendário cangaceiro Lampião, que agiu no sertão nordestino com sua quadrilha de bandoleiros nas décadas de 1920 e 30. Serafim deseja seguir um caminho diferente, ajudar pessoas e se tornar um herói nordestino.
É uma história de ação e aventura em um mundo onde existem pessoas com poderes e habilidades especiais, bem nos moldes dos mangás do gênero battle shonen. Tem forte influência de One Piece, mas procura trilhar um caminho próprio, ainda mais cartunesco, sem deixar de lado a narrativa oriental em suas cenas de combate.
O projeto de animação, anunciado no começo de maio, é uma iniciativa pessoal do animador Cristian Pinheiro e seu estúdio independente Sunrise Animation. A ideia é adaptar toda a série, começando por um episódio piloto a ser lançado em breve.
Uma vez lançado o episódio piloto, será elaborada uma campanha de financiamento coletivo para produzir cada capítulo, um por vez. É um projeto de longa duração, que depende totalmente de apoio do público para ser viabilizado.
Confira o teaser trailer da obra:
[ 2 ] Mudanças na forma de transcrição do idioma japonês:
No último dia 15, foi anunciado no Japão que o Conselho Para Assuntos Culturais do país está reunido para decidir mudanças no sistema oficial de romanização, ou seja, a transcrição do japonês para o alfabeto romano, chamado por lá de romaji. É a primeira vez que uma alteração está sendo debatida em 70 anos.
Em 1954, foi estabelecido um sistema oficial de transcrição para o alfabeto romano, o kunrei-shiki (anteriormente conhecido como nihon-shiki), que não conseguiu se sobrepor ao já existente Sistema Hepburn, amplamente usado em países anglófonos desde que foi publicado em 1867. Existe também o método JSL, baseado em um livro chamado Japanese: The Spoken Language, de 1987. E ainda, diferentes empresas podem adotar modos próprios de adaptar seus títulos e personagens para a escrita ocidental. Não existe um padrão bem definido ou obrigatório, e o governo japonês pretende facilitar e organizar o assunto, o que vai impactar documentos, contratos e traduções oficiais.
O Sushi POP não utiliza um sistema específico, mas pega características do Hepburn e leva em conta a pronúncia em português, para facilitar. Com a adoção de um novo sistema, a grafia oficial de muitos nomes japoneses poderá mudar, com efeitos em títulos de séries, nomes de personagens, jogos e toda a produção cultural japonesa traduzida para outros países.
Fonte: Japan Times
[ 3 ] Tributo à banda TM Network:
A icônica banda de música pop eletrônica japonesa conhecida como TM Network, está comemorando 40 anos de estreia profissional com shows, lançamentos e homenagens. No dia 8, o canal oficial da banda no YouTube lançou um trailer do álbum duplo TM Network Tribute Album - 40th Celebration.
No CD 1, onze versões cover interpretadas por grandes nomes locais, como GRe4N BOYZ, Nogizaka46 e outros. O destaque vai para a dupla B´z e sua versão de "GET WILD", tema de encerramento original de City Hunter, resgatado para a recente versão live-action da Netflix. [Boletim 104]. O segundo CD traz as onze canções em suas versões originais.
O TM Network (de "Time Machine Network") foi formado em 1983 por Tetsuya Komuro (teclados, piano e vocais), Takashi Utsunomiya (vocal solo, guitarra e baixo) e Naoto Kine (guitarra, violão, baixo, teclados e vocais). Estrearam com seu primeiro single em 1984 e se tornaram astros de primeira grandeza com a canção para City Hunter, em 1987. Tiveram alguns hiatos, mas permanecem com a mesma formação e estão em um grande momento na mídia de seu país.
O álbum foi lançado no Japão no último dia 15, e está disponível em algumas plataformas digitais, como o Spotify. Confira trechos:
[ 4 ] Especial de Fullmetal Alchemist pela JBC:
Do press release:
O livro comemorativo Fullmetal Alchemist – Edição Especial de Aniversário de 20 anos, chega pela Editora JBC, repleto de curiosidades e materiais inéditos da autora Hiromu Arakawa. Item indispensável para os colecionadores e fãs da série dos irmãos Elric, o databook pode ser encontrado em livrarias e comic shops de todo o Brasil a partir de maio de 2024.
Esta edição especial é um livro que reúne materiais para comemorar o 20º aniversário do mangá Fullmetal Alchemist - que começou a ser publicado na revista mensal Shonen Gangan em 2001 e que conquistou fãs do mundo todo desde então.
Neste tributo ao legado desse icônico mangá de Hiromu Arakawa tem entrevistas com a autora e outros profissionais envolvidos com as diferentes adaptações do mangá para anime, games, novels etc. Também tem histórias inéditas, incluindo curtas que servem como complemento à narrativa principal e tiras cômicas, além de ilustrações feitas pela autora e curiosidades dos bastidores de produção.
O livro foi originalmente publicado no Japão em dezembro de 2021 pela editora Square Enix. No Brasil, a edição chega pela Editora JBC com acabamento especial em formato 15,0 x 21,0 cm, com 242 páginas, capa com orelhas e hot stamp dourado e ainda vem com um marcador de páginas de brinde.
[ 5 ] Segredos da revista HERÓI:
No final deste ano, a icônica revista HERÓI completa 30 anos de lançamento. Já entrando no embalo das comemorações, o Canal Túnel do Tempo TV irá apresentar segredos de bastidores. Em foco, as revistas e livros japoneses que eram usados como fonte para imagens e informações veiculadas na HERÓI, especialmente o material relacionado a séries tokusatsu. É hora de conhecer títulos como Terebi Kun, Terebi Magazine, B-Club, Terebi Kun Deluxe e outras.
O vídeo estreia nesta segunda (dia 20), às 20h00.
[ 6 ] Mangá nacional: Meu Amigo Eu!
Está à venda, no site do Estúdio Armon, um novo mangá nacional em edição one-shot, com 28 páginas. Meu Amigo Eu! é uma criação de Wanderson Gomes, com uma ideia inusitada. A obra conta a história de um menino de sete anos que tem um amigo imaginário que é ele mesmo, 20 anos mais velho. Confira:
::: T O M E N O T A :::
>>> O portal Nikkey Web é uma iniciativa que se propõe a cadastrar e divulgar todos os eventos relacionados à cultura japonesa pelo Brasil. Os grandes eventos em regiões metropolitanas já possuem cobertura na grande imprensa, mas há dezenas de festivais e eventos menores e muito interessantes acontecendo pelo país. Acesse o Nikkey Web e descubra eventos que podem estar programados para uma cidade próxima de onde você mora.
>>> O portal Anime United publicou uma reportagem sobre a intenção da poderosa distribuidora Disney em tornar o animê mais adequado ao conceito do politicamente correto. A matéria mostra repercussões disso no Japão, incluindo uma declaração do diretor Goro Taniguchi, dizendo que a indústria do animê "sempre levou em conta a recepção estrangeira no mundo e fez mudanças para ser apreciado por todos". Isso não é verdade, pois distribuidoras americanas muitas vezes já censuraram partes de obras, alteraram cenas e modificaram diálogos para adaptar ao seu senso de politicamente correto.
>>> Toda segunda-feira, às 19h00, toca uma Playlist Sushi POP na Shock Wave Radio, pelo site e aplicativo. Uma hora com muito pop e rock japonês, além de temas de animê e tokusatsu. No programa desta segunda, dia 16 de maio, tem B´z, Ann Lewis, BAND-MAID, Stereopony, SiM e outros.
>>> No próximo final de semana, dias 25 e 26 de maio, acontece em São Paulo (capital) mais uma edição do evento BUNKA MATSURI, promovido pelo Bunkyo - Associação Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social. - Maiores informações: Bunka Matsuri 2024
::: Confira TODAS as edições do BOLETIM :::
::: COMO APOIAR O SUSHI POP :::
Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação única de pelo menos 10 reais para apoiar meu trabalho?
Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 10,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.
- Caso prefira, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com
::: LINKS RECOMENDADOS :::
Comments