• Ale Nagado

Boletim Sushi POP 38

Nesta edição: VTUBER em animê, nova canção de SPY x FAMILY, livro sobre TOKUSATSU, os insanos COMERCIAIS JAPONESES e o novo mangá de JUNJI ITO!

Arte de En Morikura.

1) VTuber Kizuna AI vai ganhar versão em animê:


Um fenômeno de popularidade no YouTube é o das idols virtuais, e uma das mais queridas é a Kizuna AI (de "Artificial Intelligence"), já apontada em uma enquete da revista Newsweek Japan como uma das personalidades japonesas mais importantes do mundo, como se ela fosse uma pessoa real. Na forma de um holograma, já realizou shows e participou de programas de TV ao vivo. Para seus fãs, ela é uma pessoa real. Kizuna AI tem canções como uma singeroid, uma variante de vocaloid (cantora virtual) e apresenta um canal principal com mais de 3 milhões de inscritos desde 2016, o A.I. Channel. Agora, Kizuna AI irá estrelar uma série chamada Kizuna no Allele, com estreia anunciada para 2023, mas ainda sem uma data precisa. Na música e nas artes visuais, o Japão está apostando cada vez mais no uso de programas 3D, sintetizadores de voz e inteligência artificial. Para onde isso vai, só é possível especular.


"Kizuna AI to AI" Composição: sasakure, UK Intérprete: Kizuna AI

Saiba mais:

Sobre o lado negro da indústria das VTubers, há um vídeo excelente no canal Pax Tube, com opção de legendas automáticas em inglês e tradução rudimentar em português. A partir do fenômeno das VTubers, o apresentador discorre sobre a perda de valores morais ao longo do tempo e coloca o fenômeno cultural e econômico das idols virtuais como reflexo de uma sociedade doente. - The Dark Side of VTubers (+16) ~ Vídeo recomendado!


Sobre o uso de Inteligência Artificial na criação visual e escrita: - Inteligência Artificial e o Futuro da Cultura Pop

2) Uma canção para Yor:


O coletivo musical (K)NoW_NAME lançou mais uma canção original para SPY x FAMILY, intitulada "Breeze". Depois de um tema em homenagem à Anya (Boletim 34), agora é a vez da dedicada mãe da família Forger. A canção foi tocada pela primeira vez no episódio 19 (exibido em 12/11), e foi lançada no último dia 13 de novembro em várias plataformas digitais.


"Breeze" ~ Música incidental de SPY x FAMILY

Composição: (K)NoW_NAME, Makoto Miyazaki e nikiie

Intérprete: (K)NoW_NAME

3) Um livro brasileiro sobre TOKUSATSU:

Amostra de capa do lançamento que promete agitar o fandom de tokusatsu no Brasil.

Está em fase de revisão final o livro HERÓIS JAPONESES - Mais de Um Século de História, do jornalista Marcus Marinho. O autor realizou uma vasta pesquisa sobre o tema e foi ao Japão entrevistar atores e pessoas ligadas ao universo do tokusatsu. Em breve, o livro será lançado oficialmente pela Editora Inspirar.


4) Comerciais de TV japoneses:


Comerciais de TV japoneses sempre tiveram a fama de serem bizarros, criativos, sem noção de ridículo, pueris e divertidos. O canal Japanese Commercials HD, que descobri faz alguns dias, tem várias coletâneas de comerciais dos mais variados tipos, do engraçado ao puramente cringe.


Para quem mexe com edição de vídeo e criação de conteúdo com humor, um prato cheio de ideias e referências.

5) Nova obra de Junji Ito em pré-venda:

Sensor, de Junji Ito

SENSOR é o título da nova obra do cultuado Junji Ito a ser lançada no Brasil. Um conto de horror com mais de 200 páginas, fechada em volume único, é o novo lançamento da editora Pipoca & Nanquim. Sensor sai oficialmente no dia 30 de novembro, mas os leitores já podem garantir seu exemplar, disponível em pré-venda na Amazon. [ Confira aqui. ]


Confira todas as edições do Boletim:

Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo:

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural em diferentes mídias, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:


::: TÚNEL DO TEMPO TV - Nostalgia de Séries, Filmes e Desenhos! :::