top of page

Boletim Sushi POP 73

Nesta edição: O último filme de Hayao Miyazaki, o falecimento da autora de mangá Nami Sano, o rock dos BARBEE BOYS e mais!

The Boy and The Heron - A despedida de Hayao Miyazaki.

1) How do You Live? Um testamento em forma de animê: O último filme do diretor Hayao Miyazaki e seu Studio Ghibli foi lançado no Japão no último dia 14 de julho e tem conseguido grande sucesso no país, onde já arrecadou mais de 43 milhões de dólares. O diretor já estava aposentado, mas resolveu deixar algumas mensagens importantes em um filme de despedida para seu público. O título é Kimi tachi wa dou ikiru ka?, cuja tradução literal seria "How do You Live?", mas deve ser lançado nos EUA como The Boy and The Heron ("O Menino e a Garça"), seu título internacional oficial.


A história é ambientada em 1943, nos trágicos dias da Segunda Guerra Mundial, e conta a trajetória do menino Mahito e sua dura jornada de amadurecimento, que ganha contornos sobrenaturais ao descobrir um mundo de uma realidade alternativa.

Um filme para despertar reflexões enquanto encanta o público.

O longa foi inspirado em um famoso romance japonês de mesmo título, escrito por Genzaburo Yoshino (1899~1981) e publicado em 1937. Trata-se de uma história sobre amadurecimento, com reflexões sobre a condição humana e a importância de se ter uma vida significativa. O filme, entretanto, não é uma adaptação do livro, e sim uma história original que se vale de elementos estruturais e filosóficos da obra original.


Indo contra todas as regras de marketing, o estúdio optou por não divulgar imagens e nem trailers do filme, cuja distribuição internacional ainda não foi anunciada. Isso foi feito para tentar aumentar a expectativa, surpresa e emoção, fugindo do excesso de informações que marcam os lançamentos cinematográficos da atualidade. Somente após a estreia no Japão, algumas imagens do filme foram divulgadas. Mas certamente, ao menos um trailer deve ser divulgado para o público de outros países.

Estúdio optou por não soltar trailer e nem fazer muita divulgação, um protesto contra o excesso de informações de nosso tempo.

O filme terá uma premiere internacional como filme de abertura do Toronto International Film Festival, no Canadá, no próximo dia 7 de setembro. Depois, será exibido durante o New York Film Festival, que acontece nos EUA entre 29 de setembro e 15 de outubro.


The Boy and The Heron tem roteiro, story-boards e direção de Hayao Miyazaki, trilha sonora de Joe Hisaishi, produção do Studio Ghibli e distribuição da Toho Company. Ainda não há informações sobre a exibição no Brasil.


2) Morre a autora de mangá Nami Sano:


No último dia 16, foi anunciado no Japão o falecimento da autora de mangá Nami Sano, da obra de ação e humor Quem é Sakamoto?, que teve série em animê. O mangá original foi publicado no Brasil pela Panini, enquanto a série foi transmitida pelo Crunchryoll.

Sakamoto, personagem mais conhecido de Nami Sano.

Nami Sano faleceu em 5 de agosto, em decorrência de um câncer agressivo descoberto havia apenas um mês, e sua família avisou a imprensa somente após o funeral, seguindo o costume japonês, a fim de manter a privacidade. Sua história mais recente foi o mangá Migi & Dari, cuja adaptação em animê deve estrear em outubro. A talentosa Nami Sano tinha apenas 36 anos e deixou uma mensagem, divulgada pela editora Kadokawa: "Acabei tendo uma vida divertida. Agora estou indo para um mundo mais livre. Adeus."

- Nami Sano

A arte de Nami Sano. (1987~2023)

3) Ultraman e a Tsuburaya Convention:


Nos dias 25 e 26 de novembro, no espaço Tokyo Dome City, no Japão, acontece mais uma edição da TsubuCon, ou Tsuburaya Convention, um grande evento do estúdio detentor da franquia Ultraman.


Neste ano, o estúdio está celebrando os 60 anos de sua fundação pelo aclamado diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya (1901~1970). Shows, entrevistas de palco, apresentações dos heróis e monstros, uma grande exposição e, é claro, uma grande venda de produtos licenciados devem fazer a alegria dos fãs que puderem participar.


E apesar do foco ser o Universo Ultra, haverá espaço para outras produções do estúdio, como a franquia Gridman, que está comemorando 30 anos de criação.


4) Discografia da banda BARBEE BOYS no YouTube:


Agora, uma dica para quem gosta de um bom pop-rock dos anos 80. BARBEE BOYS foi uma das bandas mais interessantes do cenário musical japonês, emplacando vários sucessos, desde que estrearam em 1984. Reunindo diversos estilos, a banda foi formada por Konta (vocais e sax), Kyoko Sekihara (vocais), Tomotaka Imamichi (guitarra), Enrique (baixo e piano) e Toshiaki Konuma (bateria).


O grupo ainda segue junto, com seus integrantes também trabalhando em projetos individuais. Recentemente, a gravadora Sony Music liberou a discografia da banda no YouTube, que já estava disponível no Spotify e outras plataformas. É uma boa chance de serem descobertos por um novo público.


Confira as playlists de cada álbum aqui.


"C´m´on Let´s Go!" Letra e melodia: Tomotaka Imamichi / Arranjo: BARBEE BOYS

Intérprete: BARBEE BOYS


5) Alice in Borderland - Mangá em pré-venda:

Press release:


A Editora JBC apresenta a edição brasileira do mangá Alice in Borderland (Imawa no Kuni no Arisu), de Haro Aso, mangá de suspense que deu origem à série da Netflix. Lançado no Japão em novembro de 2010, inicialmente na revista Shonen Sunday S (da editora Shogakukan), o mangá conquistou os leitores e, a partir de abril de 2015, passou a ser publicado em capítulos semanais na revista Weekly Shonen Sunday. Nas edições compiladas, Alice in Borderland foi finalizada em 18 volumes. Já para a edição nacional, a Editora JBC preparou um projeto inédito em formato BIG (2 volumes japoneses em 1) com cerca de 330 páginas em cada volume e capa cartonada em tamanho 13,2 x 20,0 cm.

Em 2020, a história foi adaptada para série live-action pela Netflix, com direção de Shinsuke Sato e chamou a atenção de fãs no mundo todo com duas temporadas de 8 episódios cada. O mangá será vendido em livrarias e lojas especializadas do Brasil e a previsão de lançamento é para setembro de 2023.

A HISTÓRIA

Três estudantes de Tokyo são transportados, de repente, para uma realidade paralela. Quando se deparam com o primeiro desafio, descobrem que os jogos podem lhes custar a vida e que cada prova, garante apenas um tempo provisório de sobrevivência. Se eles quiserem sair dali vivos, terão que provar destreza, agilidade e inteligência.


ALICE IN BORDERLAND Autor: Haro Aso Completo em 9 volumes (formato BIG) Editora JBC Formato: 13,2 × 20,0 cm, com 336 páginas (no vol. 1) Preço de capa: R$ 54,90

Recomendação etária: 18 anos


::: TOME NOTA :::


>>> No dia 1 de setembro, farei uma live no Canal Túnel do Tempo TV, com um assunto que será nostálgico para muita gente. Aguarde maiores informações.


>>> Toda segunda-feira, às 20h30, toca uma playlist do Sushi POP na programação da Shock Wave Radio. É uma seleção de J-Rock, J-Pop e Anime Songs, com aproximadamente 60 minutos de duração.

 
 

Caso você realmente goste do trabalho realizado neste site (e ao longo de toda a carreira do autor), considere fazer uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com


Sem um retorno financeiro mínimo, este blog será descontinuado ou terá atualizações muito esporádicas.

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::




Comments


bottom of page