top of page

Boletim Sushi POP 86

Nesta edição: Pokémon em stop-motion, filme de GeGeGe no Kitarô, o pop de Ikura Nakano, música tradicional japonesa e mais!

A dubladora Non, visitando o set de Pokémon Concierge.

1) Pokémon em stop-motion:


No último dia 14, a Netflix divulgou um trailer dublado de sua nova série Pokémon Concierge, produzida no Japão com a tradicional técnica stop-motion. Na trama, a jovem Haru vai trabalhar em um resort para Pokémons, conhecendo personagens famosos da franquia, como Pikachu, Psyduck, Snorlax e vários outros. A animação tem roteiro de Harumi Doki, direção de Iku Ogawa e produção da Dwarf Studios.


Ao fundo, pode-se ouvir a canção "Have a good time here", de Mariya Takeuchi. Veterana do pop japonês, Mariya Takeuchi é famosa mundialmente pelo clássico do estilo city pop, a canção "Plastic Love", composta por seu marido, o também cantor Tatsuro Yamashita.


Pokémon Concierge estreia na Netflix no dia 28 de dezembro e terá somente quatro episódios de curta-metragem.


2) Pokémon Concierge: Bastidores


Confira uma visita ao estúdio de produção, apresentada pela atriz vocal e cantora Rena Nonen (também conhecida como Non), a voz original da protagonista Haru.


Em tempos de CGI, é refrescante poder ver quem ainda há viabilidade comercial para o stop-motion, uma das mais tradicionais técnicas de animação.


3) O terror de GeGeGe no Kitarô nos cinemas japoneses:


No último dia 17, estreou no Japão o longa Kitarô Tanjô - GeGeGe no Nazô (ou "O surgimento de Kitarô - O mistério de GeGeGe"). Trata-se de uma aventura inédita de um dos mais clássicos personagens do terror japonês, GeGeGe no Kitarô (ou "O Assustador Kitarô"), criação do autor Shigeru Mizuki (1922 ~ 2015).


O projeto foi lançado como uma homenagem ao centenário de nascimento de seu criador. Suas histórias eram imaginativas e assustadoras, mas não apelativas ou graficamente pesadas, sendo um autor popular entre as crianças japonesas.

Poster promocional do filme.

A trama apresenta, pela primeira vez, a história dos pais do protagonista, um garoto que convive com fantasmas, monstros e seres sobrenaturais, muitos deles originários do folclore japonês. O autor Shigeru Mizuki também produziu o mangá Marcha Para a Morte (ed. Devir), no qual contou sobre experiências que teve como soldado na Segunda Guerra Mundial.


O longa tem roteiro de Hiroyuki Yoshino, trilha sonora de Kenji Kawai, direção de Gou Koga e produção da Toei Animation. O trailer final, que você confere aqui, foi lançado apenas dois dias antes da estreia.


4) Ikura Nakano, uma novidade no cenário J-pop:

Capa do single de "Tokimeke Heart Beat".

A jovem cantora e letrista Ikura Nakano, de Tokyo, acaba de lançar seu primeiro single por uma grande gravadora, intitulado "Tokimeke Heart Beat", sendo que "tokimeke" pode ser traduzido como "palpitação" ou "vibração". Ela apareceu como artista independente em 2022, assinando como Ikuradon, e é uma das apostas deste final de ano da Warner Music Japan, que viu potencial em seu estilo melódico e alegre.


- Confira mais canções de Ikura Nakano aqui.


"Tokimeke Heart Beat" ~ ときめけ♡ハートBEAT Letra: Ikura Nakano / Melodia: Kei Suzuki Intérprete: Ikura Nakano


5) Desenhista expõe crise no Studio MAPPA:

Jujutsu Kaisen

Segundo matéria publicada no portal Anime United em 19 de novembro, um desenhista estrangeiro que trabalha para o Studio MAPPA vazou informações constrangedoras. O animador italiano Enrico Nobili revelou que o recente capítulo 17 da segunda temporada de Jujutsu Kaisen sequer estava finalizado quando foi ao ar para cumprimento de contrato de exibição. Isso apenas reforça a grave crise que se abate sobre o mercado da animação japonesa, mesmo antes de começarem a ser sentidos os efeitos da nova lei de tributação, que entrou em vigor no começo de outubro. [Confira matéria no Sushi POP.]



6) Show de música japonesa tradicional em São Paulo:

O tradicional Kotô.

A Associação Cultural de Koto Miyagui Michio do Brasil, apresenta “31º Concerto Musical de Koto” em São Paulo, capital.


Retomando seu compromisso de divulgar e preservar a música tradicional japonesa, o grupo Koto Miyagui, coordenado pela Sensei Reiko Nagase, toca composições do mestre Michio Miyagui e outras da tradição.


Utilizando-se de instrumentos da música clássica japonesa: Koto (harpa de 13 cordas), Shakuhachi (flauta de bambu), Jushichiguen (harpa de 17 cordas com sons graves) e Sanguen (banjo de 3 cordas ou Shamisen), nessa edição o grupo conta com a participação de Violoncelo.


Serviço:

31º Concerto Musical de Koto

Data: 26 de novembro

Horário: 14 horas

Local: Salão Nobre do Bunkyo

Endereço: Rua São Joaquim, 381 - Liberdade (próximo ao metrô São Joaquim)

Entrada franca

Ação solidária: Doação de 1kg de alimento não perecível (opcional)


Para mais informações, acompanhem o perfil no Instagram: @kotomiyagui


7) Matrículas abertas para o Curso Intensivo de Japonês - Método Marugoto!

O curso intensivo Marugoto, da Aliança Cultural Brasil-Japão, será totalmente on-line e ocorrerá de 1º a 31 de janeiro de 2024, com aulas realizadas ao vivo pela plataforma Zoom.


O método é chancelado pela JF Standard for Japanese-Language Education da Fundação Japão e aplicado no mundo todo. Aos interessados, existe também o curso regular da Aliança, com modalidades on-line, presencial e misto, a partir de fevereiro. [Saiba mais]


INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS


✆ (11) 3031-5550





Adquira o livro JAPÃO - O IMPÉRIO DA CULTURA POP, com uma seleção especial de postagens do Blog Sushi POP, diretamente no site da editora IBESEC. >>> Compre aqui


 

- Se você gosta e quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor, faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::



bottom of page