top of page

Boletim Sushi POP 95

Nesta edição: Muromachi Burai, JAM Project, megaevento sobre cosplay, e mais!

Muromachi Burai, uma viagem ao passado do Japão.

[1] Muromachi Burai, um moderno épico samurai:


O cinema chanbara foi um dos mais populares gêneros do cinema japonês, consistindo em filmes de época com ênfase nas batalhas de samurais. O gênero perdeu força neste século, mas ainda sobrevive. A Toei Company está anunciando um grande épico chamado Muromachi Burai (ou "Muromachi Outsiders"), baseado em uma série de romances do escritor Ryosuke Kakine.


A história é ambientada no chamado Período Muromachi da História do Japão, aproximadamente entre os anos de 1336 e 1573. Foi o período em que o país esteve sob o governo do shogunato (governo militar) Muromachi, também conhecido como Ashikaga. Foi uma era de muitas conspirações políticas e sangrentas lutas pelo poder envolvendo diferentes clãs, e também um período de muita riqueza cultural.


O filme está sendo apresentado como um grande épico à moda antiga, com batalhas grandiosas. No elenco, os astros Yo Oizumi, Kento Nagao, Akira Emoto, Wakana Matsumoto e Shinichi Tsustumi. A direção é de Yu Irie, com produção e distribuição da Toei Company. Se o filme, que está sendo anunciado com uma boa antecedência, fizer sucesso, pode puxar uma retomada do chanbara.


No último dia 11, saiu um vídeo promocional (não exatamente um trailer), que mostra algumas cenas do longa e bastidores das filmagens, dando a ideia de que será realmente algo para ser visto em tela grande. Muromachi Outsiders estreia no Japão em 17 de janeiro de 2025. Site oficial: muromachi-outsiders.jp/




[2] JAM Project de volta à franquia GARO:


No último dia 15, estreou o vídeo oficial da canção "Sore wa Kegarenaki Shura no Namida" ("Estas são as lágrimas do imaculado Ashura"), composta e cantada pelo JAM Project para a nova série de aventura e terror GARO - Heir to Steel Armor ("GARO - O Herdeiro da Armadura de Aço"), que estreou em janeiro e está sendo transmitida pelo YouTube.


O JAM Project é a banda mais associada com a franquia GARO e entregou mais uma canção épica. A faixa dá nome a um EP (maxi-single) com três canções, mais suas respectivas versões instrumentais. A canção está disponível em CD no Japão e em diversas plataformas digitais.


"Sore wa Kegarenaki Shura no Namidá" ~ 其れは穢れなき修羅の涙

Composição: Masami Okui e Yoshiki Fukuyama

Intérprete: JAM Project


[3] Nipponbashi Street Festa - O grande encontro do cosplay no Japão:


O maior evento mundial dedicado ao Cosplay irá retornar depois de um hiato entre 2020 e 2023, devido às restrições da pandemia. É o Nippombashi Street Festa, um festival ao ar livre que acontece em Nipponbashi, distrito comercial de Osaka, a terceira maior cidade do Japão, com cerca de 2,7 milhões de habitantes.



Com um grande desfile pelas ruas do bairro, o evento se assemelha a um Carnaval de rua, mas sem música e dança, com a atenção toda voltada aos fãs fantasiados de seus personagens favoritos. O bairro, também conhecido como Den Den Town, é famoso por seus produtos eletrônicos, com muitas lojas duty-free, livres de impostos, a fim de atrair turistas. Milhares de participantes, especialmente cosplayers, devem lotar a edição de reestreia do evento e as lojas costumam fazer diversas promoções para o público, fazendo do festival uma das maiores atrações da cidade.


O Nippombashi Street Festa acontece no próximo dia 12 de maio.


Assim como o bairro de Akihabara, Nipponbashi é um paraíso para o público otaku.

::: TOME NOTA :::


>>> A distribuidora e serviço de streaming Crunchyroll anunciou que o longa SPY x FAMILY Código: Branco será exibido em cinemas brasileiros a partir do próximo dia 25 de abril, em versões dublada e com legendas.


>>> Toda segunda-feira, às 19 horas, tem Playlist Sushi POP na Shock Wave Radio, com uma seleção de 60 minutos com muito J-Rock, J-Pop e Anime Songs.


>>> No dia 18 de fevereiro, será anunciado no Japão um projeto comemorativo pelos 30 anos de estreia da série Ninja Sentai Kakuranger. Deve ser divulgado um novo filme reunindo o elenco original, ou pelo menos a maior parte. Note que o fuso horário japonês é 12 horas à frente do Brasil, o que significa que, dependendo do horário do anúncio, ainda será dia 17 por aqui.


>>> O festival de cultura japonesa Bunka Matsuri já tem data para sua próxima edição, que será nos dias 25 e 26 de maio em São Paulo, capital. Haverá grande ênfase na cultura pop, pois irá coincidir com o Dia do Orgulho Nerd (25/05). O evento é organizado pelo Bunkyô - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social.

- Maiores informações no site oficial.

 

 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


- Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 



::: LINKS RECOMENDADOS :::


(Lista de blogs sobre cultura pop)





Commenti


bottom of page