• Ale Nagado

Boletim Sushi POP 35

Nesta edição: One Piece, Eir Aoi, Ave Fênix Geek Show, crise no mercado de animê e entrevista para o Spider Cast!

Detalhe do cartaz do filme.

O longa-metragem One Piece Film: Red teve sua estreia brasileira antecipada do dia 3 para o feriado do dia 2 novembro (Finados). Tendo estreado no Japão em 6 de agosto de 2022, esse filme já arrecadou mais de 17 bilhões de ienes, o que dá mais de 114,2 milhões de dólares. É o maior sucesso do cinema japonês neste ano (até o momento), e o 6º animê de maior bilheteria de todos os tempos.


One Piece Film: Red é o 15º especial de cinema da gigantesca saga criada no mangá por Eichirou Oda. O longa tem duração de 115 minutos, com direção de Goro Taniguchi e produção da Toei Animation. Já é possível comprar o ingresso antecipadamente no site Ingresso.com

- Classificação indicativa: 12 anos

Confira o trailer dublado:


2) Tema do novo filme de Sword Art Online:

O mais recente longa de Sword Art Online.

No último dia 18 de outubro, a cantora e compositora Eir Aoi lançou seu novo EP, encabeçado pela canção "Shinzou", tema do novo filme da franquia Sword Art Online: Progressive - Scherzo of a Deep Night, lançado nos cinemas japoneses no último dia 22. Nos primeiros três dias de exibição, o longa já arrecadou mais de 340 milhões de ienes, ou mais de 12 milhões de reais.


O novo trabalho de Eir Aoi, com três canções inéditas e suas respectivas versões instrumentais para karaokê, já está disponível em plataformas como o Spotify. A cantora, na ativa desde 2011, já gravou diversas canções para a franquia Sword Art Online, tendo gravado também para Gundam AGE, Fate/Zero, Digimon World - next Order, Fate/ Grand Order e vários outras produções.


"Shinzou" ~ 心臓

Letra e melodia: n-buna

Intérprete: Eir Aoi


3) Ave Fênix Geek Show:


Nos dias 15 e 16 de outubro, aconteceu em São Paulo (capital) a primeira edição do evento Ave Fênix Geek Show, organizado pelo dublador Leonardo Camilo, eternizado entre os fãs como o Ikki de Fênix do clássico Os Cavaleiros do Zodíaco.


Muitos dubladores, pessoas do meio da cultura pop e fãs compareceram ao evento. Vários canais fizeram a cobertura do evento. Confira abaixo o vídeo do canal Web Reporter Channel:


4) O fim da indústria do animê?

Problemas na indústria do animê

O portal Anime United publicou, no último dia 16/10, a transcrição do desabafo de um ex-profissional de animação japonês, que fez denúncias sobre a precariedade que se esconde por trás da indústria.


Um relato interessante e ao mesmo tempo preocupante. Tais denúncias e desabafos de profissionais do animê têm aparecido nos últimos anos, denunciando exploração por parte de estúdios e desrespeito aos acordos sobre pagamentos. Também ficaram conhecidos vários casos de sonegação fiscal, mostrando um lado não muito bonito de um mundo que parece ser apenas diversão e sucesso. Realmente, algo não vai bem.


- Segundo animador: "A indústria de anime está acabada"


5) Entrevista no SPIDER CAST:

Já está disponível minha entrevista para o programa Spider Cast, do jornalista Alfredo Carvalho. No acervo do podcast, ele já entrevistou convidados como Marcelo Del Greco (Ed. JBC, ex-Herói), Bone e Maurício Guarche (Canal Resistência Tokusatsu), Marcelo Bonfá (baterista da Legião Urbana e designer gráfico), Araújo (Canal CAPSLOCK), Ricardo Cruz (cantor de anime songs e professor de japonês) e muitos outros nomes do universo pop. Foi um papo bem bacana e divertido, que pode ser conferido no Deezer e no Spotify:

MEUS LINKS: https://linktr.ee/nagado

Confira todas as edições do Boletim:

Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo:

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural em diferentes mídias, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:


::: TÚNEL DO TEMPO TV - Nostalgia de Séries, Filmes e Desenhos! :::