Revista HERÓI na RetroCon 2025
- Ale Nagado
- há 28 minutos
- 2 min de leitura
Um breve relato sobre o evento que uniu jogos eletrônicos clássicos e cultura pop.

Entre os dias 25 e 27 de julho, aconteceu em São Paulo a terceira edição da RetroCon, um festival de games retrô e cultura pop. A animada convenção rolou do Transamérica Expo Center, reunindo milhares de visitantes. Além de stands de diversas empresas dos mais variados tamanhos, havia espaços para jogar arcades e fliperamas, bem como reviver a experiência de jogar games antigos como Odyssey, Atari e MegaDrive em TVs de tubo. Realmente, um evento muito diferenciado e especial.
Entre as atrações, diversos painéis foram realizados, e um deles reuniu representantes da revista HERÓI, que está comemorando 30 anos, e do projeto do livro Nintendistas.
Representando a HERÓI, estavam André Forastieri (criador, jornalista e editor), Odair Braz Jr. (jornalista e editor) e este que vos escreve. Pelo lado do projeto comemorativo dos jogos da Nintendo, os jornalistas Pablo Miyazawa, Eduardo Trivella e Fábio Santana. Eles trabalharam na cultuada revista Nintendo World, outro dos projetos criados sob a coordenação do André Forastieri. O apresentador do nosso painel foi o dublador e locutor Marcelo Salsicha, que disse ter sido influenciado por nosso trabalho.
Durante uma hora, foram contadas várias histórias de bastidores, bem como informações sobre o livro Nintendistas e sobre a edição especial comemorativa (e inédita) pelos 30 anos da HERÓI, ambos a serem publicados em breve. A campanha no Catarse foi encerrada, e em breve os apoiadores serão informados sobre a data exata em que começarão as entregas.

Minha passagem pelo evento (e por São Paulo) foi meio corrida, e não consegui falar com todo mundo que eu gostaria, mas pude reencontrar velhos amigos lá, como o cantor Ricardo Cruz (agora publisher da Editora Mozu) e meu editor na Criativo, o Carlos Rodrigues. De quebra, conheci pessoalmente gente que eu só tinha contato pela internet. Ganhei alguns presentes, e voltei com a mala cheia com novas leituras me aguardando.
Foi um momento muito bacana, com boas lembranças, nostalgia e ideias para o futuro. Meus agradecimentos ao organizador da RetroCon, o Cleber Marques, do WarpZone, aos amigos da HERÓI e a todos que prestigiaram nosso painel.

ESPALHE CULTURA POP JAPONESA: Indique postagens do Sushi POP a seus contatos nas redes sociais!
APOIO FINANCEIRO:
Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao trabalho de décadas feito em prol da cultura pop japonesa no Brasil, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS: