top of page

Sonia Luyten e a Ordem do Sol Nascente

Pioneira na pesquisa sobre mangá irá receber tradicional honraria do governo japonês.

Professora Dra. Sonia Maria Bibe-Luyten

A jornalista, pesquisadora e professora Sonia Luyten, veterana nos estudos acadêmicos sobre mangá, com reconhecimento internacional, será homenageada pelo Governo Japonês, com a tradicional Ordem do Sol Nascente. O anúncio foi feito no último dia 30 de abril.


Inaugurada em 1875, a Ordem do Sol Nascente é uma condecoração que o Imperador do Japão oferece a pessoas que contribuíram de maneira significativa para a divulgação da cultura japonesa em países estrangeiros. A Ordem do Sol Nascente só é superada pela Ordem do Crisântemo, e é dividida em seis categorias. Sonia Luyten irá receber a Ordem do Sol Nascente com Raios de Ouro e Prata, sendo uma das poucas mulheres homenageadas na longa história da condecoração. Com mais de 50 anos de carreira, a paulistana Sonia Luyten foi pioneira na pesquisa acadêmica sobre mangá e animê no Brasil, sendo referência internacional. Tem diversos livros publicados, sendo o principal deles Mangá - O Poder dos Quadrinhos Japoneses.


No documento oficial que anunciou os homenageados pelo mundo, a escolha de Sonia Luyten é descrita assim: "Contributed to introducing Japanese culture to Brazil and promoting mutual understanding between Japan and Brazil" -"Contribuiu para apresentar a cultura japonesa ao Brasil e promover compreensão mútua entre o Japão e o Brasil." Justíssimo reconhecimento!

Recorte da página em japonês do jornal Diário Brasil Nippou.

Outros brasileiros serão também homenageados, como o deputado federal pelo Paraná, Luiz Nishimori (PSD) e Sohaku Raimundo César Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, sediado no Rio de Janeiro, entre outras personalidades ligadas à cultura japonesa.


A cerimônia de entrega das condecorações irá acontecer no próximo dia 26 de julho, em um evento reservado, promovido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo.


Parabéns à Professora Sonia Luyten, que recebe assim um merecido reconhecimento oficial do Japão, por uma vida dedicada à valorização cultural do mangá e do animê.


Em 2022, a pesquisadora concedeu uma grande entrevista ao Sushi POP.

SAIBA MAIS


 

COMO APOIAR O SUSHI POP:


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação única de pelo menos 10 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 10,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Caso prefira, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::




Comentarios


bottom of page