top of page

Aventuras de Menino, de Mitsuru Adachi

Nostalgia, doçura e melancolia em uma obra encantadora.

Uma ode à infância.

Em sua breve incursão pelos quadrinhos japoneses, a editora porto-alegrense L&PM publicou, em seu selo Pocket Mangá, as obras Solanin, em dois volumes de Inio Asano; e Aventuras de Menino, de Mitsuru Adachi. Esta última é uma deliciosa coletânea de histórias curtas assinadas por um dos maiores nomes dos quadrinhos japoneses quando se fala em histórias de cotidiano.


São sete histórias, a saber: "Do outro lado da porta", "Perdidos na estrada", "Herói", "Um arco da cor do céu", "Mensagem enviada", "A escada do tempo" e "Caderno de desenho". Em todas elas, o tema recorrente é a infância, geralmente um fato ou recordação que se perdeu no tempo, ressurgindo para confrontar a vida de um adulto nostálgico ou que guarda uma profunda melancolia.


Esse tema, o da infância que ficou para trás e cuja sombra é sentida por toda a vida, interliga diversas narrativas bastante diferentes entre si. Algumas envolvem elementos de fantasia e sobrenatural, como "Perdidos na estrada", mas é tudo feito com muita leveza, mesmo quando sentimentos e situações sombrias estão envolvidas. Nesse conto, a reunião de quatro velhos amigos os leva a confrontar sentimentos perdidos, bem como as dolorosas lembranças pela morte de um quinto amigo, ainda quando eram crianças.


Em "Mensagem enviada", o sequestro de uma menina desencadeia um turbilhão de emoções em um dos bandidos, que reflete sobre como sua vida poderia ter sido, com um desfecho surpreendente. Cada conto apresenta uma situação complexa que reporta a algum acontecimento marcante da infância ou adolescência dos protagonistas, permitindo um olhar maduro e revelador sobre tempos mais inocentes.

Página do conto "Do outro lado da porta" que abre a coletânea.

A narrativa de Mitsuru Adachi consegue fazer com que, em poucas páginas, o leitor se preocupe com os personagens e queira saber suas motivações e destinos. O desenho, simples e eficiente, consegue retratar, com maestria e expressão, uma grande variedade de personalidades. Esse autor é célebre no Japão por sua obra Touch; uma comédia romântica envolvendo esportes que foi um grande sucesso na revista Shonen Sunday, tendo sido adaptada em uma igualmente famosa série em animê.


Os contos que formam essa coletânea foram publicados originalmente entre 1998 e 2006 na revista Big Comic Original, da editora Shogakukan, voltada ao público masculino adulto.


Amores perdidos, desencontros, mágoas e velhos rancores, bem como o brilho da esperança e a incerteza do futuro se misturam nas páginas de Aventuras de Menino, uma obra que pode agradar muito aos leitores que buscam histórias serenas e que levam a pensar e refletir sobre a condição humana.


Título original: Bouken Shonen ~ 冒険少年 (2006)

Roteiro e arte: Mitsuru Adachi


Formato: 10,6 x 17, 6 cm, com 216 páginas

Total: Volume único

Tradução: Drik Sada

Lançamento no Brasil: Editora L&PM (2012)

Classificação indicativa: 12 anos (Sugerida)


____________________



- Gosta do meu trabalho? Considere contribuir com qualquer valor (único ou mensal) a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Contribuições públicas ou anônimas são permitidas.

Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com


- Muito obrigado a todos que já contribuíram e continuam ajudando!



- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U

bottom of page