Shaider
- Ale Nagado
- 24 de jul.
- 7 min de leitura
A série que fechou a trilogia dos Policiais do Espaço.

Por Bruno César [ * ]
A Polícia Galáctica estava em estado de alerta, ao receber notícias de ataques em todos os planetas da galáxia. O Presidente Kom relatava a seus subordinados sobre destruições, terremotos e ataques aos habitantes dos planetas das Nebulosas M27 e M17. A situação catastrófica fora ocasionada pelo Império Mágico Fuuma, liderado pelo Grande Imperador Kubilai, uma horrenda cabeça falante que contava com o apoio de vários aliados em seus ambiciosos planos de conquista.
Para deter o império inimigo, o Presidente Kom recruta os mais corajosos policiais do espaço, alertando os oficiais sobre o grande risco que correriam, já que nunca houvera situação de tamanha crise na galáxia. Para proteger a Terra, foi designado o policial Dai Sawamura, um arqueólogo que no passado estudava as Linhas de Nazca na América do Sul. Ao tocar em uma figura, descobriu uma misteriosa caverna e foi levado ao Planeta Bird, tornando-se um policial do espaço.
Após seu período de treinamento, era chegado o momento de voltar a Terra. Dai recebe uma armadura metálica para combater os inimigos ao pronunciar a palavra “Sinterizar” ("Shouketsu" no original), tornando-se o Policial Espacial Shaider.

O herói seria acompanhado pela policial Annie em sua missão, por indicação da ex-ajudante do Policial do Espaço Gavan, Mimi. Annie era do Planeta Mount e jurou vingança contra Fuuma após ter seu planeta natal destruído. Mesmo não possuindo uma armadura de combate, a policial mostrava grandes habilidades em combates e investigações.
As principais armas e ataques de Shaider eram o Golpe Shaider (Shaider Punch), Pistola de Raio e Vídeo (Video Beam Gun) e a Espada Multi-Laser (Laser Blade), com a qual aplicava seu golpe final, denominado Relâmpago Azul Shaider (Shaider Blue Flash). Entre seus veículos estavam a Nave Babirus (que se transforma em robô e canhão), Nave Shaian, Sonda Shaian e Skyjet Shaider.

Do lado inimigo, o Grande Imperador Kubilai tinha como seus principais aliados a Sacerdotisa Paú (Shikan Poe), o Comandante Hesler e as Garotas 1, 2, 3, 4 e 5. Para os combates contra Shaider, contava com os Soldados Guerreiros Miracler e poderosos monstros, chamados como Animais Mágicos.
Durante os combates, Shaider e os Animais Mágicos são levados à outra dimensão, denominada Tempo Espacial Mágico, onde as criaturas de Fuuma ficam quatro vezes mais poderosas.
Quando estão fora de combate, Dai e Annie têm a companhia do já conhecido Kojiro, o cômico pesquisador de UFOs nas séries de Gavan e Sharivan, agora dono de uma loja de animais de estimação, onde também trabalha a simpática jovem Yoko.

Um episódio marcante é o número 28, intitulado “Irmãos Traidores”, onde surge o terrível Himley, irmão mais novo do Comandante Hesler. O desfecho da trama mostra a ambição de Hesler pelo poder, matando seu irmão para não perder o posto de comandante.
No decorrer da saga, são revelados alguns fatos sobre o passado de Dai, como ser descendente de um antigo guerreiro, também chamado Shaider, que enfrentou Kubilai há milhares de anos.
A fase final da série é marcada por ataques ainda mais intensos de Fuuma aos planetas, o sequestro de Annie e Shaider partindo para uma ilha, onde encontraria um grande segredo envolvendo Kubilai, que teve sua cabeça separada do corpo no passado. Na ilha, também se encontra uma moto criada pelo antigo Guerreiro Shaider. Os combates finais contra os aliados de Fuuma são emocionantes, especialmente quando o herói enfrenta a Garota 1 no episódio 44.
Shaider finalmente derrota Kubilai no episódio 48, embora a série possua oficialmente 49 episódios. O último episódio marca o fechamento da trilogia dos Policiais do Espaço (Uchuu Keiji), onde Gaban (Gavan), Sharivan e Shaider se encontram e recordam as batalhas contra os impérios Makuu, MAD e Fuuma. Ainda ocorre, pela primeira e única vez, a transformação dos três heróis juntos, fechando a inesquecível saga dos heróis de armaduras metálicas.
A série foi exibida originalmente entre 1984 e 1985 pela TV Asahi e teve dois filmes de média-metragem, fechando a aclamada trilogia dos Policiais do Espaço. Para as séries seguintes da linhagem Metal Hero, a Toei Company decidiu manter heróis com armaduras semelhantes ao que o público já estava acostumado. Porém, com tramas e protagonistas sem nenhuma ligação com as séries anteriores.

ALÉM DA SÉRIE
Em 1994, a produtora estadunidense Saban Entertainment fazia grande sucesso com a série Power Rangers, sendo esta uma adaptação da série japonesa Zyuranger, pertencente à franquia Super Sentai. A série contava com cenas originais da produção japonesa, mais especificamente as cenas de batalhas e heróis transformados, enquanto nas aparições civis, o elenco era substituído por atores americanos. Tal sucesso motivou a produtora a adquirir algumas séries Metal Hero, trazendo uma nova adaptação nos mesmos moldes. Assim, surge a série VR Troopers, adaptando os heróis Metalder e Spielvan na primeira fase e Shaider na segunda e última temporada da série.
Surgido no filme do Gavan de 2012, Shaider ganhou em 2014 um filme estrelado por um novo protagonista vestindo a armadura do herói. Em Shaider – The Next Generation, vemos o oficial Shu Karasuma tornar-se o novo Shaider, tendo como parceira a policial Tamy. A personagem Annie também aparece na produção. Infelizmente, não foi possível contar com o Shaider original, já que o ator que interpretou Dai Sawamura na série de 1984, Hiroshi Tsuburaya, faleceu em 2001. Ele era neto do lendário mestre dos efeitos especiais, Eiji Tsuburaya. Houve apenas uma cena em sua homenagem, atestando que o Shaider original havia morrido.
O segundo Shaider também participou do segundo filme do Space Squad, em 2018, entre outros projetos da Toei.

NO BRASIL
No Brasil, a série ganhou o título: “Sheider – O Detetive do Espaço”, sendo importada no início da década de 1990 pela TV Globo, embora tenha feito sua estreia pela TV Gazeta de São Paulo em 1990. Era transmitida de segunda á sábado na faixa das 18h00, permanecendo na grade até 23 de março de 1991. Neste mesmo ano, passou para a TV Globo, sendo exibida aos sábados na faixa das 07h30, permanecendo até 22 de junho. Curiosamente, no mês seguinte voltou à programação da Gazeta, agora como atração do programa Gazetinha, ao lado das séries Space Cop (Gavan) e Bicrossers, sendo exibida até meados de setembro. Teve sua última reprise na televisão brasileira, mais uma vez pela Globo, entre junho de 1992 e janeiro de 1993, desta vez como atração nas madrugadas da emissora carioca.
Uma peculiaridade da exibição pela Gazeta, foi o tema de abertura ser exibido por completo com uma versão dublada. Na Globo, era exibida apenas uma curta vinheta com a narração: “Rede Globo, apresenta: Shaider”, enquanto aparecia o título da série grafado como “Sheider”.
A dublagem ficou à cargo do estúdio carioca Herbert Richers, contando com as vozes de Eduardo Borgerth como Shaider, Marisa Leal como Annie, Jomeri Pozzoli como Presidente Kom, Garcia Júnior como Kojiro, Melise Maia como Mimi, Paulo Flores como Kubilai, Maria Helena Pader como Sacerdotisa Paú, Ayrton Cardoso como Comandante Hesler e Darcy Pedrosa como narrador.
Quanto a produtos lançados no mercado brasileiro, teve apenas uma fita VHS, com os três primeiros episódios, pelo selo Globo Vídeo.

[ * ] Bruno César é o criador do
Canal Túnel do Tempo TV e do blog Clássicos na TV.
VEJA TAMBÉM:
::: E X T R A :::
Uma compilação de cenas de ação de Annie, mostrando toda a habilidade de Naomi Morinaga em seu auge:
::: FICHA TÉCNICA - SHAIDER :::
Título original: Uchuu Keiji Shaider ~ 宇宙刑事シャイダー
Estreia no Japão: 02/03/1984 (TV Asahi)
Total: 49 episódios (48 + 1 especial), 2 especiais de cinema
Emissoras no Brasil: TV Globo, TV Gazeta
Versão brasileira: Herbert Richers
EQUIPE DE PRODUÇÃO
Criação: Saburo Yatsude
Produtores: Yuyaki Usui (TV Asahi), Susumu Yoshikawa, Itaru Orita (Toei)
Roteiro: Shozo Uehara
Design de personagens: Ryu Noguchi, Masahiro Kanda, Masahiko Watanabe Design de Shaider + design mecânico: Katsushi Murakami e equipe (não creditados)
Diretor de Ação: Osamu Kaneda (Japan Action Club)
Fotografia: Osamu Seo, Hiroaki Kato, Fumio Matsumura, Kiichi Koizumi
Trilha sonora: Chumei Watanabe
Diretor de efeitos especiais: Nobuo Yajima Diretores: Shinichiro Sawai, Hideo Tanaka, Michio Konishi, Osamu Tsuji, Yoshiaki Kobayashi, Takeshi Ogasawara, Minoru Yamada
Produzido por: TV Asahi, Toei, Asahi Tsushinsha
ELENCO Dai Sawamura/ Shaider (voz): Hiroshi Tsuburaya
Annie: Naomi Morinaga
Presidente Kom: Toshiaki Nishizawa
Marin: Kyoko Nadai Imperador Kublai (voz): Shozo Iizuka
Sacerdotisa Paú: Jun Yoshida
Comandante Hessler: Kazuhiko Kubo
Mimi: Wakiko Kano (ep. 1)
Natchan: Rie Yoshizawa (ep. 1)
Rob (pai de Annie): Leo Menghetti (ep. 3)
Catherine (mãe de Annie): Akiko Izumi (ep. 3)
Connie (irmã de Annie): Jennifer Claussen (ep. 3)
Daijiro (pai de Dai Sawamura): Kazunori Nobumi (ep. 35)
Mãe de Dai Sawamura: Isuzu Igarashi (Episódio 35) Kojiro Oyama: Masayuki Suzuki
Yoko Komura: Miho Hara
Ryoichi Komura: Akihito Shoji
Shin Matsukawa: Susumu Fujiwara
Wataru Morishita: Moriyuki Ogidou
Keiko Akimoto: Kyoko Watanabe
Rumi Akimoto: Megumi Kiyoto Garota 1: Keiko Nawa
Garota 2: Aya Kano (ep. 1-15), Hiroko Oouchi [**] (ep. 16-35, filme 1), Yumiko Yajima (ep. 36-48, filme 2)
Garota 3: Yoshimi Kawashima
Garota 4: Noriko Kojima
Garota 5: Rina Naoi Tsukiko Hoshino: Aiko Tachibana (eps. 44, 45, 47, 48)
Retsu Ichijoji/ Gavan: Kenji Ohba (ep. 49)
Den Iga/ Sharivan: Hiroshi Watari (ep. 49) Narrador: Toru Ohira
Suit actors (Shaider): Jun Murakami, Takanori Shibahara [** Nota: No ano seguinte, Hiroko Oouchi mudou o nome artístico para Mai Ooishi, quando interpretou Mai Tsubasa em Changeman]
LINKS RECOMENDADOS: