top of page

Sharivan

Atualizado: 1 de jun.

Suspense e muita ação nas aventuras do Detetive Espacial.

Sharivan
Sharivan

Por Bruno César [ * ]


Um estranho terremoto acontece no Japão, destruindo edifícios, abrindo grandes rachaduras no solo e aterrorizando a população. Este fenômeno era na verdade uma alucinação, causada pelo cruel Maoh Saiki (Maoh Psycho no original), uma horrenda estátua falante, líder da organização criminosa MAD (Madou). Ao lado de seus subordinados Doutora Porter, Comandante Gailer, Miss Akuma 1, Miss Akuma 2 e os Soldados Saikier, planejava conquistar a Terra através dos ataques de seus monstros malignos.


Para deter a terrível organização, a Polícia Galáctica convoca seu mais novo oficial, Den Iga, o Detetive Espacial Sharivan (Uchuu Keiji Shariban) que pouco antes havia ajudado o Detetive Espacial Gyaban (Uchuu Keiji Gavan) a exterminar a organização criminosa Makuu, restaurando a paz na Terra por algum tempo. Antes de integrar a Polícia Galáctica, o jovem Iga era um patrulheiro florestal. Quando recebeu a armadura metálica e lutou contra Makuu, recebeu uma ferida mortal e foi levado por Gyaban à Estrela Bird para ser tratado com sua avançada ciência. Ali também faria seu treinamento especial.

Capitão Gyaban (Gavan) e o Policial Sharivan.
Capitão Gyaban (Gavan) e o Policial Sharivan.

Chegando à Terra, Sharivan é acompanhado pela especialista em espionagem, Lili, sendo sua parceira durante toda a saga. O herói recebe ordens do Comandante Kom e do Capitão Gyaban (Gavan) através de um monitor em sua nave. Em algumas missões é ajudado por Gyaban, que por vezes também lutava com seu traje de combate.


Durante as batalhas contra os monstros de MAD, Maoh Saiki enviava Sharivan e seus oponentes para outra dimensão, denominada Mundo da Alucinação, uma espécie de salão claro que aumentava os poderes dos monstros malignos.


As principais armas e equipamentos do herói são: Espada Laser (Laser Blade), Tiro Relâmpago (Crime Buster), Antena Solar, Chute Sharivan (Shariban Kick), Protetor Plasma e Proteção Sharivan. Seus veículos são: Grand Bus (Grand Birth), Moto Sharian, Mogriran e Tanque Sharinger. Seu golpe final, aplicado com a Espada Laser, é o Choque Fatal Sharivan (Shariban Crash).


Quando está fora de combate, Iga trabalha na oficina de motos do Senhor Shoei (Kappei Suzuki). Entre seus amigos estão os filhos de seu patrão, Chiaki, Akira e Chie, além do atrapalhado Kojiro, velho conhecido de Gyaban, que agora se aprimorava em pesquisar UFOs.

Lili e Den Iga, com os trajes da Polícia Galática.
Lili e Den Iga, com os trajes da Polícia Galática.

O episódio 20, marca a descoberta do Cristal Iga, que guardava uma energia infinita, comparada à energia do Sol. O cristal era cobiçado por MAD, que planejava usá-lo para governar todo o universo. O segredo fora revelado pelo Leão Iga, após o herói conseguir retirar a Espada de Leão cravada ao lado de uma cachoeira. Sharivan precisaria do cristal para reviver a Estrela Iga.


No decorrer da trama, surgem novos inimigos e aliados, assim como revelações sobre o passado do protagonista que era descendente da Estrela Iga. Entre os aliados do herói estão o Grupo de Resistência Anti-MAD, composto por Moore, Keith e Rita, as Garotas da Ilha Iga, Mário, Willy Bell e Hellen Bell. Já entre os inimigos, destacam-se os mercenários piratas espaciais Tigre Bengell e Cobra Bengell, o Grande Rei Gamagon e o sinistro feiticeiro Leider.


A série é composta por muita ação, aventura, drama, suspense e até mesmo doses de terror, sobretudo após a aparição do feiticeiro Leider, que trouxe um clima ainda mais sombrio à trama. Ainda assim, o protagonista transmite sentimentos de segurança e esperança, mantendo o equilíbrio entre os momentos alegres e tensos da saga.

A super nave Grand Bus.
A super nave Grand Bus.

O último episódio é marcado pela eletrizante batalha final entre Sharivan e Maoh Saiki, desta vez também contando com a ajuda de Gyaban, vestindo seu poderoso traje de combate. A cena de transformação dos heróis, lado a lado, pode ser considerada uma das mais belas e marcantes das séries tokusatsu em todos os tempos.


Sharivan foi a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço (Uchuu Keiji), sendo exibida originalmente entre 1983 e 1984 pela TV Asahi com um total de 51 episódios. O sucesso de Gaban motivou a produtora Toei Company a trazer uma continuação direta, inserindo o personagem Den Iga/Sharivan nos episódios finais do primeiro policial espaçial, mantendo assim o interesse do público para sua nova série.

Uma nova geração entra em cena.
Uma nova geração entra em cena.

ALÉM DA SÉRIE


Em 2012, em Gavan The Movie, foi apresentado um novo Sharivan, com um novo policial do espaço, Kai Hyuga vestindo a armadura do herói. Depois, o novo Sharivan apareceu no longa Kamen Rider x Super Sentai x Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, em 2013, e no filme solo Sharivan Next Generation, em 2014. Nesta ocasião, o novo Sharivan, além de precisar desmascarar um agente infiltrado na Polícia Galáctica, ainda precisa ganhar a confiança de Den Iga, o Sharivan original.


NO BRASIL


No Brasil, a série foi importada no início da década de 1990 pela distribuidora Oro Filmes, ao lado das séries Machineman e Goggle Five – Os Guerreiros do Espaço. Seu título oficial de distribuição ficou: “Sharivan – O Guardião do Espaço”. Foi o primeiro herói da trilogia dos Policiais do Espaço exibido no país, sendo sucedido por Shaider e Gavan, dificultando o entendimento da sequência de séries ao público brasileiro, já que a trilogia foi exibida fora de ordem, embora de forma completa.

Sharivan em quadrinhos, pela EBAL.
Sharivan em quadrinhos, pela EBAL.

Estreou em 1990 pela TV Bandeirantes, na faixa das 16h30, como atração do programa TV Criança. Em 1993 passou para a TV Record, estreando em 31 de maio e permanecendo na emissora até meados de 1996, neste último ano como atração do programa Tarde Criança. Consta que em 1998 teve exibição regional para o estado do Rio de Janeiro, na faixa das 12h00. Ainda nos anos 1990, teve passagem pela TV Guaíba, uma emissora do estado do Rio Grande do Sul.


A dublagem ficou à cargo do estúdio paulista Álamo, contando com as vozes de Élcio Sodré como Sharivan, Eleonora Prado (eps. 1 e 2) e Rosana Peres (eps. 3 a 51) como Lili, Carlos Laranjeira como Capitão Gyaban, Christina Rodrigues como Mimi, Oswaldo Boaretto como Kojiro, Luiz Antônio Lobue como Comandante Kom e Maoh Saiki, Márcia Gomes como Doutora Porter, Ricardo Medrado como General Gailer e João Francisco Garcia como Leider.


Quanto a produtos lançados no mercado brasileiro, teve quatro volumes em fitas VHS pelo selo Alphaview Home Video que cobriram até o episódio 8, boneco do herói em vinil pela Apolo Brinquedos e revistas em quadrinhos produzidas no Brasil pela editora EBAL.


[ * ] Bruno César é o criador do


Lili e Sharivan
Lili e Sharivan

::: FICHA TÉCNICA :::


Título original: Uchuu Keiji Shariban ~ 宇宙刑事シャリバン

Estreia no Japão: 04/03/1983 (TV Asahi)

Total: 51 episódios

Emissoras no Brasil: TV Bandeirantes (Band), TV Record, TV Guaíba


EQUIPE DE PRODUÇÃO Criação: Saburo Yatsude

Produtores: Usui Yuyake (TV Asahi), Susumu Yoshikawa, Itaru Orita (Toei)

Roteiro: Shozo Uehara (principal), Susumu Takaku, Keiji Kubota, Akiyuki Yuyama

Diretor de Ação: Osamu Kaneda

Trilha sonora: Chumei Watanabe

Fotografia: Osamu Seo, Fumio Matsumura, Makoto Nishiyama

Design de personagens: Katsushi Murakami (armadura e veículos, não creditado), Ryu Noguchi, Usagi Morino (não creditado), Masahiko Watanabe

Confecção dos personagens: Rainbow Zouke Ikikaku Diretor de efeitos especiais: Nobuo Yajima

Efeitos visuais: Den Film Effects Gerente de produção: Masaru Kiriyama

Diretores assistentes: Kunio Korezawa, Teruyuki Minami, Hajime Konaka, Hidenori Ishida

Direção de episódios: Yoshiyaki Kobayashi, Hideo Tanaka, Takeshi Ogasawara, Makoto Tsuji, Michio Konishi

Produzido por: TV Asahi, Toei, Asahi Tsushinsha


ELENCO

Den Iga / Sharivan (voz): Hiroshi Watari

Lili: Yumiko Furuya

Gavan: Kenji Ohba (episódios 1 ~ 6, 13 ~ 24, 34, 48, 51)

Mimi: Kazuko Kano (eps. 1, 48 ~ 51)

Diretor Kom: Toshiaki Nishizawa

Marin: Kyoko Nashiro

Kojiro Oyama: Masayuki Suzuki

Kappei Suzuki: Gozo Souma

Chiaki Suzuki: Midori Nakagawa

Chie Suzuki: Yukari Aoki

Akira Suzuki: Katsuya Koiso

Miyuki: Sumiko Kakizaki (episódios 19, 20, 31, 49 ~ 51)

Rita: Shelley (episódios 27, 36 e 50)

Belle Helen: Yuki Yajima (episódios 36, 38, 39 e 42)

Den Iga (criança): Maki Sakauchi (episódios 13, 19, 20 e 35)

Doutora Porter: Hitomi Yoshioka

General Gailer: Satoshi Kurihara

Leider: Mitsuo Ando

Umibozu: Kazuyoshi Yamada

Den'ichiro Iga: Tsunehiko Kamijo (episódios 13, 19 e 20) Dublês: HAGIMAE

Narrador: Issei Masamune

  • Versão brasileira: Álamo


COMPRE AQUI
COMPRE AQUI

Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?

Envie mensagem pelo formulário de contato.


Apoio financeiro:

Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com 


Lista de desejos: Para quem quiser colaborar com materiais, há uma lista de desejos na Amazon.


LINKS RECOMENDADOS:

Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
Club CityPop
Club CityPop
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR
Blogosfera - Cultura pop
Blogosfera - Cultura pop
Canal Barão von Douglas
Canal Barão von Douglas
Shockwave Radio
Shockwave Radio

Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page