top of page

Boletim Sushi POP 107

Nesta edição, mobilização na cultura pop para ajudar as vítimas da tragédia no RS. E ainda: TOHO Animation, Takaya Kawasaki, Ultraman Leo e mais!


[ 1 ] EDITORIAL: Mobilização para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul.


A tragédia em curso no estado do Rio Grande do Sul, com muitos municípios alagados, mais de 140 mortes já confirmadas e mais de 2 milhões de pessoas fora de suas casas (entre desalojados e desabrigados), gerou uma crise humanitária sem precedentes na região. Diante do ocorrido, muitos setores da sociedade e grupos se organizaram para tentar ajudar nos resgates e recolher doações para as vítimas, pois falta comida, água, roupas, medicamentos e uma série de produtos importantes. Aqui, vou registrar algumas iniciativas de gente que conheço.


O canal Resistência Tokusatsu (onde já estive várias vezes) teve dois de seus apresentadores, Bone Lopes e Mauricio Guarche, diretamente afetados, com este último, residente em Canoas (RS), uma das cidades mais afetadas.


Para ajudar o pessoal da região ligado ao canal, o fandom denominado Tokunet organizou uma grande ação solidária apoiada por vários canais e a divulgou em duas lives: uma no dia 06 e outra no dia 09 de maio. Só no primeiro dia, mais de 10 mil reais foram arrecadados com a mobilização da comunidade. A ação vai até o dia 18 de maio. Instruções na imagem abaixo:

Em outra iniciativa solidária, a Liga Nerdola, que reúne canais de cultura pop mais conservadores, lançou uma campanha em uma live transmitida no dia 08 de maio, na estreia do canal do grupo. Só durante a transmissão ao vivo, mais de 80 mil reais foram arrecadados.


A iniciativa da Liga reúne diversos canais, incluindo os populares Heróis e Mais, Linhagem Geek, OK Nerd e Macho Geek, entre outros. Criadores de conteúdo de outras áreas também aderiram à campanha dos nerdolas, criando uma grande ação de solidariedade.


O código PIX para arrecadação da Liga é liganerdola.ajuda@gmail.com.

Também destaco aqui o trabalho da Shock Wave Radio, que iniciou uma arrecadação emergencial, junto à empresa Azul Conecta, que fez várias vezes o trajeto de avião para levar doações na semana passada. Só pelo lado da Shock Wave, mais de 25 mil reais foram arrecadados na primeira semana, e imediatamente vertidos em produtos.


Os itens comprados foram levados ao posto de coleta da FUNSS, no interior de SP, e transportados até o RS pela Azul Conecta, que realizou voos até 08 de maio. Desde o dia 09 e até o próximo dia 18 de maio, as entregas estão sendo feitas pela empresa REDEVOA e seguem até Santa Maria/ RS, onde estão sendo distribuídas onde houver maior necessidade. Doações no PIX admartyreseditora@gmail.com deverão ser feitas até o dia 18/05. Outras ações serão divulgadas diretamente no canal da rádio no Telegram.


É importante ressaltar que, em toda crise, os primeiros dias são os que mais mobilizam ajuda, depois a mesma vai decaindo, seja por falta de tempo ou recursos dos voluntários e doadores. Por isso, quem puder, lembre que a situação levará meses para normalizar minimamente, e que muita gente perdeu tudo com o desastre. Passadas as ações emergenciais das primeiras semanas, fique atento às campanhas de longo prazo, pois a crise apenas começou. Enfim, tem gente tentando ajudar de forma séria, grupos pequenos dando bons exemplos e inspirando mais gente. Que isso se espalhe. E nunca fique de braços cruzados, esperando ajuda de governo algum. Cobrar os poderes governantes, sim, mas confiar e esperar, jamais. Mesmo sendo pouco, cada doação é importante. Há muitas iniciativas sérias acontecendo: de pessoas, canais, grupos, ONGs e igrejas, mas tome cuidado com os golpes e fique atento às pessoas que só querem se promover e sinalizar virtudes, sendo movidas pelo ego.


E um último recado, aos que misturam política com ajuda humanitária: roupas, comidas e remédios comprados pelo progressista, pelo conservador, pelo liberal ateu ou pelo cristão, têm o mesmo valor para quem está passando dificuldades. Faça sua parte! - A.N.

::: DICA IMPORTANTE :::


Um aluno da UFRGS criou a página AjudaRS onde reúne TODAS as informações sobre as enchentes em lugares do RS. Informa lugares de risco, localização de abrigos, resgates de barcos, o que doar, números para ligar, pessoas resgatadas e mais. Compartilhe o link para ajudar!


[ 2 ] Festival de aberturas da TOHO Animation:

Comemorando a marca de 3 milhões de inscritos, o canal oficial da distribuidora TOHO Animation lançou uma maratona com dezenas de vídeos de abertura de séries em animê, sem os créditos e com a imagem limpa. São 2h44min com aberturas marcantes, repletas de canções de sucesso.


Fundada em 2012 como parte da gigante TOHO Company, a TOHO Animation atua na produção, financiamento e distribuição de produções em animê. Como distribuidora, é uma das três maiores do país. Entre as obras com algum envolvimento da TOHO e que fazem parte do festival de aberturas, séries como Psycho-Pass, Haikyu!!, Yowamushi Pedal, My Hero Academia, Dr, Stone, SPY x FAMILY, Frieren e a Jornada Para o Além e vários outros títulos. As aberturas estão distribuídas no vídeo especial e várias também foram disponibilizadas separadamente.


A exibição especial teve início no dia 11 de maio e irá se estender até 23h59 do dia 24 de maio. Lembrando que é no fuso horário japonês, que no Brasil equivale às 11h59 do mesmo dia.



[ 3 ] Encontrada animação japonesa de mais de 100 anos:


No início de maio, foi anunciada no Japão pela emissora NHK a descoberta de um antigo animê educativo que teria sido produzido em 1923. Chamado de Dental Health, é um curta-metragem mudo com quase 9 minutos de duração. A autoria, por identificação de estilo, é atribuída a Seitarô Kitayama (1888~1945), um dos pioneiros da animação japonesa.


A indústria do animê comemorou seu centenário em 2017, mas o mais antigo registro de frames animados no Japão data de 1907. Saiba mais aqui.

Cena de Dental Health (1923).

[ 4 ] Vídeo musical: AKOGARE, um conto sobre família e determinação.


A nova canção do astro do J-pop Takaya Kawasaki é uma canção sentimental emoldurada por um belo video promocional lançado no último dia 10 de maio. É um vídeo com história, um curta-metragem no qual não é preciso entender as palavras ditas na canção "Akogare" ("Inspiração" ou "Anseio"). Basta acompanhar atentamente e se deixar envolver pela atmosfera, pois a narrativa visual é excelente.


O vídeo é estrelado por Ryunosuke Akana, no papel de um boxeador que recorda a relação com os pais em um momento decisivo. A direção é de Toshitsugu O-no, com produção do estúdio COLORS.


Takaya Kawasaki está em preparativos para uma turnê pelo Japão a partir de julho.

"Akogare" ~ あこがれ

Letra e melodia: Takaya Kawasaki

Intérprete: Takaya Kawasaki


[ 5 ] 50 anos de Ultraman Leo:


O Canal Barão von Douglas irá realizar uma live especial pelos 50 anos da série Ultraman Leo. O personagem é um dos mais importantes do Universo Ultra clássico e participou de muitas produções modernas da Tsuburaya Productions. A live acontecerá no dia 15 de maio (quarta-feira), às 20h00.


::: T O M E N O T A :::

>>> Os compradores que apoiaram, via Catarse, o gibi do mangá nacional Pó Pó Pó Fighters [ver Boletim 94], já estão recebendo seus exemplares. Voltado ao público infantil, é uma leitura curtinha, ágil e divertida assinada pelo promissor Michel VP, um dos colaboradores do coletivo Estúdio Armon, iniciativa independente que produz mangá nacional há 11 anos.


>>> O mangá Frieren e a Jornada Para o Além entrou em hiato no Japão, sem previsão ainda para seu retorno. No último dia 8, foi lançado o episódio que marca uma pausa nas aventuras da elfa que conquistou o público. A saga é publicada em episódios mensais na versão mensal da revista Shonen Sunday. No Brasil, o mangá de Frieren é editado pela Panini Comics.


>>> Segundo divulgou o site Anime United, algumas empresas japonesas, com apoio do governo local, estão investindo milhões de dólares no desenvolvimento de um sistema de IA para tradução de mangá para vários idiomas. Um dos objetivos, além da economia a médio e longo prazo, é oferecer mangás traduzidos oficialmente antes dos sites de pirataria. A medida é péssima e este site se posiciona fortemente contra o avanço da IA sobre áreas da criatividade e produção intelectual, conforme explanado em artigos aqui publicados. Confira a notícia completa no Anime United.


>>> Toda segunda-feira, às 19h00, toca uma Playlist Sushi POP na Shock Wave Radio, pelo site e aplicativo. Uma hora com muito pop e rock japonês, além de temas de animê e tokusatsu. No programa desta segunda, dia 13, canções selecionadas de X Japan, Kamen Rider Girls, Ado, Takeshi Tsuruno, Babymetal e vários outros artistas.


 >>> Nos dias 25 e 26 de maio, acontece em São Paulo (capital) mais uma edição do evento BUNKA MATSURI, promovido pelo Bunkyo - Associação Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social. - Maiores informações: Bunka Matsuri 2024



 

::: COMO APOIAR O SUSHI POP :::


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação única de pelo menos 10 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 10,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Caso prefira, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::



Комментарии


bottom of page