top of page

Frieren - O mangá

Uma história sobre amizade, amadurecimento e a importância de se honrar um legado.

Heiter, Frieren, Himmel e Eisen: Amizade eternizada.

Em um ambiente fantasioso típico de jogos de RPG do gênero "Espada e Magia", um despretensioso mangá conta uma história poderosa sobre amizade, permeada com nobreza e um toque de melancolia. Grande sucesso desde sua estreia em 2023, a série em animê Frieren e a Jornada Para o Além conquistou o público em vários países com uma história sentimental e uma protagonista carismática. E tudo começou com um mangá que, desde o começo, trouxe algo de novo para o ambiente do mangá shonen (para garotos adolescentes).


Frieren é uma elfa de grande poder mágico que empreende uma batalha contra o poderoso e temido Rei Demônio ao longo de 10 anos, acompanhado um grupo de heróis. A equipe é formada pelo espadachim heroico Himmel, o sacerdote Heiter e o anão guerreiro Eisen. Após a grande saga que termina com a vitória que libertou toda uma população do domínio do tirano, cada um segue seu caminho, mas manifestam o desejo de se encontrarem novamente para celebrar a forte amizade que se formou. Uma chuva de meteoros, que ocorre a cada meio século, marca a despedida do grupo.


Cinquenta anos se passam e Frieren, que nem sentiu que ficara tanto tempo afastada, retorna à cidade que libertou para visitar seus amigos, a fim de cumprir a promessa de verem novamente a chuva de meteoros.


Sendo uma elfa com mais de mil anos de idade e com muitos séculos pela frente, ela nunca se apegou muito a lugares e pessoas, sempre sentindo que tinha todo o tempo do mundo para explorar novos lugares e aprender novas magias. Retornar aonde viu seus amigos pela última vez a traz para uma realidade desconhecida e dolorosa.

A arte de Tsukasa Abe.

O outrora galante herói Himmel está bem idoso, já no fim da vida. Heiter e Eisen também estão idosos, e somente este último ainda conserva algum vigor. Frieren se sente confusa e, quando Himmel morre em paz, ela sente um choque de arrependimento avassalador. Ela nunca havia sentido uma perda dão dolorosa, sempre havia sido superficial com as pessoas, mesmo convivendo de maneira próxima. Ela passa a querer conhecer melhor os humanos, sentindo pela primeira vez como a vida para as pessoas comuns é breve e precisa ser significativa.


A pedido do velho sacerdote, Frieren se torna mentora da garota órfã chamada Fern, que possui enorme potencial para a magia, mesmo sendo apenas humana. Heiter a impedira de tirar a própria vida e a ensinou a ser forte. Frieren tenta também preservar a memória de Himmel, tanto pelo orgulho de ter lutado a seu lado, quanto pelo dever que sente para manter o legado vivo e não deixar que seus amigos sejam esquecidos.


Com muita frequência, Frieren se recorda de passagens de sua longa aventura ao lado de Himmel e os demais, sempre lamentando ter aproveitado tão pouco a curta vida de seus amigos. Também se recorda sempre dos momentos ao lado de sua mestra humana, a maga Flamme.


Acompanhada de Fern, a elfa resolve ir para as distantes terras no extremo norte do continente, um lugar onde se acredita que as almas repousem. Ela anseia se encontrar com Himmel mais uma vez.


E assim, as duas saem em viagem rumo ao mítico local, enfrentando muitos perigos no caminho. Com o tempo, Stark, o jovem aprendiz de Eisen, também se junta à jornada das garotas. Forte e mortífero com um machado, o rapaz também é um tanto tímido e ele nutre uma atração mal resolvida por Fern, que sente o mesmo. Stark tem seus rompantes de covardia, mas aprendeu, assim como seu mestre, a controlar o medo e agir para proteger os outros. O clérigo Sein (leia "Zain"), apegado aos vícios mundanos, também se junta ao grupo.


Sousou no Frieren (literalmente, "Frieren do Funeral") começou a ser publicada em abril de 2020 na revista semanal Shonen Sunday, da editora Shogakukan. A série continua sendo publicada até o momento desta resenha e doze volumes já foram lançados, sendo o mais recente de dezembro de 2023. Já em 2021, venceu o badalado Prêmio Osamu Tezuka e o Mangá Taishô. A versão em animê estreou em setembro de 2023, com produção do estúdio Madhouse e streaming para o Brasil licenciado pela Crunchyroll.


Lidando com temas densos de maneira leve, a saga de Frieren não é um típico mangá shonen. Estes geralmente são marcados, além da ação explosiva, por personagens vibrantes, com muitos gritos e dramaticidade. Em Frieren, o drama é mais maduro, os sentimentos são profundos e as lágrimas afloram de modo sentido, contido. Muitas vezes, a história parece mais um mangá seinen (para jovens adultos), com uma narrativa mais contemplativa e imagens serenas. Com Stark, porém, a narrativa ganha mais dinâmica e humor, com um típico herói shonen.


Frieren e a Jornada Para o Além oferece uma visão sensível e ao mesmo tempo serena sobre a brevidade da vida, sobre o valor da amizade e a importância de manter vivo um legado de luta e honra. Em tempos de desconstrução da figura do herói, Frieren vai na contramão, com uma valente garota que luta para manter vivo o legado de um homem que a inspirou e marcou profundamente. A jornada para o além é a própria vida, uma viagem de aprendizado e amadurecimento.

Stark, Frieren e Fern na versão animê.

FRIEREN E A JORNADA PARA O ALÉM

Título original: Sousou no Frieren ~ 葬送のフリーレン

Título internacional: Frieren: Beyond Journey´s End


Autores: Kanehito Yamada (roteiro) e Tsukasa Abe (desenhos)

Tradução: Camila Kanashiro

Formato: 13,7 x 20 cm

Total: 12 volumes ~ Ainda em produção (200 páginas cada, em média)

Lançamento no Brasil: Planet Manga ~ Editora Panini (2023)

Classificação indicativa (Brasil): 16 anos



 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


- Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor, faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 



::: LINKS RECOMENDADOS :::


(Lista de blogs sobre cultura pop)






 

bottom of page