top of page

SPY x FAMILY - Temporada 1, Fase 1

As aventuras de uma aparentemente normal e inofensiva família tradicional.

Loid, Anya e Yor Forger: Uma família como qualquer outra. Ou quase.

Guerra Fria é o termo que define o confronto não-armado, mas cheio de espionagem, propaganda política e ideológica, com muitas intrigas e ameaças que marcaram a relação tensa entre os Estados Unidos e a União Soviética, as maiores superpotências militares do planeta, entre o final da Segunda Guerra Mundial (1939~45) e o colapso da União Soviética em 1991, quando vários países ficaram independentes do comando de Moscou, na Rússia.


Em uma realidade muito parecida com a Europa dos anos 1970 (mais ou menos), o mundo vive um clima de Guerra Fria similar, mas entre os países vizinhos de Westalis e Ostania.


Vindo de Westalis para trabalhar secretamente em Ostania, vive o espião Twilight, um agente habilidoso, mestre dos disfarces e que age com bastante frieza no cumprimento de suas missões. Ele é um órfão que sofreu os horrores da guerra e se tornou um agente secreto para tentar evitar novas guerras e proteger a paz. A serviço da agência WISE, ele nunca questiona seus superiores, e acredita que tudo o que faz é para proteger a sociedade.


Em Ostania, seu principal apoio é o espião Franky, que se disfarça como um vendedor em uma pequena tabacaria.

Assumindo o nome de Loid Forger, um médico psiquiatra, Twilight se prepara para a mais inusitada missão de sua vida. Ele deve arranjar uma família de fachada, com uma criança que deve ser matriculada no colégio mais conceituado da cidade. Tudo para se aproximar do pai de uma criança específica, um alvo que ele precisa espionar as atividades a mando de seus superiores. Loid adota uma órfã que fora rejeitada por quatro famílias anteriormente, a pequena Anya.


Mas sem que o agente desconfie, Anya é uma fugitiva de um experimento científico, dotada do poder de ouvir os pensamentos das pessoas. Esperta, Anya sabe que ninguém pode saber de seu segredo, e diz ter seis anos (por ser a idade que Loid procura para adotar), mas é provavelmente um pouco mais nova. Bastante comunicativa, adora amendoins e age como uma criança normal na maior parte do tempo.


Carente e amorosa, Anya consegue derreter o coração do frio espião, que precisa matricular ela no concorrido Colégio Eden, pois é lá que estuda Damian, filho do poderoso político nacionalista Donovan Desmond. É Donovan o alvo da Operação Strix, e Twilight precisa se aproximar dele sem despertar suspeitas. O colégio, no entanto, exige uma entrevista com os pais de cada criança que entra na instituição, e é aí que Loid descobre que precisa de uma esposa urgente.

Yor Briar é uma funcionária pública de 27 anos, meiga e pacata aos olhos da sociedade, sendo muito ligada a seu irmão, Yuri, também um funcionário público. Sua atitude é fachada para uma assassina profissional conhecida como Thorn Princess, que adora matar muitas pessoas. No entanto, é incapaz de levantar um dedo contra uma criança.


Com a crescente paranoia na sociedade sobre a presença de espiões do país inimigo, ela começa a questionar se não seria bom ele arrumar um namorado ou mesmo um marido, pois sozinha ela levanta suspeitas perante a sociedade conservadora de Ostania. O destino acaba aproximando Loid e Yor, que aceitam fingir serem casados, tendo cada um seus objetivos e sem desconfiar sobre a vida dupla um do outro. A única que sabe o que acontece é Anya, que fica encantada com a rotina de aventura que seus novos pais vivenciam.


Apesar de forjada a partir de mentiras e interesses escusos, surgem sentimentos bons e genuínos entre eles, com Yor se afeiçoando e querendo muito proteger Anya. E Loid se preocupa em proteger as duas e evitar que qualquer coisa as prejudique ou ameace. De todos, ele é o que mais se transforma com a nova situação.


Foi com muito humor, ternura e boas doses de ação e violência, que o mangá SPY x FAMILY (Nota: O "x" não se pronuncia neste caso) conquistou o público em vários países.

Bastidores


A série foi inicialmente planejada para ser dividida em duas temporadas: Uma com 12 episódios que estreou em 9 de abril de 22, e outra com 13 programada mais para o final do ano. Mas, com o sucesso muito além do esperado, esse planejamento deve mudar e gerar mais animações.


SPY x FAMILY surgiu como mangá digital em março de 2019, em episódios quinzenais no site e aplicativo Shonen Jump +, com seus capítulos sendo compilados depois em volumes impressos pela Editora Shueisha. No total, nove volumes já foram lançados, com mais de 18 milhões de cópias em circulação, segundo levantamento do início de maio de 2022. Seu autor é Tatsuya Endo, nascido em 1980 em Ibaraki, região de Kanto, não muito longe de Tokyo, a capital do Japão.


Endo já havia produzido diversas obras, como TISTA, Gekka Bijin e PMG-0, mas nada perto do sucesso que teria com SPY x FAMILY. Em 2018, ele produziu a história fechada I SPY, uma comédia romântica de ação que contava o envolvimento de um espião com uma colegial que estava longe de ser uma garota comum. A história pode ser considerada um protótipo de SPY x FAMILY, e a partir daí ele desenvolveu um dos maiores sucessos dos últimos tempos. O editor Shihei Lin tem grande mérito nesse sucesso, pois incentivou o autor e insistiu em certos elementos da história em que ele acreditava haver grande potencial, como a presença de Anya.


No Brasil, o mangá é publicado pela Panini Comics desde 2020 e o animê é exibido via Crunchyroll simultaneamente ao lançamento de cada episódio no Japão. Com duas semanas de diferença, os episódios têm suas versões dubladas sendo veiculadas também. A dublagem ficou a cargo do estúdio DUBRASIL, com o elenco principal formado por Guilherme Marques (Loid), Maíra Paris (Yor) e Nina Carvalho (Anya).

Uma pequena reflexão:


Com sua encantadora exaltação do amor e dos laços familiares, SPY x FAMILY tem conquistado fãs pelo mundo. É perceptível também que aparecem em cena casais com filhos com frequência, o que pode ser um tipo de propaganda para o povo japonês, cuja existência está ameaçada num futuro não tão distante, devido ao baixo índice de natalidade.


Pode ser ingenuidade achar que um animê ou um mangá podem influenciar os jovens do país a ponto de fazer aumentar o número de casais com filhos, mas achar que o efeito é nulo é subestimar o poder da cultura pop na formação do imaginário.


O tempo irá mostrar se houve ou não influência de SPY x FAMILY na recuperação de índices de natalidade no Japão, mas é inegável que, para um país que sofre com a falta de novas famílias sendo formadas, é muito melhor uma obra que exalte algo tão importante, ao invés de uma desconstruindo e ridicularizando tal instituição. E mesmo sendo uma família disfuncional, os Forger desenvolvem profundos laços afetivos, como um núcleo familiar de verdade. Que é o que, no fundo, eles se tornam.


Independente de tais questões, os Forger são a família mais divertida a surgir no mangá e no animê nos últimos tempos. E, mais importante que tudo isso, a fofura de Anya representa a inocência a ser protegida por todos nós.



Na capa da conceituada revista Newtype.

::: FICHA TÉCNICA :::


Título original: SPY x FAMILY ~ スパイファミリー

Estreia no Japão: 09/04/2022 (TV Tokyo)

Total: 12 episódios (Temporada 1) + 13 (Temporada 2)


EQUIPE DE PRODUÇÃO


Criação: Tatsuya Endo Composição da série e direção geral: Kazuhiro Furuhashi

Roteiro: Tomomi Kawaguchi, Rino Yamazaki, Daishiro Tanimura

Character design: Kazuaki Shimada

Trilha sonora (BGM): Makoto Miyazaki e Shuhei Mutsuki [(K) NoW_NAME]

Story-boards: Kazuhiro Furuhashi, Tatsuyuki Nagai e outros.

Direção geral de animação: Kazuaki Shimada, Kyoji Asano e outros.

Produtores: Masaya Saito, Masama Murakami, Mirai Yamauchi, Tetsuya Nakatake, Yuichi Fukushima e Takako Yamamori

Produção: WIT STUDIO x CloverWorks Distribuição: TOHO Versão brasileira: DUBRASIL


ELENCO ~ Vozes originais:

Loid Forger/ Twilight: Takuya Eguchi Yor Forger/ Thorn Princess: Saori Hayami Anya Forger/ Cobaia 007: Atsumi Tanezaki

Franky Franklin: Hiroyuki Yoshino

Yuri Briar: Kenshou Ono Prof. Henry Henderson: Kazuhiro Yamaji Prof. Walter Evans: Hiroshi Yanaka Prof. Murdock Swan: Jin Urayama

Damian Desmond: Natsumi Fujiwara Becky Blackbell: Emiri Kato


***************





- Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com (O PIX tem sido mais usado, mas ainda mantenho o Apoio Coletivo como forma preferencial de arrecadação.)


- Compartilhe este post em suas redes sociais! Ajude o Sushi POP a chegar a mais leitores.

bottom of page