top of page

Boletim Sushi POP 128

Nesta edição: GeGeGe no Kitarô, Shogun, Ricardo Cruz, o adeus a Eiji Kawamura, as referências bíblicas em Jaspion, e mais!

GeGeGe no Kitarô, nova edição de Shogun e Momo Asakura (TrySail).
GeGeGe no Kitarô, nova edição de Shogun e Momo Asakura (TrySail).

[ 1 ] Ado e o tema de GeGeGe no Kitarô:


A cantora Ado gravou sua versão para o tema de abertura do clássico animê GeGeGe no Kitarô, ícone do terror japonês, criação de Shigeru Mizuki (1922~2015). A gravação foi feita especialmente para ser o tema de abertura da mais recente adaptação da obra, que estreou no último dia 6 de abril. GeGeGe no Kitarô (ou "Kitarô do Túmulo") estreou em 1960 como mangá (9 volumes no total) e tem sido um grande sucesso até hoje, com numerosas adaptações em animê e live-action. Grande admiradora da série, a versão de Ado foi conhecida primeiro na série, com uma versão curta. No último dia 15, saiu finalmente a versão completa, já disponível em diversas plataformas digitais. Estrela em ascensão no mainstream japonês e sem jamais revelar sua identidade, Ado fará seu primeiro show no Brasil em agosto, como parte de sua turnê mundial.


"GeGeGe no Kitarô"

Letra: Shigeru Mizuki / Melodia: Taku Izumi / Arranjo: Maigo Hanyuu

Intérprete: Ado


Abaixo, um vídeo em homenagem ao personagem, lançado para promover a versão de Ado:


[ 2 ] SHOGUN - Aclamado livro ganha nova edição:


Do press release:

A Editora JBC lança o livro de ficção histórica que deu origem à premiada série da Disney+ Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão, de James Clavell. O romance é baseado em fatos e personagens da história japonesa e revive momentos marcantes do Japão do século XVII.


A saga de James Clavell é um dos grandes best-sellers de todos os tempos e retorna ao Brasil, desta vez em uma nova edição pela JBC, com glossário e ilustrações inéditas criadas pelo artista Guilherme Match e com projeto de arte de Gabê Almeida.


A história, que narra a chegada do primeiro inglês ao Japão, ganhou uma adaptação em série produzida pela Disney/FX e foi a grande vencedora do Emmy, o Oscar da televisão Americana, conquistando 18 prêmios na edição de 2024. Após a repercussão mundial do sucesso de crítica e público, foi anunciada a produção de mais duas temporadas, que darão continuidade à dinastia de Toranaga.


O novo projeto do livro Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão tem 1120 páginas, passou por uma nova revisão por Fábio Bonillo, revisão de termos japoneses por Luiz Kobayashi e inclui um glossário inédito com termos para transformar a experiência de leitura em uma verdadeira imersão na História do Japão.


Com formato 15,8 x 23,0 cm, capa com acabamento em verniz localizado, fitilho e sobrecapa. O livro poderá ser encontrado nas principais livrarias e comic shops do Brasil com preço de capa a R$ 184,90. 


[ 3 ] O adeus a Eiji Kawamura:

Eiji Kawamura: músicas para SPT Leyzner, Kamen Rider BLACK, Locke The Superman e Dairanger, entre outros.
Eiji Kawamura: músicas para SPT Leyzner, Kamen Rider BLACK, Locke The Superman e Dairanger, entre outros.

No último dia 13, faleceu o renomado compositor de trilhas sonoras e arranjador Eiji Kawamura, aos 78 anos. A causa da morte não foi divulgada.


Nascido em 6 de dezembro de 1946, seu primeiro instrumento foi a guitarra. Tocou na noite e foi músico de estúdio, antes de ganhar destaque como arranjador, que é o profissional que escreve as partituras para os diferentes instrumentos que vão tocar em uma peça musical. Sempre com grande domínio técnico, é o arranjador quem dá a atmosfera para uma canção ou trilha sonora, e nisso Eiji Kawamura era um mestre.


Na década de 1980 começou a trabalhar na composição e arranjo de canções e trilhas sonoras (músicas de fundo), conseguindo grande destaque com Kamen Rider BLACK (1987) e sua sequência, BLACK RX (1988). No campo do tokusatsu, ainda fez trilhas para Lady Cop (1991), Dairanger (1993), Kamen Rider ZO (1993), Kakuranger (1994), Kamen Rider J (1994) e B-Fighter (1995). Em animê, compôs músicas para Locke The Superman (1984), SPT Leyzner (1985), Guyver (1992) e Black Jack (1996), tendo desenvolvido trilhas sonoras para muitos filmes e seriados diversos. Eiji Kawamura construiu uma grande carreira e deixou sua marca entre os fãs de super-heróis japoneses. Que descanse em paz e Deus conforte sua família.


[ 4 ] Nova canção do grupo TrySail:

TrySail: Shiina Natsukawa, Momo Asakura e Soya Amamiya.
TrySail: Shiina Natsukawa, Momo Asakura e Soya Amamiya.

No último dia 13 de maio, o grupo TrySail lançou seu novo single, intitulado "Astride". A canção é tema do longa-metragem chinês de animação Table Tennis Girl - Beyond The Flash, que estreou no Japão no dia 16.


O TrySail é formado pelas cantoras, dubladoras e atrizes vocais Momo Asakura, Sora Amamiya e Shiina Natsukawa. Elas estão comemorando 10 anos de atividades em grupo, tendo lançado cinco álbuns de estúdio e diversos singles, sendo vários deles para trilhas sonoras. A nova canção já está disponível em diversas plataformas digitais.


"Astride" Letra: Miho Karasawa / Melodia e arranjo: Masashi Kanazaki Intérprete: TrySail


[ 5 ] Novo mangá: FOBIA

A Editora JBC traz ao Brasil o mangá Fobia, de Katsunori Hara (história) e Yukiko Goto (arte). Dividido em três volumes, o mangá consiste em várias histórias, cada uma abordando um tipo de fobia, com bastante suspense e terror.


O volume 1, com formato 15 x 21 cm e 200 páginas, chega no final do mês em livrarias e comic shops. Preço de lançamento: R$ 59,90. Classificação indicativa: 16 anos.


[ 6 ] Referências bíblicas em Jaspion.

O canal Jeff o Historiador lançou um vídeo sobre as referências bíblicas em Jaspion. Tem partes interessantes, como a análise da figura do profeta Edin, as analogias contidas no nome de Daileon, na figura do Pássaro Dourado e em outros elementos da série. O que prejudica o vídeo é a irritante locução feita por Inteligência Artificial (igual a inúmeros outros canais), o vasto uso de imagens genéricas por IA (até na capinha do vídeo) e a redação parece ter sido enriquecida artificialmente para ganhar volume, com um texto prolixo. Defeitos e problemas à parte, o vídeo tem pontos bem interessantes.


Em tempo: Jaspion teve 42 de seus 46 episódios escritos por Shozo Uehara, um roteirista católico que começou na Tsuburaya Productions.

[ 7 ] Ricardo Cruz e a versão acústica do tema de Demon Slayer:

Ricardo Cruz: 20 anos de carreira musical.
Ricardo Cruz: 20 anos de carreira musical.

Ricardo Cruz, membro honorário do JAM Project, está comemorando 20 anos de atividades profissionais como cantor, e irá celebrar com um show repleto de convidados. A apresentação será em São Paulo, capital, no próximo dia 25 de maio. Confira maiores informações e adquira seu ingresso no site da Sympla.

O artista também lançou, no último dia 16 de maio, uma versão acústica do tema original de Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba, dentro do projeto Anison Lab, que mantém com o músico Lucas Araujo.


"Gurenge" Letra: LiSA / Melodia: Kayoko Kusano / Arranjo: Lucas Araujo (Anison Lab) Intérprete: Ricardo Cruz (Anison Lab)


::: DICAS, NOTÍCIAS e LEMBRETES :::

  • No dia 20 de maio, abre oficialmente a campanha de financiamento coletivo da revista Herói 30, uma edição comemorativa pelos 30 anos da icônica publicação.

    www.catarse.me/revistaheroi


  • No dia 30 de maio, estreia no Japão uma compilação para cinema de Jujutsu Kaisen, intitulada Jujutsu Kaisen - Hidden Inventory/Premature Death Arc.


  • No Rio de Janeiro, já está marcada a terceira edição do evento Rio Nippon, voltado à cultura japonesa. Será no dia 13 de julho, no espaço da Biblioteca Parque Estadual, na capital carioca. Diversas atrações estão sendo agendadas e você pode acompanhar as informações através do perfil oficial no Instagram. Venda de ingressos aqui.


  • O evento de games, cultura pop e nostalgia RETROCON terá sua próxima edição entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, na capital paulista. Jogos clássicos, revistas e muita cultura pop em um grande festival, com diversos expositores e convidados já confirmados e prestes a serem anunciados. Confira as informações e adquira seu ingresso no site oficial.


  • O espaço do Bunkyô irá abrigar mais uma vez o Gibi SP Festival. A quarta edição do evento acontecerá nos dias 6 e 7 de setembro de 2025, com vários autores e expositores já confirmados. Acompanhe as atualizações através da conta oficial no Instagram.


  • Próximos reviews no Sushi POP: Mangaká da Favela (mangá) e Sharivan (tokusatsu).



COMPRE AQUI
COMPRE AQUI

Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?

Envie mensagem pelo formulário de contato.


Apoio financeiro:

Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao trabalho feito em prol da cultura pop japonesa, através do PIX: nagado@gmail.com 


Lista de desejos: Para quem quiser colaborar com materiais, há uma lista de desejos na Amazon.


LINKS RECOMENDADOS:


Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV

Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador

Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR
Canal Barão von Douglas
Canal Barão von Douglas





Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page