top of page

Boletim Sushi POP 132

Atualizado: 5 de jul.

Nesta edição, um editorial sobre o futuro do site. E ainda: Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa, a estrela Okayu, live sobre Ultraman Tiga e mais!

Ultraman Tiga, festival Gueinosai e Okayu.
Ultraman Tiga, festival Gueinosai e Okayu.

EDITORIAL - FUTURO DO SITE

Salve, pessoal!


Gostaria de dirigir algumas palavrinhas aos poucos, porém prezados leitores deste site.

O Sushi POP original surgiu em 2008, quando blogs ainda eram relevantes. Desde 2021, venho mantendo um formato mais estruturado, alternando matérias, artigos e notícias. Este site tem o bloco de notícias, que é o Boletim Sushi POP. São postagens normalmente semanais, o que é irrisório para acompanhar notícias, visto que há uma infinidade da canais no YouTube e perfis em redes sociais totalmente dedicados a cobrir notícias em tempo real.


Assim como a internet tornou obsoletas as publicações impressas com notícias, é igualmente obsoleto agrupar notícias selecionadas em um boletim semanal. Até por quê, as notícias sobre grandes obras e grandes franquias já possuem assessoria de comunicação, que é multiplicada por inúmeros criadores de conteúdo e fãs dedicados. Sobre isso, quem acompanha o Boletim Sushi POP percebeu que divulgo aqui muita coisa fora do radar da imprensa especializada em cultura pop japonesa. Esse é o caminho para oferecer um conteúdo que não é exaustivamente esmiuçado na mídia nerd/geek/otaku. Em linhas gerais, tem sido assim, mas pretendo reforçar esse caminho mais alternativo e independente, sempre com um olhar na nostalgia.


Com poucas exceções, não irei divulgar lançamentos de empresas consagradas ou grandes editoras. Já que não consigo acompanhar o hype de cada momento, melhor nem tentar. É totalmente desnecessário, por exemplo, ocupar linhas aqui divulgando semanalmente atrações do Anime Friends, que geram grande movimentação na web assim que são anunciadas. Algo que continuará normalmente são os reviews, tanto de mangás quanto de séries e filmes, algo que eu considero algo de grande importância. Obras de várias épocas, autores e estilos continuarão recebendo matérias de referência por aqui.


O Sushi POP atualmente é um blog de nicho muito reduzido, mas que é lido por outros criadores de conteúdo, que eventualmente se inspiram ou refletem sobre coisas escritas aqui. Não tem valor profissional, pois não gera renda, exceto em momentos pontuais. No entanto, escreverei sempre que puder ou tiver algo a dizer, pois escrever para mim tem função terapêutica, é um hobby e, sem dúvida, está em meu ikigai. Eu ainda escrevo profissionalmente e presto serviços editoriais eventualmente, mas o Sushi POP eu só mantenho por gostar de pesquisar e compartilhar informação e opinião.


O Boletim segue com pequenas modificações e não sairá toda semana. As dicas musicais irão continuar, trazendo lançamentos de artistas alternativos, veteranos ainda em atividade e artistas que não chamam muito a atenção do fandom brasileiro por não trabalharem com trilhas sonoras de animê ou tokusastu. Esta edição, inclusive, traz Okayu, uma cantora excelente que é desconhecida no Brasil, pois nunca cantou (ainda) uma anime song.


Notícias envolvendo algum hype poderão aparecer separadamente ou em editoriais, acompanhadas de comentários e com a independência de pensamento que marca minha longa trajetória.

Então, é isso. Obrigado por ainda acompanhar o que escrevo. Enquanto eu estiver por aqui, espero trazer algum conteúdo de qualidade sempre que possível.

Alexandre Nagado


1) Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa:


Como parte das comemorações pelos 130 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e os 117 anos da imigração japonesa no Brasil, o Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social está promovendo um grande evento no próximo final de semana na capital paulista. É a 58ª edição do Gueinosai - Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa.


Serão dois dias de celebração das tradições japonesas na dança e na música, com diversas entidades participando. Confira todas as atrações no site oficial.


Ministério da Cultura e Bunkyo apresentam:

58º Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa

Data: 28 e 29 de junho de 2025, início às 10h Local: Grande Auditório do Bunkyo Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo, capital (próximo ao metrô São Joaquim) Estacionamento terceirizado na R. Galvão Bueno, 540

Entrada franca – Solicita-se doação de alimentos não-perecíveis que serão encaminhados para entidades beneficentes.

Haverá sorteio de prêmios nos finais dos dois dias, participem!

Patrocínio: Grupo NK Apoio: Fundação Kunito Miyasaka, Diário Brasil Nippon e Jornal Brasil Nikkei

Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo


2) A canção "Jimon Jitou", de Okayu:

Okayu. Foto: Encore
Okayu. Foto: Encore

A cantora e compositora Okayu lançou seu novo trabalho, a canção "Jimon Jitou". O título é uma expressão japonesa que pode ser traduzida como "questionar a si mesmo", no sentido de ter um diálogo interno, uma reflexão em busca de respostar por si próprio. Segundo a artista, essa canção é sobre ter coragem para dar um passo à frente na vida, mesmo que derrame lágrimas, sempre acreditando no futuro. Existem muitas canções desse tipo na cultura japonesa, e Okayu passou sua mensagem com aquele clima solene de tempos antigos.


Okayu, nascida em 21 de junho de 1991 como Yuka Sakamoto, começou a carreira cantando e tocando ao vivo em praças e bares, e aos poucos foi entrando no circuito profissional. Seu primeiro álbum independente saiu em 2017, e em 2019 estreou por uma grande gravadora, no caso a Victor Entertainment. Suas canções trazem a essência da Era Showa (1925~1988) e são influenciadas pela canção tradicional enka. Ela também é modelo, apresentadora e DJ, sendo uma celebridade da mídia em seu país. "Okayu" é um tipo de mingau de arroz, mas no caso da cantora, o apelido surgiu de um anagrama de seu nome verdadeiro, Yuka.


O single de Jimon Jitou saiu em mídia física no último dia 18 de junho e também está disponível em diversas plataformas digitais, com três versões, com diferentes canções complementares: versões Jisenjo, Kuwana e Shibuyoru.


"Jimon Jitou" ~ ジモンジトウ

Letra e melodia: Okayu Intérprete: Okayu


3) Live sobre Ultraman Tiga:

Ultraman Tiga, de 1996.
Ultraman Tiga, de 1996.

O icônico herói Ultraman Tiga surgiu em uma das séries mais importantes da franquia Ultraman, tendo renovado o interesse do público na década de 1990.


A próxima live no Canal Túnel do Tempo TV irá abordar os bastidores da produção e trazer diversas informações para entender como Tiga foi um recomeço para a Tsuburaya Productions. Falaremos sobre episódios marcantes, aparições após a série clássica e como o personagem passou a integrar o Universo Ultra. ATUALIZAÇÃO: Data: 01/07 (terça-feira) Horário: 20h30



::: DICAS, NOTÍCIAS e LEMBRETES :::

Thorvand
Thorvand
  • Conforme anunciado no Boletim 125, o desenhista Crisrobert Caires está trabalhando em mais um álbum independente para seu personagem Thorvand, intitulado A Essência da Coragem. Será lançado no segundo semestre deste ano.


  • O cantor Ricardo Cruz anunciou o próximo lançamento de sua Editora Mozu: um Guia Visual Definitivo dedicado à série Kamen Rider BLACK, sucesso de 1987 exibido na extinta TV Manchete. Até hoje, é um dos heróis mais queridos do fandom brasileiro e foi a escolha natural após o sucesso dos livros dedicados ao Jaspion e ao Jiraiya.


  • Um dos próximos títulos da coleção Biografia Ilustrada, publicada pelo consórcio Editora Criativo/GRRR!, será sobre o aclamado autor e desenhista Arthur Garcia. Conhecido por seus livros ensinando técnicas de mangá, Arthur já trabalhou com quadrinhos de diversos personagens japoneses licenciados no Brasil, como Jaspion, Changeman, Maskman e a franquia Street Fighter.


  • Em agosto, acontece em São Paulo (capital) a primeira edição do Comic Market Brasil, um evento que une workshops, empreendedorismo e promove o contato de artistas de HQ com o público em um só lugar. Seus organizadores prometem criar um ambiente ideal para estudantes de arte, artistas profissionais, empresários e investidores. Será nos dias 16 e 17 de agosto de 2025 em São Paulo, no bairro Vila Mariana. Maiores informações e compra de ingressos no site oficial.


  • O espaço do Bunkyô irá abrigar mais uma vez o Gibi SP Festival. A quarta edição do evento acontece nos dias 6 e 7 de setembro de 2025, com vários autores e expositores já confirmados. Acompanhe as atualizações através da conta oficial no Instagram.


Descubra aspectos da História e cultura do Japão através das lentes do entretenimento.
Descubra aspectos da História e cultura do Japão através das lentes do entretenimento.

ESPALHE CULTURA POP JAPONESA: Indique postagens do Sushi POP a seus contatos nas redes sociais!


APOIO FINANCEIRO:

Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao trabalho de décadas feito em prol da cultura pop japonesa no Brasil, através do PIX: nagado@gmail.com 


LINKS RECOMENDADOS:


Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV

Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador

Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR





Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page