top of page

Boletim Sushi POP 41

Nesta edição: Livro sobre o mestre dos quadrinhos Paulo Fukue. E mais: Lançamentos da Panini e JBC, Suzume nos cinemas brasileiros, Thorvand e Linhagem Geek!

1) Paulo Fukue - O Engenheiro de Papel


Um livro lançado no começo de dezembro traça a trajetória de um importante profissional dos quadrinhos e do mercado editorial brasileiro: Paulo Fukue.


Filho de imigrantes japoneses, Paulo Fukue publicou quadrinhos de todo tipo entre as décadas de 1960 e 70, brilhando na editora EDREL e depois na M&C. Depois, trabalhou na Editora Abril na divisão de revistas paradidáticas, onde mostrou sua criatividade e versatilidade em publicações como Destaque e Brinque, Recreio e Transfer, além de álbuns de figurinhas.


A obra aborda a vida da família Fukue no interior paulista, a ida de Paulo e seus irmãos para tentar a vida na capital e a jornada do autor pelos quadrinhos e revistas infanto-juvenis, refletindo diferentes momentos do mercado editorial brasileiro. Também faz um registro sobre sua vida pessoal, as dificuldades e tragédias que vivenciou, traçando um fascinante painel de um profissional autêntico e versátil. O apelido "engenheiro de papel" surgiu na Abril, quando ele foi um dos responsáveis por criar elaboradas miniaturas de papel para montar na revista Destaque e Brinque.

Uma trajetória fascinante.

O título faz parte da coleção Libro Vitae ~ Biografia Ilustrada, um projeto pessoal do editor e cartunista Marcio Baraldi, que visa preservar a memória dos quadrinhos brasileiros. Cada livro traz um registro sobre a vida e obra de grandes criadores e mestres do desenho e do roteiro, tudo acompanhado de imagens raras e fotos de acervos pessoais. Entre os livros já lançados, estão as biografias de Miguel Penteado, Julio Shimamoto, Gedeone Malagola, Minami Keizi e Franco de Rosa, entre outros.


Paulo Fukue - O Engenheiro de Papel

Autor: Alexandre Nagado Edição, seleção de imagens e supervisão: Marcio Baraldi

Formato: 21 x 28 cm, com 124 páginas

Lançamento: Editora Criativo/ Editora GRRR!


O livro pode ser adquirido nos sites abaixo:


2) Suzume no Brasil:


O novo e já aclamado filme de Makoto Shinkai, "Suzume" (título internacional), estreou no Japão no último dia 11 de novembro e arrecadou em apenas três dias cerca de quatro bilhões de ienes, ou aproximadamente 13,49 milhões de dólares.

A trama conta a história de Suzume, uma garota de 17 anos que vive em uma cidade pequena na região de Kyushu. Certo dia, ela encontra um rapaz misterioso que a leva a descobrir uma porta sobrenatural capaz de acessar locais distantes. Acidentalmente, Suzume libera as "Portas do Desastre", que começam a causar o caos pelo país. O filme é apresentado como uma viagem fascinante pelo Japão e uma jornada de amadurecimento.


Suzume no Tojimari tem character design de Masayoshi Tanaka, direção de animação de Kenichi Tsuchiya, direção de arte de Takumi Tanji, produção do estúdio CoMix Wave Film.


No Brasil, o longa será distribuído em alguns cinemas a partir de 13 de abril de 2023. A distribuição internacional está sendo feita através de parcerias envolvendo a Sony Pictures Entertainment, Wild Bunch International, Eurozoom e Crunchyroll.


3) O Direito de Não Gostar


O artigo "O Direito de Não Gostar", publicado aqui no Sushi POP na semana passada, foi tema de um vídeo do canal Linhagem Geek, postado no último dia 7. Nele, Gabriel e André Alba comentaram, leram trechos do texto e marcaram bem que estamos do mesmo lado.


Registro aqui meu fraterno agradecimento aos irmãos Alba e ao público de seu canal.


4) Lançamentos da Panini em 2023:

My Dress Up Darling

Entre os dias 1 e 4 de dezembro, aconteceu em São Paulo (capital) mais uma edição do evento CCXP - Comic Con Experience e, como de costume, as editoras participantes anunciaram vários lançamentos.


A Panini Comics, através de seu selo Planet Manga, irá lançar em 2023 títulos como Yofukashi no Utá ~ Call of The Night (por Kotoyama), Confusões do Primeiro Amor ~ My Love Mix-Up (por Aruko), Darwin Shihen (por Shun Umezawa), Vanitas no Carte ~ The Case Study of Vanitas (por Jun Mochizuki), The Elusive Samurai (por Yusei Matsui) e outros. A maioria dos títulos pertence à demografia shonen (garotos adolescentes), exceto Kieta Hatsukoi, que é shojo (meninas adolescentes).


Um dos mais aguardados títulos, dentre os anunciados na última CCXP, sem dúvida está o mangá para adultos (demografia seinen) Sono Bisque Doll ~ Minha Adorável Cosplayer (por Shinichi Fukuda), que inspirou um grande sucesso recente do animê. A série também é conhecida pelo título internacional My Dress Up Darling.

Miraculous - As Aventuras de Ladybug

Entre os lançamentos anunciados para 2023, serão publicadas séries baseadas em franquias ocidentais, como Star Wars e Miraculous - As Aventuras de Ladybug.


O mangá de Ladybug tem roteiro de Koma Warita e arte de Riku Tsuchida, sendo publicado no Japão desde 2021. Sobre Star Wars, serão dois mangás, baseados em romances de Claudia Grey. O primeiro é Star Wars: Estrelas Perdidas, em três volumes com texto e arte de Yusaku Komiyama. O segundo é Star Wars: Leia, Princesa de Alderaan, com quatro volumes produzidos por Haruichi.


Finalmente, a Panini também anunciou que irá lançar edição impressa de Elden Ring - A trilha para a Térvore (de Nikiichi Tobita), que já é distribuído no Brasil em formato digital.


Os primeiros lançamentos de 2023 devem acontecer em fevereiro, começando por Star Wars: Estrelas Perdidas, Sono Bisque Doll, Confusões do Primeiro Amor e The Elusive Samurai, que já estão em pré-venda.


5) Novos títulos da JBC para 2023:

Livro comemorativo de Fullmetal Alchemist

Durante a CCXP 22, a Editora JBC anunciou diversos lançamentos, e a lista inclui títulos como Mermaid Scales and The Town of Sand, em dois volumes (por Yoko Komori), ZOM 100: Bucket List of Dead (por Haro Aso e Kotaro Tanaka), The Fable (de Katsuhisa Minami). Outra grande novidade da JBC foi o anúncio de que a editora vai publicar dois clássicos de Osamu Tezuka: Os lendários mangás Phoenix ~ Hi no Tori e Astro Boy ~ Tetsuwan Atom.


Em 2023, a JBC também vai publicar uma nova compilação dos Cavaleiros do Zodíaco, intitulada Saint Seiya - Final Edition (por Masami Kurumada), que trará três capítulos inéditos do autor. Outro dos grandes destaques anunciados pela JBC é o livro Fullmetal Alchemist: 20th Anniversary Book onde Hiromu Arakawa conta sobre o processo de criação, fala sobre os personagens e ainda apresenta um conto inédito.

Mas o grande diferencial da JBC entre as editoras nacionais que trabalham com mangá, está o significativo investimento no trabalho de autores nacionais. Para 2023, o selo Start! irá publicar Quack: O Caminho do Vento (de Kaji Pato, em reedição), Como Fazer Mangá (de Raoni Marqs) e, pelo selo JBStudios, virá o mangá nacional de Jiraiya - O Incrível Ninja (por Chris Tex e Santtos), dando continuidade à saga do herói do famoso seriado tokusatsu.


6) Novo álbum de Thorvand em produção:

O consagrado personagem da HQ nacional independente, Thorvand, já tem um novo álbum em produção: Thorvand - Terror no Lago Negro. A nova aventura deve sair no começo do segundo semestre de 2023, com as assinaturas de Crisrobert Caires (criação e arte) e Marta Caires (roteiro). - Adquira os álbuns de Thorvand aqui.


*****************************

Confira todas as edições do Boletim:

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural em diferentes mídias, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nossos parceiros:





bottom of page