top of page

Boletim Sushi POP 16

Nesta edição: A Divina Comédia de Go Nagai, nova canção das Kamen Rider Girls, as animações do canal Animist e uma live sobre as origens do tokusatsu!

O poeta Dante, presenciando os horrores do Inferno. Detalhe da capa da edição italiana.

1) A Divina Comédia de Go Nagai:


A Divina Comédia é uma obra clássica da literatura universal, escrita pelo autor florentino (Florença é atualmente parte da Itália) Dante Alighieri (1265~1321). Em linguagem poética, é narrada, com riqueza de detalhes, uma visita do autor ao Inferno, ao Purgatório e ao Paraíso, respeitando a visão católica sobre esses lugares.

As edições brasileiras da NewPOP.

Concebida com muito conhecimento histórico, filosófico e teológico, a Divina Comédia influenciou toda a cultura ocidental. Foi escrito no século XIV e sua edição mais famosa veio no século XIX, quando recebeu ilustrações belíssimas do francês Gustave Doré (1832~1883).


Sua versão em mangá será lançada no Brasil pela Editora NewPOP., sendo obra do lendário autor Go Nagai, um grande fã do trabalho de Dante Alighieri. Trechos do texto original foram adaptados e Go Nagai, que tem um traço estilizado e expressivo, chegou a desenhar partes da obra praticamente decalcando as ilustrações realistas de Doré, tamanha sua devoção ao clássico.

Ilustração de Gustave Doré (esquerda) e a homenagem de Go Nagai.

Nascido em 1945, Go Nagai é famosos pelos clássicos Mazinger Z, Devilman e Cutie Honey, sendo um autor conhecido por obras violentas e muitas vezes profanas, refletindo uma visão iconoclasta e provocadora. Produziu obras infantis, juvenis e adultas, passando pela aventura, comédia, terror, erotismo e ficções distópicas, sendo um dos autores mais reverenciados e polêmicos de sua geração.


Sua versão da Divina Comédia em mangá foi publicada entre 1994 e 95, originalmente sendo compilada em três volumes, mas com dois volumes dedicados ao Inferno, um tema que sempre o fascinou, e um outro reunindo as passagens pelo Purgatório e Paraíso. Depois, foi reorganizado em dois volumes, com um volume maior compilando todo o segmento dedicado ao Inferno. A edição brasileira da NewPOP seguirá essa divisão em duas partes.


O volume 1, com 368 páginas, tem lançamento previsto para julho de 2022.


2) Kamen Rider Girls - Novo trabalho

Tomomi Jiena, Hitomi e Chisato, as Kamen Rider Girls.

O grupo Kamen Rider Girls é uma unidade de idols que cantam e dançam, em um projeto idealizado pela gravadora Avex Trax. Foi formado em 2010 e teve várias formações, sendo atualmente um trio formado por Hitomi Isaka, Chisato Akita e Tomomi Jiena Sumi. Inicialmente eram totalmente vinculadas aos temas das séries e filmes Kamen Rider, mas acabaram seguindo um caminho próprio, com Chisato começando a escrever letras.


Recentemente, lançaram um single para divulgar seu novo álbum, intitulado Re:incarnation, já disponível em várias plataformas digitais. Confira:


"We are GIRLS!!!" Letra: Chisato Akita / Melodia e arranjo: AYANO Intérprete: Kamen Rider Girls


3) ANIMIST - Animações em stop-motion:


Nesta era da animação digital, a antiga técnica de stop-motion ainda pode ser encantadora. O canal Animist, do animador Kenta Shinohara, é dedicado a apresentar vídeos curtos e bem divertidos utilizando bonequinhos e action figures, geralmente com personagens japoneses (mas não somente). O canal foi criado em outubro de 2020 e já tem mais de 890 mil inscritos. Em seus vídeos, situações divertidas envolvendo personagens de Dragon Ball, Evangelion, Jujutsu Kaisen, Street Fighter e outras obras conhecidas do mundo dos animês e dos games. Confira aqui um dos diversos vídeos do canal enfocando Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba:


4) As origens do TOKUSATSU:


No próximo dia 14 de junho (terça-feira), estarei ao vivo no Canal Túnel do Tempo TV, para falar sobre as origens do tokusatsu, dos anos 1920 até os anos 60. Muitas informações em um papo descontraído no canal parceiro do Sushi POP, onde já registrei várias participações.


Os primeiros filmes japoneses a utilizar efeitos especiais, os trabalhos que tornaram Eiji Tsuburaya famoso, o primeiro Fantomas, o surgimento de Godzilla, o auge do cinema-catástrofe japonês, os robôs gigantes e o advento dos Ultras. Para quem perder ao vivo, o papo continuará gravado no canal. Em breve, mais lives em planejamento serão divulgadas.


Onde: Canal Túnel do Tempo TV Quando: Dia 14/06, às 20h30


***************

Gosta do meu trabalho de divulgação cultural neste blog e nas lives em que participo? Considere fazer uma doação de incentivo. Reforçando meu orçamento, consigo adquirir mais materiais para resenha, pesquisa e estudos.


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com


- Compartilhe este post em suas redes sociais! Ajude o Sushi POP a chegar a mais leitores. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus te abençoe!


Visite nosso canal parceiro:



bottom of page