top of page

Boletim Sushi POP 26

Nesta edição: Brasileiro é destaque em concurso de mangá no Japão. E mais: Shin Ultraman começa sua distribuição mundial, a saga dos 47 ronin e o som dos Metal Heroes!

O traço de Crisrobert em Thorvand.

1) Thorvand: Herói brasileiro selecionado no Japan International Manga Award!

Um importante concurso de mangá, o Japan International MANGA Award, acaba de divulgar os resultados de sua 16ª edição. Com trabalhos de várias partes do mundo no páreo, destacou-se a aventura brasileira Thorvand - O Gigante do Norte, publicado em álbum independente por Crisrobert Caires (criação e arte) e Marta Leal Caires (roteiro). O trabalho já ficou entre os 15 finalistas.


O grande prêmio é o Golden Award, depois outros três trabalhos levam o Silver Award. Esses quatro são convidados a conhecer o Japão por 10 dias, com tudo pago, para receberem o prêmio pessoalmente. Depois, outros 11 trabalhos levam o Bronze Award, uma espécie de menção honrosa. A classificação final (e consequente atribuição dos prêmios) só será divulgada em dezembro, mas já é uma grande conquista e reconhecimento à qualidade do trabalho feito em Thorvand.

Grande batalhador dos quadrinhos e com um estilo próprio que carrega o impacto e expressividade dos bons mangás de ação, Crisrobert teve aulas com o lendário Cláudio Seto (1944~2008), um dos pioneiros do mangá no Brasil.


O MANGA Award existe desde 2007, sendo patrocinado pelo MOFA - Ministry of Foreign Affairs, órgão do Governo Japonês que cuida das relações internacionais. Os resultados finais, conforme dito, serão conhecidos em dezembro, e a premiação deve acontecer em Tokyo, em fevereiro de 2023.

Parabéns ao Crisrobert!


Japan International MANGA Award: www.manga-award.mofa.go.jp


Extra - A música-tema de Thorvand: Composição, arranjo e produção: Matheus Ulhoa e Felipe Riente


2) Shin Ultraman ganha lançamento mundial:

Shin Ultraman

A Tsuburaya Productions anunciou que já irá começar a distribuição do aclamado filme Shin Ultraman para todo o mundo. Produção de alto nível que faz um remake em tom de homenagem à série clássica do Ultraman de 1966, o filme teve aclamação de público e crítica em seu país, Em julho, o filme foi exibido em festivais de cinema no Canadá e EUA. Agora, começa sua distribuição comercial, que terá início no dia 1º de setembro próximo, a começar por Singapura. Entre cidades da Ásia, Oriente Médio e África, 37 países irão exibir Shin Ultraman. Também anunciaram que estão perto de fechar com distribuidoras na Europa, América do Norte e América do Sul. Na torcida para que o Brasil esteja também no circuito!


3) A saga dos 47 Ronin no Historia Magister:

No último dia 8 de agosto, o canal Historia Magister iniciou uma série em três partes destinada a contar a uma das sagas sobre lealdade, honra e vingança mais importantes do Japão. Passagem famosa da História nipônica, o caso inspirou o filme 47 Ronins (EUA, 2013) e rendeu muitas narrativas literárias, peças de teatro e adaptações em várias mídias.


A trajetória dos 47 guerreiros que vingam seu mestre ecoa qualidades universais que se ouvem até hoje. Akō-rōshi, a História dos 47 Ronin, é o título da quarta série do Historia Magister, que já apresentou os títulos República Finita, Gengis Khan e Joana D´Arc. Capítulo Um:

4) Retrospectiva musical dos METAL HEROES:

A rádio virtual Toku Hero Club irá exibir um especial de 40 horas de duração com as músicas dos super-heróis da linhagem Metal Hero, que começou com o Policial do Espaço Gavan em 1982.


Na maratona 40 Horas de Metal Sound, serão tocadas faixas das trilhas sonoras referentes a todas as séries e filmes englobando todos os Metal Heroes, a maioria deles tendo sido exibida oficialmente no Brasil, a saber: Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain. Temas das demais séries (inéditas no Brasil) também estarão na programação, a saber: Exceedraft, Janperson, Blue SWAT, B-Fighter, BF Kabuto, Kabutack e Robotack.

Quando: 12 a 14 de agosto

Confira todas as edições do Boletim:


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Você pode apoiar o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


- Divulgue o Sushi POP em suas redes sociais. Espalhe boa cultura pop japonesa!


Visite nosso canal parceiro:


bottom of page