top of page

Demon Slayer - O mangá

O mangá que deu origem a um dos maiores sucessos da TV japonesa.

Capa do volume 1, com a expressiva arte de Koyoharu Gotouge.

Em 2019, a série de TV Demon Slayer ~ Kimetsu no Yaiba foi uma das maiores sensações entre os fãs de animê em todo o mundo. A emocionante jornada de dois irmãos contra demônios no Japão antigo empolgou o público como poucas obras nos últimos tempos. A obra teve origem no mangá, lançado no Brasil pelo selo Planet Mangá da Panini Comics.


Ambientada no período histórico denominado Taishô (entre 1912 e 1926), um tempo de acelerada modernização do Japão, a trama apresenta uma nação assombrada por demônios devoradores de gente, os temidos oni. O adolescente Tanjirou Kamado perdeu sua mãe e irmãos pequenos para uma dessas criaturas, conseguindo resgatar com vida apenas Nezuko, sua irmã um pouco mais nova. Ela foi ferida com sangue de oni e se tornou um demônio de grande força e poderes, mas conseguiu reter parte de suas memórias. Ela não fala, geralmente age de modo infantil e, como medida de segurança, usa uma mordaça em forma de bambu para não morder ninguém. Se, inadvertidamente, ela morder algum humano, poderá perder toda e qualquer chance de salvação.


Tanjirou se submete a um rigoroso treino para se tornar um exterminador de onis e se une ao Kisatsutai, o Esquadrão de Extermínio, mas ele não busca apenas vingança, e sim restaurar a humanidade de sua irmã, a única que restou de sua família. Seu mestre é o severo e paternal Sakonji Urokodaki, mas Tanjirou também tem um encontro fatídico com dois jovens que serão decisivos em seu aprendizado.


Com um forte senso de proteção dos mais fracos e muita compaixão, o jovem espadachim aprende a não hesitar em cumprir suas missões e ingressa em um trilha sangrenta de luta contra o mal. Ele logo encontra valorosos companheiros de batalha e descobre quem é o grande inimigo a ser derrotado: o cruel Muzan Kibutsuji, o primeiro e mais poderoso oni, capaz de mudar de identidade várias vezes e responsável pela praga que transforma humanos em monstros.

Nezuko Kamado

Demon Slayer estreou nas páginas da revista semanal Shonen Jump (Editora Shueisha) em 2016, sendo o primeiro grande sucesso da autora Koyoharu Gotouge, nascida em 5 de maio de 1989. Seu traço é bem mais rústico do que o elegante design visto na TV, porém é bastante expressivo, com uma narrativa envolvente. Sua capas são belíssimas. O desenho também confere mais leveza às situações e há um pouco mais de humor, em contraste com a atmosfera mais tensa que marca o começo da série de TV transmitida oficialmente pelo portal de streaming Crunchyroll.

A obra virou animê pelo estúdio Ufotable em 2019 e teve enorme repercussão mundial ao adaptar os primeiros sete volumes, que abrangem o chamado Arco do Desígnio. A trama seguinte, o Arco do Trem Infinito, será vista em breve nos cinemas japoneses. O animê impulsionou as vendas do mangá, que ultrapassaram os 10 milhões de exemplares físicos vendidos em 2019, somente no Japão. Com a grande procura por números antigos, todos os volumes lançados até então figuraram nas listas de mangás mais vendidos e isso fez de Demon Slayer o primeiro mangá a ameaçar o reinado do mega-sucesso One Piece em anos.

Demon Slayer em uma capa da Shonen Jump.

Com sua mistura de ação, terror, humor e muitos valores morais, espirituais e familiares, Demon Slayer é um título da demografia shonen (rapazes adolescentes) que conseguiu conquistar um público muito mais amplo. Emocionante e bem realizado, trouxe novo impulso ao mercado de quadrinhos no Japão, repetindo a dose em outros países. A edição brasileira da Panini apresenta capa em papel cartão, com sobrecapa colorida e miolo em papel off-white, com um bom tratamento gráfico. Leitura recomendada.

Demon Slayer ~ Kimetsu no Yaiba

Título original: Kimetsu no Yaiba ~ 鬼滅の刃 (2016) Roteiro e arte: Koyoharu Kotouge Formato: 13,6 x 20 cm, com 192 páginas (vol. 1) Total: 23 volumes Tradução: Renata Leitão Lançamento no Brasil: Planet Manga/ Panini Comics (2020) Classificação indicativa: 16 anos


Leia também:

Alexandre Nagado

-------------------------------------------------


Campanha no ApoioColetivo - Contribua com qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade deste blog.


- Não perca nenhuma atualização. Use o link para se juntar: http://wix.to/KxHotzG?ref=so. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U

bottom of page