top of page

Flashman

A saga do Comando Estelar: sinopse, personagens, bastidores, vídeos e ficha técnica.


Comando Estelar Flashman e seu canhão Cosmic Vulcan.
Comando Estelar Flashman e seu canhão Cosmic Vulcan.

Por Bruno César [*] e Alexandre Nagado


A explosão da Jaspion e Changeman na antiga TV Manchete, no final da década de 1980, deflagrou uma grande mania por super-heróis japoneses, e a primeira série a chegar por conta disso foi Flashman, uma equipe da franquia Super Sentai. Sua trama começava assim:


Uma misteriosa nave espacial chega à Terra, trazendo um grupo de conquistadores intergalácticos que pretendem se apoderar do planeta. Estes eram membros do Império Mess. A gigantesca nave era chamada como Cruzador Imperial Mess e sua tripulação tinha como líder o terrível Monarca La Deus, uma figura assustadora que buscava tornar-se o ser mais poderoso do Universo. Ao observar a grande variedade de vidas presentes a Terra, decide iniciar o plano de dominação, contando com a ajuda de seus subordinados, sendo o principal destes o cientista Doutor Keflen, especialista em experiências com biomoléculas, criava monstros através de mutação sintetizada. O primeiro monstro criado por Keflen na Terra foi chamado como Baraboss.


Blue, Pink, Red, Yellow e Green: Comando Estelar Flashman
Blue, Pink, Red, Yellow e Green: Comando Estelar Flashman

Ao saber da ameaça do Império Mess, cinco jovens nascidos na Terra, mas criados no Planeta Flash, decidem retornar a seu planeta natal a fim de protegê-lo do terrível plano de La Deus e seus asseclas.


Os jovens haviam sido sequestrados por caçadores espaciais há vinte anos, mais precisamente no ano de 1966, sendo salvos pelo povo do Planeta Flash ainda bebês. Ali, cresceram e treinaram arduamente, a fim de um dia voltarem à Terra e protegê-la de invasores espaciais que ameaçavam a paz da humanidade, assim como os caçadores que os sequestraram.


Motivados não somente a defender seu planeta, mas também a conhecerem seus verdadeiros pais, os jovens tornam-se verdadeiros guerreiros, ganhando poderes, armas e veículos especiais, apresentando-se para as batalhas em seus trajes coloridos como o Comando Estelar Flashman.


Dan, Sara, Jin, Mag, Lu e Gô.
Dan, Sara, Jin, Mag, Lu e Gô.

OS HERÓIS, SEUS AMIGOS E INIMIGOS Jin, 23 anos, o mais velho e líder do grupo, foi treinado no Planeta Flash sob severas condições climáticas, desenvolvendo grande inteligência no que se refere à ciência e equipamentos tecnológicos. Luta com o traje de cor vermelha, apresenta-se como Red Flash. Suas armas são: a espada Sword Laser e o canhão Red Vulcan. Seus ataques são: Trovão de Fogo, Super Corte e Super Vulcão.


Dan, 22 anos, um guerreiro bravo em combate e sentimental por natureza, foi criado no satélite Green Star, de forte gravidade, desenvolvendo o poder da super-força. Luta com o traje de cor verde, apresentando-se como Green Flash. Suas armas são: Gloves Laser, Knuckle Guards e o canhão Green Vulcan. Seus ataques são: Tempestade Cósmica e Super Punho.


Go, 20 anos, o membro mais jovem do grupo, foi criado em meio à frequentes tempestades magnéticas no satélite Blue Star, desenvolvendo habilidades de escalar paredes e saltar a grandes distâncias. Luta com o traje de cor azul, apresentando-se como Blue Flash. Suas armas são: Laser Ball, Estrela Projétil e Blue Vulcan. Seus ataque são: Bola Furacão e Super Furacão.


Sara, 20 anos, uma doce e corajosa guerreira, foi criada no gélido satélite Yellow Star, desenvolvendo habilidades mentais de controlar seus movimentos e o ar. Luta com o traje de cor amarela, apresentando-se como Yellow Flash. Suas armas são: Bastão Laser, Bola Projétil e o Yellow Vulcan. Seus ataque são: Bastão Energético, Neve Congelante, Frio Laser e Super Giro (em conjunto com a Pink Flash).


Lu, 20 anos, uma grande amiga e honrada guerreira, foi criada de forma sofrida no satélite Pink Star, desenvolvendo a habilidade da levitação. Luta com o traje de cor rosa, apresentando-se como Pink Flash. Suas armas são: Shoes Laser, Coração Projétil e o Pink Vulcan. Seus ataques são: Chute Relâmpago, Super Passo, Super Terremoto, Raio Gravitacional e Super Giro (em conjunto com a Yellow Flash).


Tinham como principal aliada a robô Mag, que servia como orientadora dos heróis, cuidando de sua alimentação e manutenção dos equipamentos. Em um determinado episódio, treina Dan a aprender a lutar de cabeça para baixo, já que teve sua visão invertida pelo monstro Za Girai e não tinha como ajudar seus amigos no combate.

Urk, Gals, Dr. Kefler, Nefer, Wandar, Kirt (atrás), Wandar. Ao fundo, o Monarca Ladeus.
Urk, Gals, Dr. Kefler, Nefer, Wandar, Kirt (atrás), Wandar. Ao fundo, o Monarca Ladeus.

Os jovens guerreiros chegam à Terra com a Flash Nave no exato momento do primeiro ataque do Império Mess, onde transformam-se pela primeira vez ao pronunciarem as palavras: “Refração Flash” e conhecem seus rivais: Wandar, Nefer, Gals, Urk e Kirt, todos criações de Keflen. Assim, enfrentam o monstro Baraboss, vencendo-o com seu poderoso canhão giratório Cosmic Vulcan.


Após a primeira vitória, os jovens heróis mostram sua alegria por voltarem ao planeta natal e juram que, acima do sonho de conhecerem seus pais, teriam como principal objetivo vencer o império inimigo. Por terem sido criados longe da Terra, até mesmo coisas simples como um balão de gás eram motivo de surpresa para os heróis em seus primeiros dias no planeta, mostrando que eram bravos guerreiros em luta, mas com corações puros como de crianças.

No decorrer das batalhas, passam a usar outros equipamentos que trouxeram na Nave Flash, como as motocicletas Turbo Laser e os veículos: Star Condor, Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft, sendo que os três últimos se combinam para formar o robô de combate (mecha) denominado Flash King, usado nas batalhas contra os monstros que tornam-se gigantes, após serem derrotados em tamanho natural, pelo ser chamado Medusan, outra criação de Keflen.


Ainda em suas primeiras missões na Terra, os heróis conhecem a família do Doutor Tokimura, um cientista que construiu uma máquina do tempo com o intuito de voltar ao passado para descobrir algo a respeito de seu filho mais velho, que havia sido capturado por caçadores espaciais com poucos meses de idade. Porém, não possuíam qualquer registro ou lembrança do tal bebê sequestrado, nem mesmo o nome ou o sexo.


Tal fato deixa os cinco heróis na expectativa de descobrir qual deles poderia ser o filho do cientista. A família do doutor era composta por sua esposa, Setsuko, e suas duas filhas, Kaori e Midori.


O DRAMA SE INTENSIFICA


A derrota de Flash King (ep. 15) e o surgimento de Titan Jr. (ep. 16).
A derrota de Flash King (ep. 15) e o surgimento de Titan Jr. (ep. 16).

Logo chega à Terra um novo e grande desafio aos Flashman, Kaura, conhecido como o Caçador das Trevas. Juntamente com seus subordinados, os Caçadores Espaciais, ele une forças com o Império Mess na luta pela conquista do planeta, sendo um rival extremamente sagaz e poderoso, dando muito trabalho aos heróis. Kaura ainda guarda consigo segredos sobre o passado dos cinco jovens e tem seu momento mais marcante ao final da série, quando trava um duelo ao pôr do sol com Red Flash.


A chegada do vilão é marcada com outro momento icônico da trama, quando o robô Flash King é derrotado pelo monstro Za Skonder, tendo um braço decepado no combate e deixando o público atônito ao ver os heróis perderem sua principal arma de batalha.


Nefer, Monarca La Deus e Kaura.
Nefer, Monarca La Deus e Kaura.

A série foi a primeira da franquia Super Sentai a apresentar um segundo robô gigante, o Titan Júnior, que surge no episódio 17. Este surge a partir do caminhão gigante Titan Flash, que estava escondido na Terra há cerca de 100 anos, sendo deixado pelo falecido Deus Titan. O caminhão aparece através de seu piloto automático, devido ao sinal de alerta após a derrota de Flash King, trazendo consigo o misterioso Baraki, que lutou contra Deus Titan no passado. Durante as batalhas, Titan Júnior ainda pode tomar a forma do Gran Titan, um imenso robô ainda mais poderoso.


O final da série é considerado um dos mais dramáticos dos tokusatsu, pois na segunda metade da trama os heróis passam a perder seus poderes gradativamente, devido a um fenômeno ocorrido com os habitantes do Planeta Flash, chamado Efeito Flash Negativo. Literalmente, a Terra passa a rejeitá-los, sendo que os últimos momentos da saga trazem um clima agonizante ao público que vê os guerreiros enfraquecerem com uma contagem regressiva na tela em um clima de tudo ou nada para derrotarem os vilões.


Em meio a tudo isso, somente Sara descobre quem são seus pais adotivos, mas não consegue aproveitar o momento de alegria. Mesmo com a vitória dos heróis sobre Mess, nem tudo sai como o esperado no que se refere a encontrar suas respectivas famílias, trazendo um final triste e, ao mesmo tempo, grandioso.


Apresentação antes da batalha.
Apresentação antes da batalha.

BASTIDORES


O nome original da série é Choshinsei  (leia "Tyô shinsei") Flashman, sendo que Choshinsei é a palavra japonesa para "supernova", um termo astronômico que se refere a uma explosão estelar massiva.


O enredo de Flashman faz alusão a um caso que ficou célebre no Japão, o dos "Chuugoku Zanryu Koji", as crianças órfãs de guerra abandonadas na China pelo próprio governo japonês. Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa (que se estendeu de 1937 até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945) milhares de famílias foram enviadas para ocupar territórios na China.


Com a derrota do Japão, as famílias foram repatriadas, mas milhares de crianças foram deixadas para trás, seja por serem órfãs, seja por conflitos que se seguiram à derrota japonesa e separaram muitos pais de seus filhos. Décadas depois, muitos foram ao Japão em busca de seus pais e se sentiram deslocados e rejeitados. O caso ganhou repercussão na mídia japonesa dos anos 80, e o drama dessas pessoas foi uma inspiração na criação do enredo e Flashman.


Red Flash
Red Flash

Depois de Changeman, que teve vilões com passado trágico e histórias mais complexas, Flashman trouxe um grupo maligno mais simples, que se resumia às criações do insano Dr. Keflen e às ambições conquistadoras do Monarca La Deus. Ainda assim, há um grande vilão, o caçador espacial e mercenário Kaura, um personagem tão implacável quanto honrado em suas batalhas.


Na parte musical, os temas de abertura e encerramento foram escritos por Yukihide Takekawa, vocalista e compositor da banda GODIEGO, grande sucesso dos anos 1970, e responsável pela canção "The Galaxy Express 999", tema do filme homônimo baseado em mangá do grande Leiji Matsumoto. Para Flashman, Takekawa criou melodias vibrantes, que foram cantadas por Taku Kitahara.


A audiência de Flashman foi muito boa na época, com média de 12,3% de audiência, sendo que o final bateu mais de 16%, mas acabou sendo muito mais cultuada no Brasil.


Um dos muitos livros lançados no Japão para o público infantil.
Um dos muitos livros lançados no Japão para o público infantil.

NO BRASIL


A série chegou ao Brasil através da distribuidora Everest Vídeo, de Toshihiko Egashira. A empresa estava motivada pelo sucesso conquistado com as séries Jaspion e Changeman, trazidas inicialmente para lançamento em home video no ano de 1986, tendo explodido na televisão desde fevereiro de 1988.

A estreia de Flashman ocorreu em 6 de março de 1989 pela TV Manchete, como atração do programa infantil Clube da Criança, permanecendo na grade da emissora carioca até meados de 1992. Posteriormente, teve reprises pela TV Record entre 1994 e 1995, CNT/Gazeta entre o final de 1996 e início de 1997, Ulbra TV (RS) em 2009 e Rede Brasil de Televisão à partir de 2010. Também esteve presente nos serviços de streaming WOW! Play em 2016 e Prime Video em 2019.

Devido ao sucesso da série, foi montado um circo show com os trajes originais japoneses dos personagens, nos mesmos moldes do que já havia sido feito com Jaspion e Changeman anteriormente pela Everest Vídeo.

Propaganda veiculada em diversas revistas em quadrinhos. (1990)
Propaganda veiculada em diversas revistas em quadrinhos. (1990)

Quanto a produtos lançados, teve vários itens, como: kit com máscara, escudo e botom, além do bracelete Prisma Laser pela Everest Brinquedos, bonecos pela Apolo Brinquedos, um disco com as músicas em português pela gravadora RCA, álbum de figurinhas (ao lado de Jaspion e Changeman) pela editora Fábula, fitas VHS (série completa em 18 volumes) pela Everest Vídeo e box de DVDs (série completa em 10 discos) pela distribuidora Focus Filmes em 2010.



Em 1990, a Editora Abril lançou o gibi O Fantástico Jaspion, produzido pelo Studio Velpa e que durou 12 números. A maioria das edições trazia uma história complementar, e Flashman marcou presença nas edições 1, 2 e 5, com histórias ambientadas após o final da série de TV, dando um fechamento definitivo à saga. Em 1991, saiu uma revista de passatempos pela editora EBAL. No álbum de figurinhas Jaspion 2 - Spielvan, lançado pela Abril em 1992, o Comando Estelar aparece em algumas páginas, com várias imagens.


A dublagem foi realizada no estúdio Álamo, contando um elenco de vozes de primeira qualidade, sendo considerada por muitos como a melhor dublagem dos tokusatsu lançados naquele período.


O elenco de vozes foi: Francisco Bretas (Jin/Red Flash), Eduardo Camarão (Dan/Green Flash), Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Lúcia Helena Azevedo (Sara/Yellow Flash), Cristina Rodrigues (Lu/Pink Flash), Nair Silva (Mag), Borges de Barros (Barak), Ricardo Medrado (Doutor Tokimura), Líbero Miguel (Monarca La Deus), Gastão Malta (Doutor Keflen), Marcos Lander (Wandar), Deise Celeste (Nefer), Ivete Jaime (Kirt), Sônia Regina Moreno (Urk) e Muibo César Cury (Kaura).

Décadas após seu lançamento no Brasil, Flashman permanece entre as séries mais queridas pelo público saudosista da TV Manchete.


[ * ] Bruno César é o criador do

(Agradecimentos a Mauricio Guarche, da Resistência Tokusatsu.)



Comando Estelar Flashman
Comando Estelar Flashman

::: FICHA TÉCNICA :::


Título: Comando Estelar Flashman

Título original: Choushinsei Flashman ~ 超新星フラッシュマン Título internacional: Supernova Flashman


Estreia no Japão: 01/03/1986 (TV Asahi)

Total: 50 episódios + 2 especiais p/ cinema (1 inédito + 1 compilação dos eps. 15 ao 18)

Emissoras no Brasil: TV Manchete, Record, CNT Gazeta, Rede Brasil, Ulbra TV


EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Saburo Yatsude

Roteiro: Hirohisa Soda (principal), Kunio Fujii, Toshiki Inoue, Mitsuru Shimada, Keiji Terui, Takao Nagaishi

Trilha sonora: Kohei Tanaka Diretor de efeitos especiais: Nobuo Yajima

Diretores de ação: Junji Yamaoka, Ryojiro Nishimoto, com Michihiro Takeda [ep. 38] (Japan Action Club) Fotografia: Masao Inokuma Design de uniformes e máquinas: Katsushi Murakami e equipe (BANDAI) ~ Não creditado

Design de monstros e criaturas: Yutaka Izubuchi

Direção: Nagafumi Hori, Minoru Yamada, Shohei Tojo, Takao Nagaishi

Produtores: Morihiro Kato (TV Asahi), Takeyuki Suzuki (Toei)

Realização: TV Asahi, Toei, Toei Agency


ELENCO

Jin/ Red Flash (voz): Tota Tarumi

Dan/ Green Flash (voz): Kihachiro Uemura

Gô (Bun)/ Blue Flash (voz): Yasuhiro Ishiwata

Sara / Yellow Flash (voz): Yoko Nakamura

Lu (Lou)/ Pink Flash (voz): Mayumi Yoshida

Mag (voz): Yuko Maruyama

Dr. Tokimura: Akira Ishihama (8, 9, 31, 41, 43-50)

Setsuko Tokimura: Tamie Kubota (8, 9, 31, 41-50)

Midori Tokimura: Yayoi Sato (8, 9, 31, 41-50)

Kaori Tokimura: Megumi Kiyoto (8, 9, 31, 41-50)

Kaura (Sir Cowler): Jouji Nakata

Nefer (Le Nefer): Sayoko Hagiwara

Galtan (Beau Gardan): Mito Okamoto (episódios 43-48)

Wandar: Kazuhisa Hirose

Urk: Miyuki Nagato

Kirt: Yuko Kojima

Dr. Kefler (Lee Kefren): Hideharu Shimizu

Monarca La Deus (voz): Unshou Ishizuka (eps. 1 ~ 49)

Herói Titã (voz): Toshiya Ueda (eps. 17~19)

Baraki (voz): Banjō Ginga (eps. 17~19)

Sumire: Akane Kudo (episódios 20 e 37)

Ryu Wakakusa: Ryosuke Kaizu (Episódio 27)

Cybelle: Mina Asami (Episódio 40)

Narrador: Eiichi Onoda

Dublês e suit actors: Japan Action Club


::: V Í D E O S :::


[ 1 ] Red Flash vs Kaura - luta final:


  • Trecho do episódio 48, com um dos melhores combates vistos na franquia Super Sentai. A cena é inspirada no cinema chanbara, o gênero de filme de época com duelos de samurais. Inimigos honrados lutando ao pôr do sol, retratados com uma fotografia, trilha sonora e intensidade dramática que não se vê em similares ocidentais. Direção: Hirohisa Soda.



[ 2 ] "Cho Shin-sei Flashman" ~ Tema de abertura da série.

Letra: Kazunori Sonobe / Melodia: Yukihide Takekawa (GODIEGO) / Arranjo original: Keiichi Oku

Intérprete: Taku Kitahara

  • Taku Kitahara no show Super Hero Spirits, em 2006.




Soluções para empresas, SaaS + Programa de afiliados
Soluções para empresas, SaaS + Programa de afiliados

LINKS RECOMENDADOS:


Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV
Shock Wave Stream: Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Shock Wave Stream: Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
O melhor do estilo City Pop
O melhor do estilo City Pop
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR
Blogosfera - Blogs selecionados
Blogosfera - Blogs selecionados



Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page