top of page

Bicrossers

A luta dos irmãos Mizuno contra as forças do mal.

Os irmãos Bicrosser Gin e Bicrosser Ken.
Os irmãos Bicrosser Gin e Bicrosser Ken.

Por Bruno César [ * ]


No início da década de 1990, a nova onda de sucesso das séries tokusatsu no Brasil, iniciada por Jaspion e Changeman na Rede Manchete, estava consolidada, fazendo com que as demais emissoras corressem atrás de produções semelhantes para preencher suas grades de programação. Assim, além da Manchete, emissoras como: Bandeirantes, TV Gazeta (SP) e Globo voltaram a apostar nos heróis japoneses que, diga-se de passagem, faziam sucesso no país desde a década de 60 com National Kid, Ultraman, Robô Gigante e tantos mais. A primeira série exibida pela Globo neste período foi Bicrossers (Kyodai Ken Byclosser), estreando em 1991.

 

A trama apresentava os irmãos Ken e Ginjiro Mizuno, dois jovens estudantes que viviam com seus pais. Um dia recebem um chamado de uma entidade espacial chamada Pégasus III para irem até a região de Okutama, onde são levados a uma grande nave e descobrem que são escolhidos para tornarem-se heróis que lutam em defesa da Terra, pois havia surgido um grande perigo, em especial para as crianças. Ao serem transportados para a Quarta Dimensão, transformam-se em Bicrosser Ken e Bicrosser Gin.

 

A maligna Organização Destler, liderada pelo cientista Doutor Q, inicia seu plano de perseguição às crianças, pois o choro dos pequenos faria com que a estátua do monstro Gowla cuspisse jóias preciosas, que eram objetos de desejo do terrível cientista. A organização ainda conta com a assistente Silvia, os soldados biônicos chamados como Homens de Preto e os Robôs Destler. Mais adiante, surgem Gowla Zonger, irmão de Gowla, e Rita, sobrinha do Doutor Q que torna-se uma grande rival de Silvia.


O monstro Gowla (à esq.). Silvia, Dr. Q e Rita.
O monstro Gowla (à esq.). Silvia, Dr. Q e Rita.

 

Ken era o irmão mais velho, estudava engenharia e tinha como hobby fazer esculturas. Gingiro, o caçula, estava no último ano do ensino médio e gostava de computadores. Os irmãos tinham como gosto em comum andar de moto. Quando havia perigo causado pela Organização Destler, transformavam-sem nos heróis Bicrossers do Espaço Quadrimensional, passando para a Nave-Mão Star Core na Quarta Dimensão através do armário de seu quarto.

 

O traje de combate de Ken tinha como cor predominante o vermelho, sendo suas principais armas: Espada Crosser, Pistola Crosser, Disco Ken Crosser, Antena Crosser e Visão Crosser. O traje de Gin tinha o azul como cor predominante e suas armas eram: Atiradeira Crosser, Disparador Manual Crosser e Disco Gin Crosser.

 

Ainda aplicavam os golpes: Furacão Crosser, Duplo Direto Crosser, Soco Cruzado Crosser e Pirâmide, Base Topo, Escudo Crosser e Golpe Costa a Costa Crosser.

 

Preparando o Canhão Crosser.
Preparando o Canhão Crosser.

Quanto aos veículos dos heróis, Ken pilotava a nave Auto Aerocrosser, que tinha como arma o Raio Crosser, enquanto Gin pilotava a Moto Aerocrosser que podia voar e transformava-se na arma que aplicava o golpe final dos inimigos, o Canhão Crosser.

 

Os pais de Ken e Ginjiro eram Kosuke Mizuno, um homem muito ocupado com seu trabalho, e Katsuko, sempre preocupada com a família. Os rapazes ainda contam com a amizade da jovem Ayame Takeda, que trabalha com seu pai, Daikichi, na empresa “Mão na Roda”, prestando os mais variados tipos de serviços.

 

O clima dos episódios era bastante leve e bem-humorado, ainda assim tendo momentos dramáticos, com os roteiros tendo grande foco nos problemas das crianças do bairro, sempre atingidas pelos planos de Destler e sendo salvas pela dupla de heróis. No decorrer da trama, os irmãos Mizuno passam a morar sozinhos, já que seu pai foi transferido para trabalhar em outra cidade.

 

Um dos episódios mais marcantes, e talvez mais assustadores para os pequenos, é o número 21, cujo título é “O Grande Perigo”, apresentando um monstro que agia na tempestade e roubava os umbigos das crianças, fazendo com que elas perdessem o equilíbrio. Tal roteiro foi baseado em uma lenda japonesa que fala sobre esconder o umbigo ao se ouvir um trovão, para que o mesmo não seja roubado por Raijin (deus do trovão) e Raiju (a besta do trovão).

 

Os irmãos Ginjiro e Ken Mizuno.
Os irmãos Ginjiro e Ken Mizuno.

A série teve conceitos do renomado mangaká Shotaro Ishinomori (1928~1998), que no ano anterior havia desenvolvido o herói Machine Man para a série homônima. O sucesso deste herói, fez com que fosse encomendada uma nova produção nos mesmos moldes, com uma trama que agradasse às crianças pequenas, já que as demais séries da produtora Toei Company estavam trilhando um caminho mais voltado ao público infanto-juvenil, no caso as produções da franquia Super Sentai e da linhagem Metal Hero. Assim sendo, Machine Man e Bicrossers, podem ser consideradas produções irmãs, ou mesmo uma sequência informal.

 

Bicrossers foi exibida originalmente pela Nippon TV entre 10 de janeiro e 29 de agosto de 1985, com um total de 38 episódios, sendo que a trama é encerrada no episódio 34. Os seguintes foram reprises de partes marcantes da saga, sendo os episódios 8, 16, 20 e 34.

 

Infelizmente, o ator Yuki Tsuchiya que interpretava o personagem Gingiro, veio a falecer cinco anos após o término da série, com apenas 26 anos de idade, devido a um acidente automobiístico ocorrido em 16 de maio de 1990.


ree

 

BICROSSERS NO BRASIL

 

Estreou no Brasil em 2 de janeiro de 1991 pela Globo, na faixa das 17h15, sendo uma das atrações do programa Sessão Aventura. Pouco depois, migrou para a TV Gazeta de São Paulo, sendo exibida como atração do programa infantil Gazetinha, ao lado das séries tokusatsu: Space Cop – Gaban e Shaider.

 

Durante muito tempo se acreditou que o último episódio (no caso o 34 que fecha a trama) nunca havia sido exibido no país. Até que em 2020, o pesquisador Matheus Mossmann, descobriu que este episódio havia sido exibido uma única vez pela Globo na madrugada de 2 de agosto de 1992. Tal descoberta se deu através de uma gravação em fita VHS feita por Alessandro Von Victor (idealizador do “Bazar do Kanegon” ao lado de Ricardo Cruz).

 

Quanto a produtos lançados no mercado brasileiro, Bicrossers teve apenas uma fita VHS lançada pelo selo Globo Vídeo, com os três primeiros episódios.

 

A dublagem foi realizada no estúdio carioca Herbert Richers, contado com as vozes de: Marcus Jardym (Bicrosser Ken/Ken Mizuno), Oberdan Júnior (Bicrosser Gin/Ginjiro Mizuno), Iara Riça (Ayame Takeda), Dario Lourenço (Daikichi Takeda), Jomeri Pozzoli (Doutor Q), Teresa Cristina (Silvia), Isis Koschdoski (Rita) e Amaury Costa (Gowla). A narração e direção de dublagem ficaram por conta de José Santana.


[ * ] Bruno César é o criador do

VEJA TAMBÉM:


ree

::: FICHA TÉCNICA - BICROSSERS :::


Título original: Kyodai-ken Baikurossaa ~ 兄弟拳 バイクロッサー

Estreia no Japão: 10/01/1985 (Nippon Television)

Total: 38 episódios

Emissora no Brasil: TV Globo

Versão brasileira: Herbert Richers


EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Shotaro Ishinomori

Roteiro: Susumu Takaku, Rumiko Asao, Kyoko Sagiyama, Noboru Sugimura, Shigeru Sato, Tatsuro Nagai

Desenho de personagens (Bicrossers): Katsushi Murakami (não-creditado)

Trilha sonora: Shunsuke Kikuchi Diretor de efeitos especiais: Nobuo Yajima Efeitos visuais: Den Film Effect

Diretor de ação: Minoru Yokoyama

Diretor de fotografia: Fumio Matsumura Diretores de episódios: Takeshi Ogasawara, Shohei Tojo, Atsuo Okunaka Produtores: Seiji Abe (Toei), Toru Horikoshi (Nippon Television)

Produção: Toei Company


ELENCO:

Ken Mizuno/ Bicrosser Ken: Satoshi Kaneko

Ginjiro Mizuno/ Bicrosser Gin: Ayumu Doya

Ayame Takeda: Keiko Sawachi

Katsuko Mizuno: Machiko Naka (episódios 1 a 14) Kosuke Mizuno: Nomura Shoji (eps. 1 e 5)

Daikichi Takeda: Gozo Soma

Isamu Sugihara: Taketoshi Nachi

Yuichi Yamashita: Hiroki Kameyama (episódios 1 a 21)

Keisuke Tamura: Tadashi Niga

Miki Kinoshita: Akiko Yamagishi

Fumio Matsuyama: Yoshimi Nakajima

Makoto Aoki: Yoshimichi Hagiuda (eps. 21 a 34)

Doctor Q: Kenji Ushio

Silvia: Midori Takahashi

Rita: Keiko Haneda (ep. 14 a 38)

Professor da Universidade Meiwa: Minoru Hirano (eps. 3, 15, 23, 28 Dublês e suit actors: Bushi Racing


ree

ree

LINKS RECOMENDADOS:


Shock Wave Stream: Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Shock Wave Stream: Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR
O melhor do estilo City Pop
O melhor do estilo City Pop
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
Blogosfera - Blogs selecionados
Blogosfera - Blogs selecionados


Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page