top of page

Super Sentai - Reflexões sobre o fim de uma era

Com Gozyuger, chega ao fim a franquia de tokusatsu com o maior número de super-heróis em produção contínua.

Super Sentai: Fim da jornada (por enquanto).
Super Sentai: Fim da jornada (por enquanto).

No dia 26 de novembro de 2025, a TV Asahi anunciou oficialmente que a franquia Super Sentai, surgida em 1975, chega ao fim após 50 anos de sua estreia. O final de Gozyuger, no primeiro trimestre de 2026, irá colocar um ponto final em décadas de ação ininterrupta.


Criado a partir de um pedido do produtor Toru Hirayama, da Toei Company, o primeiro grupo foi o Esquadrão Secreto Gorenger, bolado por Shotaro Ishinomori, o Rei do Mangá. Seguindo conceitos similares, Ishinomori e Hirayama vieram depois com JAKQ (leia "Jakkar"), o segundo grupo da linhagem. O fim de JAKQ, em 1978, não deixou sucessores imediatos.


Porém, animados com o sucesso do robô gigante de sua versão local para o Homem Aranha, os produtores da Toei organizaram a criação de uma equipe inspirada em Gorenger (sem a participação de Ishinomori) e assim surgiu Battle Fever J, em 1979.


Com seu robô gigante como justificativa, foi considerado o "primeiro SUPER SENTAI", enquanto Gorenger e JAKQ eram considerados apenas "Sentai". Por trás dessa divisão conceitual, estava a exclusão de Ishinomori na criação de uma nova franquia, visto que as duas séries originais traziam copyright "Toei Company/ Ishimori Productions", enquanto de Battle Fever J em diante, era tudo apenas da Toei Company. Desde Battle Fever J, nunca houve um hiato de produções, algo que aconteceu algumas vezes com as franquias Ultraman e Kamen Rider.

Gorenger e JAKQ, os únicos criados por Shotaro Ishinomori.
Gorenger e JAKQ, os únicos criados por Shotaro Ishinomori.

Turbo Ranger, a equipe de 1989, celebrou 10 anos de Super Sentai, trazendo um encontro de todos os grupos, mas somente a partir de Battle Fever J. Somente nos anos 90, a Toei e o escritório da Ishimori Pro chegaram a um acordo e Gorenger e JAKQ finalmente foram oficializados como Super Sentai. Com isso, o referencial para comemorações passou a ser o ano de 1975.


Das equipes originais da franquia, somente Changeman (1985), Flashman (86), Maskman (87) e Goggle V (82) vieram ao Brasil. Isso sem contar as muitas que vieram indiretamente, através de suas adaptações ocidentais para temporadas de Power Rangers. O fim da parceria Sentai/Power Rangers em 2024, aliás, deve ter sido decisiva para fazer a Toei pensar em encerrar a franquia. Com audiências baixas e vendas de brinquedos idem, algo em parte causado pela queda de natalidade crônica do Japão, o licenciamento de Power Rangers era muito importante para a saúde financeira da franquia Super Sentai. Em termos gerais, o Super Sentai se tornou uma linhagem de séries infantis amparada pelo consumo do público adulto colecionador, com um grau pequeno de renovação de audiência. Preso em formatos rígidos, incluindo a necessidade de mostrar infindáveis acessórios, apetrechos, veículos e robôs para o merchandising, o Super Sentai se tornou refém de seu próprio estilo.


Com o passar dos anos, as infindáveis variações sobre o mesmo tema apenas escancararam a falta de coragem do estúdio em investir em produções inovadoras ou mais ousadas em termos criativos. Superando tudo isso, Super Sentai realmente virou uma instituição da cultura pop japonesa, sendo referenciada em outras mídias e sendo inspiração para diversos outras obras.

Changeman, a equipe que apresentou o Super Sentai ao Brasil.
Changeman, a equipe que apresentou o Super Sentai ao Brasil.

Se por um lado uma franquia repleta de obras visualmente similares fideliza um público colecionador de brinquedos, por outro deixa esse mesmo público limitado, quase bitolado em franquias e formatos. Para quem não é profundo conhecedor, a maioria das equipes foi ficando parecida no final, por mais que infinitos desdobramentos e detalhes diferenciados prendessem a atenção do público mais hardcore.


Com a decadência, a opção de encerrar num momento comemorativo e com dignidade, acabou prevalecendo sobre a opinião daqueles que gostariam de ver eternamente novas equipes com variações estéticas e temáticas. Claro que o incidente Maya Imamori e seus desdobramentos azedaram muita coisa, mas não é algo que abale a franquia, quando colocada em perspectiva a produção ininterrupta de dezenas de séries e filmes desde 1979.

ree

É claro que existe a possibilidade de novas séries, novas equipes e filmes, mas por enquanto, a Toei e a TV Asahi irão concentrar esforços na produção e promoção do novo universo ficcional que irá estrear em março de 2026, que é o Project R.E.D. e sua série inaugural, o Super Policial do Espaço Gavan Infinity.


Mesmo tendo se tornado mero veículo para a divulgação de brinquedos e tendo existido na maior parte do tempo apenas em função destes, o Super Sentai surgiu a partir de mentes criativas que tinham mensagens valorosas a transmitir ao público.


Por ora, vamos apenas celebrar o legado do Super Sentai, uma franquia que entregou obras memoráveis, épicas e divertidas ao longo de cinco décadas. E mesmo com todas as mudanças de estilo narrativo, produção e abordagem, sempre valorizou perante o imaginário infantil a importância da amizade, do trabalho em equipe e da superação das diferenças em prol de um bem maior.


ree

ree

LINKS RECOMENDADOS:


Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV

Shock Wave Stream: Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Shock Wave Stream: Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
O melhor do estilo City Pop
O melhor do estilo City Pop
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR
Blogosfera - Blogs selecionados
Blogosfera - Blogs selecionados

Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page