top of page

Boletim Sushi POP 144

Nesta edição: Atriz de Gozyuger cancelada (com Editorial comentando), Eiji Tsuburaya, Masaaki Endoh, Tokyo Groove FM e mais!

Maya Imamori, de Gozyuger.
Maya Imamori, de Gozyuger.

[ 1 ] Atriz de Super Sentai é cancelada


A atriz e modelo Maya Imamori, de 19 anos, foi demitida da série Gozyuger; onde ela interpretava Sumino Ichikawa, a heroína Gozyu Unicorn, a primeira guerreira de uniforme preto da franquia Super Sentai. A atriz recentemente foi acusada de ter um caso com um dublê da série, que é casado e foi afastado após o escândalo. E agora foi acusada de ingerir bebida alcoólica, algo considerado imperdoável pela idade dela.


No Japão, a idade legal para consumir álcool é 20 anos. Maya foi considerada um mau exemplo para os fãs e foi punida com a expulsão do elenco da série. Além disso, é comum que o contrato de artistas jovens tenham cláusulas proibindo relacionamentos amorosos, ainda mais quando a artista é vista como idol. Não se sabe, entretanto, se o contrato dela trazia tal cláusula. Com tudo isso, tanto a Toei Company quanto a agência que a representava cortaram relações com a garota.


A moça postou um pedido de desculpas, mas cancelamentos assim geralmente destroem a carreira de artistas, principalmente mulheres. Ela era uma estrela em ascensão, tendo surgido como criadora de conteúdo no Tik Tok. Agora, sua carreira pode ter sido destruída para sempre.

O pedido de desculpas postado no X, com tradução automática.
O pedido de desculpas postado no X, com tradução automática.

No episódio 37 (9 de novembro), a imagem da atriz não aparece mais na abertura, e sua personagem aparece já transformada. Optaram por fazer uma edição às pressas, apagando a presença da atriz como se ela nunca houvesse participado da série. Uma outra atriz foi escalada para fazer a voz de Gozyu Unicorn até final da série.


Cancelamentos de artistas homens são normalmente revertidos com um pedido de desculpas público, mas os de mulheres são muito mais complicados, geralmente destroem mesmo a carreira. Ela é nascida no Japão, mas é descendente de filipinos, e isso é lembrado em um mau momento nos noticiários japoneses, com um crescente sentimento contra estrangeiros no país. Muitos estão levantando o fato dela ter origem filipina, para denunciar que ela pode estar sendo vítima de xenofobia.


Desde a acusação de relacionamento com um homem casado até a de beber, tudo se baseia em acusações, sem fotos ou vídeos. Talvez jamais se saiba a verdade, se a garota se arriscou de modo consciente, se a pressionaram a beber álcool em uma ocasião, ou se fizeram isso para "se livrar dela" após o constrangimento com o dublê.


Com tudo isso, franquia Super Sentai caminha para o fim anunciado de um modo triste e revoltante para milhares de fãs.

Gozyu Unicorn e Sumino Ichikawa (Maya Imamori).
Gozyu Unicorn e Sumino Ichikawa (Maya Imamori).

~ EDITORIAL: A sociedade japonesa é bastante rígida e cobra um comportamento exemplar de suas pessoas públicas e celebridades. Os empresários são bastante rigorosos, e aceitam perda de dinheiro e investimento quando o caso envolve drogas, álcool (quando se é de menor), sexo ou envolvimento com algum tipo de crime. O castigo é sempre severo, e não se vê amigos ou outras celebridades mostrando solidariedade, nem mesmo colegas de elenco ou de grupo, pois o medo da represália é muito forte. As empresas destroem material do artista e erguem um muro de silêncio, como se ele nunca tivesse existido, o que é pura hipocrisia.


O mesmo procedimento de apagar a imagem do artista que caiu em desgraça aconteceu em 2002, durante a exibição da série Ultraman Cosmos, quando o ator principal Taiyou Sugiura foi preso, acusado de agressão e extorsão contra outro jovem. Do ponto do incidente em diante, o personagem não apareceu mais, até que o ator fosse inocentado. Mas ele era o protagonista Musashi Haruno, aquele que se transforma no herói. Com edição, cortaram todas as cenas e falas dele e seu nome não aparecia mais nos créditos. Os demais personagens se referiam a ele na história, enquanto Ultraman Cosmos aparecia normalmente. Depois, ele acabou solto e inocentado, e o estúdio Tsuburaya passou a chamá-lo para participar de filmes e eventos da franquia. Mas num primeiro momento, fizeram de tudo para apagar sua presença.


Ultraman Cosmos
Ultraman Cosmos

Também ficou famoso o caso do cantor ASKA, da dupla CHAGE and ASKA, quando foi revelado que ele era usuário de drogas (o que é crime no Japão), além de colecionar casos extraconjugais. Foi temporariamente preso, foi cancelado, seus CDs foram retirados de catálogo, shows cancelados e o Studio Ghibli retirou de uma coletânea o curta-metragem On Your Mark, feito a partir de uma canção da dupla. Levou um tempo, e ele teve que trabalhar muito, mas conseguiu voltar à mídia mainstream.


Artistas japoneses geralmente são bastante controlados por seus empresários, e não é raro que os contratos tenham uma cláusula proibindo o artista, ainda mais se for uma garota jovem, de ter um relacionamento amoroso. As idols têm uma imagem trabalhada de virgem intocada a ser idolatrada por seus fãs, incluindo muitos senhores de meia-idade que vivem a fantasiar que a garota um dia será deles. É uma indústria de celebridades altamente tóxica, com uma cobrança constante, e que já levou muitos artistas ao suicídio. Há inúmeros casos de desaparecimentos, cancelamentos e suicídios, na disputada indústria japonesa de entretenimento.


Que essa moça, Maya Imamori, esteja sendo bem amparada por sua família e por seus amigos de verdade. E que ela dê a volta por cima, nem que seja recomeçando do zero, no Tik Tok ou em qualquer outra plataforma.


Leia também:


[ 2 ] Masaaki Endoh comemora 30 anos de carreira:


No último dia 5 de novembro, o cantor e compositor Masaaki Endoh, do JAM Project, comemorou 30 anos de atividades como cantor profissional, considerando a data de lançamento do single "Forever Friends", que ele gravou junto com Akira Ochi para a trilha sonora de Street Fighter II-V. Em seu site oficial, foi postado um vídeo com um resumo do show.


Para o começo de 2026, ele irá realizar alguns shows com versões acústicas de seu repertório. Em seguida, irá concentrar esforços nas atividades de sua nova banda, a Buzzed Monkey.



[ 3 ] O City Pop e a Tokyo Groove FM:


A rádio virtual Tokyo Groove FM, parceira do Sushi POP, está divulgando sua programação atualizada. O melhor da música pop japonesa, com destaque para os anos 80, a época de ouro do gênero City Pop.


ree

[ 4 ] Nova canção de Koji Tamaki, veterano do J-Pop.


Com mais de 40 anos de carreira, Koji Tamaki é o vocalista e compositor principal do Anzen Chitai, uma das bandas mais longevas e bem-sucedidas da música pop japonesa. Em sua carreira solo, lançou recentemente a canção "Fanfare".


A música é tema do dorama The Royal Family, atualmente em exibição pela emissora TBS.


"Fanfare"

Letra e melodia: Koji Tamaki / Arranjo: Toomiyou

Intérprete: Koji Tamaki



[ 5 ] Organizadores do HQ Mix divulgam vencedores:


ree

No último sábado, saiu a lista dia vencedores da 37ª edição do Troféu HQ Mix. Confira a lista completa no site oficial:



[ 6 ] Eiji Tsuburaya homenageado nos EUA:


Eiji Tsuburaya no Hall da Fama dos efeitos especiais.
Eiji Tsuburaya no Hall da Fama dos efeitos especiais.

O lendário diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya (1901 ~ 1970) foi incluído no Hall of Fame da prestigiada VES - Visual Effects Society. Fundada em 1977, a entidade reúne mais de 5 mil técnicos, diretores e profissionais de cinema.


Eiji Tsuburaya é famoso pelos efeitos especiais do primeiro filme de Godzilla, em 1954; e por ter coordenado a criação do primeiro Ultraman em 1966. Mas ele já encantava multidões com sofisticadas produções em filmes de guerra na década de 1940.


A cerimônia de homenagem aconteceu em Los Angeles, no último sábado, dia 8. Representando o homenageado, Masayuki Nagatake, atual presidente da Tsuburaya Productions. A festa teve direito até a uma aparição do Ultraman e do Alien Baltan.


[ 7 ] Em foco, as franquias Ultraman, Kamen Rider e Super Sentai.


A próxima live conjunta do Canal Túnel do Tempo TV e do Blog Sushi POP irá abordar as três grandes franquias de super-heróis do tokusatsu: Ultraman, Super Sentai e Kamen Rider. Origens, essência e evolução das produções em um bate-papo cheio de informações e conceitos explicados.

  • 11 de novembro (terça-feira), às 20h30



::: DICAS, NOTÍCIAS & LEMBRETES :::


ree

  • No final de novembro, acontece a tradicional Festa do Livro da USP, em São Paulo. Todos os títulos terão no mínimo 50% de desconto. Na parte da quadrinhos, a Editora JBC confirmou que estará lá com seu catálogo de mangás. O evento acontece de 26 a 30 de novembro. Confira horários e programação no site oficial.


  • A Toei Animation anunciou que, a partir de 2026, One Piece será dividido em temporadas anuais de 26 episódios, deixando de ser uma série contínua.


  • Prossegue a campanha de financiamento coletivo de Silver Gun - Caçadora de Lobisomens, compilação de uma série em estilo mangá escrita e desenhada pelo mestre do quadrinho nacional, Mozart Couto. Os interessados podem apoiar a campanha até o dia 3 de dezembro de 2025. >>> catarse.me/silvergun


  • A aguardada terceira temporada de Jujutsu Kaisen começa no dia 8 de janeiro de 2026.


  • A edição de 2026 do evento RETROCON, festival de games clássicos e cultura pop, já tem data marcada. Será entre os dias 24 e 26 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O primeiro lote de ingressos já foi colocado à venda. Confira as informações no site oficial.



LINKS RECOMENDADOS:


Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV

Shock Wave Stream: Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Shock Wave Stream: Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
O melhor do estilo City Pop
O melhor do estilo City Pop
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR
Blogosfera - Blogs selecionados
Blogosfera - Blogs selecionados

Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page