top of page

Clássicos do pop japonês: "Say yes", de CHAGE and ASKA

A canção mais icônica de uma das parcerias mais bem-sucedidas da música japonesa.

CHAGE (à direita) e ASKA: Mestres da música pop.

O ano de 1991 foi marcado pelo lançamento de uma das canções pop mais famosas no Japão até hoje. Com mais de 3 milhões de cópias vendidas, "Say Yes", da dupla CHAGE and ASKA, foi o segundo tema de abertura de um drama (ou "dorama") para TV chamado Hyaku Ikkaime no Propose (101回目のプロポーズ ou "Proposta n. 101").


Consistindo em 12 capítulos de 50 minutos, foi uma novela exibida pela TV Fuji entre julho e setembro de 1991 que alcançou enorme audiência. Estrelada por Atsuko Asano, Tetsuya Takeda, Ritsuko Tanaka, Yuusuke Eguchi e Hatsunori Hasegawa (protagonista de Ultraman 80), foi um grande sucesso da época, com mais de 36% dos televisores japoneses sintonizados no último capítulo.


A trama contava a história de Kaoru Yabuki, uma violoncelista renomada cujo noivo morreu pouco antes do casamento. Isso a traumatizou e fez com que ela se tornasse receosa de novos relacionamentos. E eis que surge em sua vida o determinado Tatsuro Hoshino, um sujeito nem bonito, nem muito culto ou de posses, mas com um coração de ouro e que fará de tudo para conquistá-la. A história capturou a audiência, que se derramou em lágrimas pelo enredo e se apaixonou pela trilha sonora. No Brasil, foi exibido oficialmente pelo portal Crunchyroll.

Proposta n. 101: Um dramático romance que cativou o público asiático.

A história teve versões para teatro e cinema (sempre associada com a canção de CHAGE and ASKA) e ganhou até uma refilmagem produzida na China (2004), outra na Coréia do Sul (2006) e também uma co-produção para cinema entre estúdios na Coréia do Sul e China (2013). Entre muitas homenagens e paródias, a novela foi referência no episódio 117 de Dragon Ball Z (de novembro de 1991), intitulado "Kuririn pede Maron em casamento" (no original "Otoko da nee... Kuririn Hyaku Ikkaime no Propose").


Ter sido tema de uma novela tão famosa tornou a canção "Say Yes" conhecida pelo grande público japonês, mas esse foi apenas o empurrão inicial. A canção virou uma febre no país todo e surpreendeu até mesmo seus intérpretes.


"Say Yes" foi lançada como CD single em julho de 1991 e ficou 13 semanas em primeiro lugar na parada de sucessos da Oricon. No total, vendeu mais de 2,8 milhões de cópias no país e é o sexto single mais vendido no Japão, em todos os tempos. Distribuído também em outros países asiáticos, Say Yes ultrapassou as 3 milhões de cópias vendidas e virou o fenômeno musical do ano. No ano seguinte, ganhou versão em cantonês pelo famoso astro chinês Raymond Cho.


Composta como uma canção sobre relacionamentos, a letra fala sobre as dificuldades do amor e culmina com um pedido de casamento. É cantada com a intensa harmonia vocal da dupla, emoldurada por um arranjo inspirado, escrito pelo tecladista Tomoji Sogawa, um de seus principais parceiros criativos. Say Yes também entrou no álbum Tree (1991) e virou aquela música obrigatória de todo show da dupla daquele momento em diante.


A canção foi escrita individualmente por Aska, que estava num momento inspirado. Em sua carreira solo paralela, gravou outra bela composição sua, a "Hajimari wa itsumo ame" (ou "No início, sempre chove"). O single vendeu mais de 1 milhão de cópias, e só não foi o grande hit do ano porque Say Yes vendeu mais que o dobro. Chage também estava em um bom momento com sua banda Multi Max e lançou naquele ano o belíssimo single Windy Road e o álbum Still.


Mas "Say Yes" pegou a todos de surpresa na época, ficando 13 semanas em primeiro lugar na parada de sucessos da Oricon e redirecionou a carreira de seus cantores. O grande público havia finalmente descoberto a dupla, após 12 anos de atividades em conjunto.

Capa do single original, de 1991.

A dupla Chage and Aska (antes, Chage and Asuka) foi formada em 1978 em um concurso universitário e eles começaram a gravar profissionalmente em 1979. Era um sucesso mediano e haviam comemorado 10 anos de carreira dando ênfase a projetos individuais. Chage formara o grupo Multi Max (que existiu até 1999) e Aska foi morar um tempo em Londres. Parecia que eles seguiriam caminhos diferentes. "Say Yes" significou um ponto de virada, colocando eles entre os maiores nomes da música japonesa e asiática.


Chage and Aska repetiriam a dose em 1993 com Yah Yah Yah, outro single que vendeu mais de 2 milhões de cópias. A carreira deles seguiu vitoriosa, com muitos sucessos e momentos marcantes, como o MTV Unplugged de 1996 (foram os primeiros asiáticos a gravar nesse formato), o clipe em animê On Your Mark (1995), escrito e dirigido por Hayao Miyazaki e o tema internacional de Street Fighter - A Última Batalha (1994).


Em 1996 foram homenageados com o álbum de covers One Voice - The Songs of Chage and Aska, no qual suas músicas foram regravadas por nomes como Alejandro Sans, Marianne Faithfull e Michael Hutchence (INXX). Muito populares na Ásia, também fizeram vários shows no continente como embaixadores culturais da Copa de Mundo de 2002, realizada no Japão e Coréia do Sul.


Infelizmente, Aska foi preso temporariamente por uso de drogas (o que é crime no Japão) e o escândalo interrompeu sua carreira quando estava prestes a comemorar 35 anos de atividade profissional. Depois de solto e tendo passado um tempo afastado, Aska conseguiu reerguer sua carreira, lançando novos álbuns e fazendo shows, mas anunciou que não mais irá se reunir com Chage.


"Say Yes" permanece como uma canção icônica de uma das maiores parcerias da música pop asiática. Melodia elaborada, harmonias vocais irretocáveis e um arranjo simples e de bom gosto fizeram de Say Yes um clássico eterno. Foi um daqueles momentos especiais em que o emergente J-pop uniu qualidade artística com sucesso comercial sem precedentes.


:::: VÍDEOS SELECIONADOS ::::


1) "Say yes" - Original

Letra e melodia: ASKA / Arranjo: Tomoji Sogawa


2) Versão em inglês de Debbie Gibson, para o álbum de covers Ms. Vocalist, em 2010, especialmente para o mercado japonês.


3) Outra versão em inglês, agora por Matt Cab, lançada em 2013. Matt é um cantor e compositor americano com uma estabelecida carreira musical no Japão, interpretando tanto canções originais quanto covers.


4) Versão de Mika Nakashima, lançada em 2017 no álbum ROOTS ~ Piano & Voice:


5) Versão com CHAGE and ASKA ao vivo, gravada durante a turnê GUYS, entre 1992 e 93.


***************

Gosta do meu trabalho de divulgação cultural neste blog e nas lives em que participo?


Considere fazer uma doação de incentivo. Reforçando meu orçamento, consigo adquirir mais materiais para resenha, pesquisa e estudos.


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com


- Compartilhe este post em suas redes sociais! Ajude o Sushi POP a chegar a mais leitores. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus te abençoe!


Visite nosso canal parceiro:






bottom of page