top of page

Boletim Sushi POP 50

Nesta edição: O adeus a Leiji Matsumoto, o novo Super Sentai King-Ohger, coletânea de Masami Okui e mais!

LEIJI FUTURE 2019 - Cartaz de um evento sobre a obra de Leiji Matsumoto;

1) O falecimento de Leiji Matsumoto:


No último dia 20, a família de Leiji Matsumoto anunciou que o grande mestre do mangá e do animê havia falecido no dia 13 de fevereiro, vítima de insuficiência respiratória. O anúncio tardio para a imprensa é praticamente um costume no Japão, para preservar a privacidade da família nos ritos fúnebres.


Um dos mais importantes autores de mangá de todos os tempos, Leiji Matsumoto foi o criador de Capitão Harlock e Galaxy Express 999, além de ter sido a grande força criadora por trás de Yamato - Patrulha Estelar. O artista iniciou carreira na segunda metade da década de 1960.


Seu nome verdadeiro era Akira Matsumoto, e ele nasceu em 25 de janeiro de 1938, exatamente no mesmo dia e ano que outro mestre, Shotaro Ishinomori (1938~1998). Matsumoto era o último grande mestre da mais influente geração de autores de mangá. Ele deixou uma obra marcada por histórias sobre coragem, lealdade e sobre o que é ser um Homem de verdade.

Matsumoto, com sketches de Harlock e Maetel (Galaxy Express 999).

As aventuras mais famosas que criou podiam ser épicos espaciais, mas eram histórias muito mais fantasiosas do que de ficção científica e, principalmente, evocavam elementos clássicos e valores morais que a humanidade estava deixando para trás.


Que descanse em paz e que Deus conforte seus familiares.

- Top 10: Longas em animê (5 obras de Matsumoto entre as favoritas)

[Nota: Em breve, uma biografia de Leiji Matsumoto será publicada aqui no Sushi POP.]


2) Vem aí King-Ohger, o novo Super Sentai:

King-Ohger: A realeza em ação.

No próximo dia 5 de março, estreia no Japão a série Ohsama Sentai King-Ohger (王様戦隊 キングオージャー ), ou Esquadrão Real King-Ohger, a 47ª série da franquia Super Sentai. No último dia 14 de fevereiro, a Toei Company apresentou detalhes da série, elenco e lançou o trailer da nova produção.


Em uma Terra dividida em vários reinos, um império maligno do passado ressurge, o Império Bugnarak. Para defender seus reinos e toda a humanidade, cinco jovens nobres irão lutar em conjunto, como os guerreiros King-Ohger.


3) Masami Okui comemora 30 anos de carreira:

Masami Okui

A cantora, compositora, pianista e produtora Masami Okui está comemorando 30 anos de atividades como artista solo. Ela começou profissionalmente na música cantando como backing vocal em 1989, tendo trabalhado com Yuki Saitou, Yumi Matsutoya e Wink, entre outros grandes nomes da música japonesa.


Em 1993, estreou finalmente como cantora solo, acumulando vários sucessos que foram temas de animê, como Slayers, Utena e vários outros. Desde 2003, Masami Okui é integrante do JAM Project, o super grupo de anime songs liderado por Hironobu Kageyama.


Para marcar a data, a gravadora Lantis irá lançar, no próximo dia 8 de março (5 dias antes dela completar 55 anos), um álbum triplo intitulado Mas"ami Okui"terpiece, com 48 canções, cobrindo todas as fases de sua carreira.


4) Tome nota:

>>> O quadrinista Crisrobert Caires está desenhando um novo álbum de seu herói Thorvand, intitulado "Terror no Lago Negro". A data de lançamento ainda será divulgada.


Adquira as aventuras de Thorvand no site do autor: Coleção Thorvand

>>> A Editora Criativo e o selo GRRR! irão lançar, em breve, a biografia do desenhista brasileiro Eduardo Vetillo, um profissional versátil que se destacou nos anos 80 como desenhista do gibi dos Trapalhões e também de uma longeva e estilosa versão em quadrinhos do super-herói japonês Spectreman.


O livro sobre sua vida e obra é parte da coleção Libro Vitae - Biografia Ilustrada, que já tem em seu catálogo obras sobre grandes mestres da HQ nacional, como Gedeone Malagola, R.F. Luchetti, Julio Shimamoto, Miguel Penteado, Minami Keizi, Franco de Rosa e Paulo Fukue.


>>> O site Anime United noticiou que a Amazon encerrou contrato com uma distribuidora de mangá erótico/hentai. A matéria mostra o que aconteceu e também as repercussões do fato no Japão.


>>> Sushi POP no Telegram: O canal é um prolongamento do blog, com um toque bastante pessoal. Lá eu comento bastidores, memórias, coisas interessantes e procuro manter os leitores atualizados sobre as postagens e meus projetos. O canal também vai além da cultura pop japonesa, abordando outros assuntos de meu interesse, como música, literatura, filosofia e comportamento.


ATENÇÃO: Dê preferência para baixar o Telegram para seu celular e desktop diretamente no site oficial Telegram.org. O aplicativo também está disponível na Google Play, mas a versão que está lá é sujeita a regras de vigilância de conteúdo e não é igual em relação ao que está no site da empresa criadora. Ainda é um pouco mais confiável do que a maioria dos serviços existentes, tanto em termos de privacidade quanto de liberdade de pensamento. (Mas, como sempre digo, nunca confie totalmente em empresas de tecnologia.)


Canal oficial: t.me/sushipop


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

bottom of page