top of page

Clássicos do pop japonês - "The Galaxy Express 999"

Uma das mais bonitas anime songs de todos os tempos.


Ginga Tetsudou 999 ou The Galaxy Express 999 é o nome da canção-tema do primeiro longa-metragem da extensa saga homônima criada no mangá por Leiji Matsumoto. Célebre coautor da Patrulha Estelar e criador do Pirata Espacial Capitão Harlock, Matsumoto é famoso por grandes sagas espaciais que usam de fantasia - e não ficção-científica - para contar intensos dramas sobre honra, amadurecimento e altruísmo. Em todos eles, as adaptações em animê ganharam canções altamente sentimentais, com um toque solene e melancólico. Em Ginga Tetsudou 999 (leia como "guinga tetsudô three-nine"), Matsumoto conta a história de Tetsuro Hoshino, um garoto que viaja por vários planetas a bordo do Ginga Tetsudou 999 (ou "Galaxy Express 999"), uma nave espacial com a forma de uma antiga locomotiva. Assim como o Yamato era um navio de guerra convertido em espaçonave, e o Pirata Espacial Capitão Harlock pilota sua nave com um leme de madeira igual ao de antigos navios, o Galaxy Express faz todo o sentido dentro do conjunto da obra do autor.


Na trama, em uma era onde as pessoas robotizam seus corpos em busca de imortalidade, Tetsuro busca conseguir um corpo mecânico para poder vingar sua mãe, morta em uma cruel caçada humana. Em suas andanças, conhece e se apaixona pela misteriosa Maetel e também se encontra em algumas situações com o Capitão Harlock, numa extensa saga com uma cronologia tênue, que não deve ser encarada de forma muito rigorosa.

Galaxy Express 999, um clássico sobre amadurecimento.

A saga nasceu em mangá em 1977 e gerou duas séries de TV, além de diversas produções para cinema e vídeo. O primeiro animê pra cinema da série é de 1979 e foi exibido nos anos 1990 em São Paulo no MIS - Museu da Imagem e do Som, durante um festival de produções japonesas. O filme é grandioso e emocionante, com direção do renomado Rin Taro e produção da Toei Animation. A canção-tema homônima alcançou grande sucesso quando foi lançada no Japão, a ponto de ser apreciada isoladamente, sendo um grande clássico tanto do pop japonês quanto das anime songs (ou anisongs). Inicialmente, Leiji Matsumoto teve dúvidas sobre incluir uma canção pop na trilha, mas ficou plenamente satisfeito quando viu o resultado final (que é soberbo, diga-se de passagem). A canção "Ginga Tetsudou 999 - The Galaxy Express 999" é vibrante e começa a tocar no final do filme, após uma emocionante cena de despedida, enquanto o trem espacial decola. A tristeza da cena ganha novo significado com a vibrante canção, que diz em seu refrão "The (Galaxy) Express Three-Nine will take you on a journey/ A never ending journey/ A journey to the stars!"


Quando foi lançada junto com o filme, o single da canção foi direto às primeiras posições nas paradas de sucesso, sendo segundo lugar na Oricon e primeiro lugar na The Best Ten. O single ficou em segundo lugar de vendas na Oricon e se tornou um clássico, sendo regravado por muitos artistas ao longo do tempo. Poética, é uma canção que tanto se integrou perfeitamente ao filme para a qual foi criada, quanto ganhou vida própria, sendo um clássico absoluto da música japonesa.

Godiego band
Godiego: Takami Asano, Steve Fox, Mickie Yoshino, Yukihide Takekawa e Tommy Synder.

Composta e interpretada pelo grupo Godiego (leia "Godaigo") alcançou enorme sucesso. O Godiego utiliza o nome de um antigo imperador japonês que viveu entre 1288 e 1399. O conjunto foi oficializado em 1976, sendo uma evolução da banda Mickie Yoshino Group, que surgiu em 1971 e teve várias formações até se estabilizar e mudar de nome. Um de seus bateristas iniciais foi Ai Takano (1951~2006), que foi posteriormente o cantor de temas de abertura e encerramento de O Fantástico Jaspion (1985).


Já como Godiego, sua formação mais conhecida inclui Yukihide Takekawa (vocal solo e teclados), Mickie Yoshino (piano, teclados e vocais), Takami Asano (guitarra e vocais, falecido em 2020 aos 68 anos), Steve Fox (baixo e vocais) e Tommy Snyder (bateria e vocais).


Durante um tempo, Steve Fox, que é cristão, se afastou da banda para realizar trabalhos missionários, mas acabou retornando. Posteriormente, Yoji Yoshizawa (baixo, guitarra e vocais) se juntaria ao grupo. Dos dois integrantes com nomes ocidentais, Steve Fox na verdade é um nipo-americano nascido no Japão e Tommy Snyder é americano.

Takekawa é um compositor bastante reconhecido e contribuiu com melodias para muitos outros artistas. No Brasil, seu trabalho mais famoso foi a criação das melodias dos temas de abertura e encerramento do Comando Estelar Flashman (1986),que foram cantados por Taku Kitahara.


O Godiego ainda está em atividade fazendo shows pelo Japão e tem uma extensa lista de hits, como "Gandhara", "Monkey Magic", "Namastê", "Progress and harmony", "Beautiful name" e outros. Em seus shows, uma das canções mais aguardadas é, sem dúvida, "The Galaxy Express 999".


Com sua letra sentimental e ritmo vibrante, a música capturou a atmosfera do filme, que por sua vez adaptou de modo solene uma obra icônica de um mais celebrados autores de mangá de todos os tempos. Um autor admirado por suas obras cheias de drama, poesia e exaltação de sentimentos nobres que surgem da sempre difícil jornada de amadurecimento que deixa a infância para trás. Compor e interpretar canções para obras de Leiji Matsumoto é para poucos.


::: VÍDEOS SELECIONADOS :::

1) "The Galaxy Express 999" ~ Versão original (somente áudio) Letra: Keisuke Yamakawa / Melodia: Yukihide Takekawa / Arranjo: Mickie Yoshino


2) Versão: EXILE (2008) - Uma das versões mais famosas veio pelo grupo EXILE, que levou a canção de volta ao ranking de grandes sucessos contemporâneos. Perante um novo público e sem ser associado ao animê, virou toque de celular e foi baixado mais de 500 mil vezes em poucos dias.


3) Versão: Platina Jazz (2012)

- Elegante versão em inglês gravada pela banda Platina Jazz, que possui um grande repertório de anime songs.


4) Versão: ANIMELO cast (2013) - Em 2013, "The Galaxy Express 999" virou o tema principal do festival Animelo Summer Festival, o mais importante festival japonês de anime songs. Na ocasião, foi regravado pelos artistas do festival, todos famosos, com alguns grandes veteranos. O clipe oficial, infelizmente, não mostra nenhum dos cantores, limitando-se a mostrar a excelente banda de apoio tocando seus instrumentos.


Vocalistas: PROJECT ALI/ ChouCho/ Gero/ GRANRODEO/ i☆Ris/ May'n/ nano.RIPE/ OLDCODEX/ Ray/ ZAQ/ Zwei/ Afilia Saga/ Kanako Ito/ Sumire Uesaka/ Yui Ogura/ Eri Kitamura/ Akira Kushida/ Minami Kuribayashi/ Maon Kurosaki/ Mikako Komatsu/ Psychic Lover/ Konomi Suzuki/ Kenichi Suzumura/ Ayana Taketatsu/ Yukari Tamura/ Minori Chihara/ Hiroaki TOMMY Tominaga/ Ai Nakajima/ Nanamori Middle School ☆ Gorakubu/ Yuka Nanri/ Iori Nomizu/ Yoko Hikasa/ Maiko Fujita/ Sae Misawa Chika/ Nana Mizuki/Yui Kaori

Músicos: TAKUYA (guitarra), Masahide Sakuma (baixo, violão, teclados, arranjo) e SOULTOUL (bateria)


5) Cupitron (2016)

- Pelo menos um grupo idol gravou uma versão cheia de fofura para a canção, no caso o Cupitron, que se manteve em atividade entre 2014 e 2019. A música serviu como tema de encerramento do programa de TV de variedades Ranku Oukoku (ou "Reino do Ranking"). Como curiosidade, as roupas usadas pelo trio Nichika Yamakawa, Saika Hamada e Rina Miyakawa foram criadas pelo próprio autor do mangá original de Galaxy Express 999, o lendário Leiji Matsumoto, o que fez lembrar a origem do tema.


Cupitron e Leiji Matsumoto.

Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Você pode apoiar o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 na plataforma Apoio Coletivo e incentive a continuidade do Sushi POP. Cada ajuda é muito importante!

- A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:



bottom of page