top of page

Mestres do Oriente

Um mangá com lições para a vida e o mundo dos negócios.


Um mangá interessando e focado em promover bons valores na sociedade é Mestres do Oriente - Histórias de ética e sabedoria em mangá, de Hisashi Ohta. Em volume único, apresenta questões sobre ética e liderança vividas na China e, especialmente, no Japão antigo. 


Apesar de baseada em fatos reais, não se pretende uma reconstituição histórica fiel na obra. A visão apresentada do mundo dos samurais é romântica, idealizada e limpa, sem mostrar a violência fria e impiedosa - praticada por esses mesmos samurais - que caracterizou o período de guerras entre os senhores feudais do Japão no Período Edo (1603–1868)


O foco da narrativa consiste em mostrar guerreiros e líderes tendo que tomar delicadas decisões estratégicas e administrativas frente a diferentes tipos de crise. Ou mesmo pessoas comuns, usando de sabedoria e bom senso para enfrentar situações complexas e até perigosas. 


Em um dos capítulos, o leitor fica conhecendo a história de uma rede de lojas que iniciou o hábito de emprestar guarda-chuvas aos clientes. Em outro, somos apresentados aos benevolentes vendedores de remédios que faziam venda consignada há mais de 300 anos. Ainda, é contada a história de um comandante militar que assumiu um grande risco no campo de batalha para manter uma promessa feita a seus guerreiros. 


A obra é dividida em 10 histórias curtas, cada uma abordando um tema, como a importância de se manter a palavra para inspirar lealdade, o valor de se dar uma segunda chance a alguém que errou e a importância de qualidades como paciência e comprometimento. Todas as histórias são bastante interessantes, de rápida leitura e, conforme a proposta, trazem uma motivação sincera, com valiosas lições de vida que podem ser aplicadas ao mundo profissional. 


O traço de Hisashi Ohta é limpo, suave e com expressões bem definidas que ajudam a construção da atmosfera. A narrativa visual é igualmente limpa, sem arrojo, mas com uma clareza que transmite as mensagens com perfeição. Não é exatamente leitura de entretenimento, estando mais perto da literatura de auto-ajuda. E faz isso com louvor, se destacando em um mercado cheio de lugares-comuns, frases de efeito e filosofia barata movida a desejos de enriquecimento e sucesso rápido. 


O trabalho é publicado pela Editora Satry, que já lançou outros dois títulos do mesmo autor: A História de Buda em Mangá e ABC do Budismo em Mangá.


Mestres do Oriente é inspirado no livro A Bagagem dos Viajantes - Histórias de Ética e Sabedoria, de Koichi Kimura, também no catálogo da Editora Satry. Mesmo sendo uma adaptação, o mangá de Hisashi Ohta tem vida própria, dando vida aos protagonistas e transmitindo sua mensagem como só uma história em quadrinhos consegue, com sua combinação de texto e imagens sequenciadas. 


Porém, seriam os ensinamentos apresentados nesse mangá, profundamente arraigados em honestidade e justiça ainda válidos no mundo de hoje? Fazem sentido na sociedade repleta de individualismo, sede por resultados rápidos, sarcasmo e culto ao ego em que vivemos?


Certamente, muitas passagens podem soar ingênuas para os adeptos do liberalismo e do capitalismo predatório que tanto caracteriza o mundo corporativo. No entanto, é no resgate de valores há muito esquecidos que pode estar a chave para uma real evolução de nossa sociedade. 


Mestres do Oriente - Histórias de Ética e Sabedoria em Mangá

Título original: Kokoro no Michi ("O Caminho do Coração") ~ こころの道

Roteiro e desenhos: Hisashi Ohta Obra original: Koichi Kimura

Tradução: Claudia Yukimi Tarumoto

Formato: 13,5 x 20,5, com 140 páginas

Lançamento no Brasil: Editora Satry (2014)




 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 



::: LINKS RECOMENDADOS :::


(Lista de blogs sobre cultura pop)





bottom of page