top of page

National Kid: O Marcante Herói de uma Geração

Livro brasileiro é o mais completo guia sobre o clássico personagem.

Arte de Guilherme Gomes para a capa do livro.

Produzido pela Toei Company em 1960, National Kid foi o primeiro super-herói japonês a ser exibido no Brasil. Em seu país, foi o primeiro herói com super-poderes na TV, e é pouco lembrado hoje em dia, mesmo tendo feito um sucesso razoável em seu tempo.


No Brasil, porém, o personagem é adorado pela geração que viu suas aventuras na TV, desde que ele chegou por aqui, em 1965. Suas histórias fantasiosas e divertidas encantaram milhares de crianças pelo Brasil, que aguardavam sempre por uma nova aventura do professor Massao Hata, o visitante espacial que usava seus poderes como National Kid para enfrentar ameaças como os Incas Venusianos, os Seres Abissais e outras terríveis ameaças.


Entre os fãs que cresceram e nunca deixaram de sentir enorme carinho pelo personagem, está Marcus Anversa, Doutor em Geografia e especialista sobre a indústria audiovisual brasileira, ambas pela UERJ. Incentivado pela falta de material de referência, mesmo no Japão, sobre seu herói de infância, ele se decidiu a investigar as origens do seriado, descobrir fatos sobre sua produção e as pessoas envolvidas com a série. O resultado é o livro National Kid: O Marcante Herói de Uma Geração, um guia abrangente sobre o personagem.

National Kid

Todas as aventuras do herói são apresentadas, com explicações sobre cada saga, guia de episódios, resumo sobre as carreiras dos atores envolvidos e dos principais integrantes da equipe de produção, permitindo uma grande compreensão sobre a saga do herói. Até mesmo as locações mereceram um olhar atento, com explicações sobre os lugares mostrados na série e como esses lugares estão depois de tanto tempo.


Resultado de uma grande ação de marketing para os produtos eletrônicos da empresa National (posteriormente, Panasonic), o National Kid é analisado desde sua concepção, estrutura e correções de rumo no decorrer da produção. O autor dedica grande parte do livro a mapear e presença do personagem no imaginário do brasileiro, as exibições na TV, os produtos lançados e o alcance cultural que a obra conseguiu. As diferentes dublagens também são abordadas, com a listagem dos dubladores e seus respectivos personagens.

Um clássico absoluto da FC japonesa.

Para a elaboração do livro, foi feito um trabalho de investigação jornalística, indo atrás de fontes primárias, buscando contatar pessoas envolvidas em algum aspecto da produção. É um registro que vai muito além da série em si, pois fala sobre aquela época da TV brasileira, com uma contextualização que confere à obra uma valor histórico. A seriedade foi reconhecida pela própria Toei Company, que autorizou a publicação do trabalho.


Leitura saborosa e repleta de informações, National Kid: O Marcante Herói de Uma Geração é o guia definitivo sobre um personagem que transcendeu seu tempo e encontrou, em um país do outro lado do mundo, uma acolhida melhor e mais duradoura do que em sua terra natal.

National Kid: O Marcante Herói de Uma Geração

Autor: Marcus Anversa

Colaboração: Masashi Sakai e Roberto Sesóstris Prefácio: Maurício Viel Capa: Guilherme Gomes

Formato: 16 x 23 cm, com 240 páginas

Lançamento: Artêra Editorial (2022)



- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00. O dinheiro arrecadado é usado para reforçar o orçamento, permitindo aquisição de materiais para pesquisa e resenha, bem como a manutenção do site e domínio.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com

- Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nossos parceiros:


::: BLOGOSFERA :::

bottom of page