top of page

S.H. Figuarts - Arte em figuras de ação

Qualidade artística em brinquedos de última geração.

Yor (SPY x FAMILY), Shin Kamen Rider e Luffy (One Piece).

Se há um lugar no mundo onde os brinquedos ganham uma sofisticação que só pode ser totalmente apreciada por olhos adultos, esse lugar é o Japão. Então, vamos dar uma olhada nos bonecos da linha S.H. Figuarts, que são as figuras de ação (action figures) de super-heróis lançadas pela Bandai através de sua divisão Tamashii Nations.


Essa linha de produtos altamente elaborados surgiu em 2008 pela Bandai Boys Toy e seu lema é "simple style and heroic action" (ou "estilo simples e ação heroica"). De lá para cá, ganhou uma legião de colecionadores e fãs de seus produtos, sendo atualmente parte da divisão Bandai Spirits Co, criada em abril de 2018.


Tendo em média 14 cm de altura, os bonecos dessa coleção possuem várias articulações e muitos acessórios interessantes. Como os dedos não são articulados devido ao tamanho reduzido, é normal que cada caixa possua mãos intercambiáveis com poses diferenciadas ou para segurar objetos específicos.

Figura representando o primeiro traje (Type A) do Ultraman original.

Para personagens com feições humanas, rostos opcionais permitem explorar diferentes expressões nas poses. Há também as chamadas peças de efeito (algumas vendidas separadamente), que simulam raios, energias e explosões. Na linha Ultraman, por exemplo, existem as peças de efeitos para simular raios.

Além disso, há suportes próprios vendidos separadamente pela Bandai, para que os bonecos fiquem de pé em poses variadas (apesar deles ser fácil equilibrar a maioria deles em pé), ou mesmo poses para cenas de voo ou saltos. Bonecos de personagens oriundos do mangá, animê, tokusatsu e games ganham um alto grau de detalhismo e excelente transposição de suas características. O nível de perfeição é tão grande que existem vários casos em que foi lançada uma segunda versão do mesmo boneco, com um aprimoramento da modelagem. Isso sem contar os bonecos feitos com a técnica shinkocchou, para heróis de tokusatsu, que reproduzem com o máximo de fidelidade possível as proporções do corpo do suit actor que vestia o traje do herói.

Heart Catch Precure (Foto: Usys222)

Franquias como One Piece, Dragon Ball, Precure, Ultraman, Kamen Rider, Saint Seiya, Naruto, JoJo e Precure (ou Glitter Force, nos EUA) possuem uma lista enorme de personagens disponíveis, sempre com novos lançamentos, acompanhando ou não novas produções. Afinal, são séries longevas e com grande renovação de público, com heróis clássicos sempre ganhando novas versões. Existem centenas de bonecos lançados e normalmente eles vêm com a inscrição indicando ser mais apropriado para maiores de 15 anos, pois é preciso tomar cuidado ao se trocar as peças, algumas pontudas ou muito pequenas. E, vale ressaltar, são figuras de preço elevado e peças bastante delicadas.


Além da linha principal, há subdivisões, como a D-Arts, a Figuarts ZERO, a S.H. Monster Arts e a Chibi-arts, entre outras.

Bruce Lee, imortalizado pela S.H. Figuarts.

Vale destacar que a S.H. Figuarts não engloba somente os personagens locais ou japoneses, mas também os americanos, como os heróis e vilões de Star Wars ou da Marvel e DC Comics, especialmente as versões baseadas nos filmes. Ainda sobre cinema, há bonecos de Bruce Lee inspirados nos filmes Operação Dragão e Jogo da Morte, que reproduzem poses complexas iguais às feitas pelo lendário ator.


Bonecos capazes de poses complexas e desafiadoras podem ser úteis também para o treinamento de desenhistas. Para essa finalidade, há os bonecos Body-kun e Body-chan, que representam as figuras masculina e feminina, respectivamente. Há diversas variantes, com cores, proporções e acessórios diferenciados.

Boneco da linha Body-kun e Body-chan, próprios para treinar desenho.

Com grande variedade de estilos e propostas e abrangendo a maioria das mais importantes franquias da cultura pop, a linha S.H. Figuarts elevou o status dos brinquedos para itens colecionáveis, comprados por serem decorativos ou servirem de referência para desenhistas.


São figuras de ação, produzidas com esmero pensando no adulto colecionador que preserva um lado criança, mas com um olhar exigente e detalhista que só se desenvolve com a idade.

Site oficial: shfiguarts.com

S.H. Figuarts Son Goku (SS2)

S.H. MonsterArts Gamera

S.H. FiguArts Ultraman Blazar

Saiba mais: - No blog Casa do Boneco Mecânico, do colecionador e blogueiro Usys222, tem dezenas de posts sobre bonecos da S.H. Figuarts. Em cada um, muitas fotos, descrições técnicas e também informações sobre os personagens e as produções nas quais eles aparecem.

 

- Caso você realmente goste do trabalho realizado neste site (e ao longo de toda a carreira do autor), considere fazer uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::



Comments


bottom of page