top of page
Ale Nagado

THE ALFEE - Lendas do rock oriental

Três respeitáveis e divertidos senhores, fazendo boa música desde os anos 70.

Masaru, Konosuke e Takamizawa: THE ALFEE

A banda japonesa THE ALFEE é uma das mais antigas em atividade, não só em seu país, mas no cenário musical internacional. No início dos anos 70, o grupo começou como The Alfie e trilhou um longo caminho até o estrelato. Inicialmente uma banda de suaves canções folk, o grupo foi formado por Masaru Sakurai (baixo e voz), Konosuke Sakazaki (violão, voz e percussão), Yasuo Miyake (guitarra e voz) e Toshihiko Takamizawa (guitarra, violão, teclados e voz), também conhecido como Takamiy. Konoskue era o líder então.


O primeiro álbum, Greenhorn, saiu em 1974, mas não chamou muito a atenção do público ou da crítica. Com um fiasco na estreia, o guitarrista Yasuo Miyake desistiu e seguiu sua vida. Os outros três continuaram perseguindo o sonho, tocando como músicos de apoio para outros artistas e fazendo contatos na indústria do entretenimento. Em 1979, receberam outra chance e dessa vez foram bem sucedidos, conquistando um pouco de prestígio e prosseguindo com seu trabalho mais autoral. É dessa época a adoção da grafia oficial do nome como THE ALFEE.

Ilustração de Ryoko Ikeda (Rosa de Versalhes) para o álbum comemorativo de 30 anos da banda.

Em 1983, o single "Marie-Anne" vendeu mais de 300 mil cópias logo de cara. No ano seguinte, "Hoshizora no Distance" ("A distância de um céu estrelado") vendeu mais que o dobro e aí o Alfee entrou para o primeiro escalão da música japonesa. A grande voz de Masaru Sakurai foi fundamental para o impacto conseguido.


O hit foi parte do álbum Renaissance, que marcou uma guinada para o rock, com Takamiy assumindo a liderança e explorando cada vez mais timbres, solos e efeitos com suas guitarras. Apaixonado pelo instrumento, ele tem uma coleção gigantesca, com mais de 500 guitarras; algumas bastante exóticas, como uma inspirada em Ultra Seven, outra em Godzilla e até uma com o Pato Donald, além de várias outras decoradas com temas de anjos.

Shows grandiosos marcam a carreira da banda.

Ao longo da carreira, foi ficando cada vez mais andrógino, sendo um dos precursores do Visual Rock, estilo musical com forte identidade visual calcada no glam rock. Takamiy chegou a se inspirar na personagem Oscar do mangá Rosa de Versalhes, de Ryoko Ikeda, que acabou até ilustrando o CD comemorativo de 30 anos do grupo.


Takamiy é frequentemente chamado para compor para outros artistas e ainda possui uma carreira solo onde faz um som mais pesado. Konosuke também já se envolveu em projetos paralelos, sempre ligado à música folk.


O ALFEE mistura folk, hard rock, glam rock, influências de Beatles, Pink Floyd, Eagles, Queen, Simon & Garfunkel, produz músicas para trilhas sonoras e não recusa serviço, sempre com muito profissionalismo. Já fizeram canções para franquias como Ultraman, Uchuu Senkan Yamato (Patrulha Estelar), Touch e Galaxy Express 999, além de trilhas para vários filmes para cinema e programas de TV.

Takamiy e sua guitarra modelo Ultra Seven.

Em 2014, comemoraram 40 anos de carreira com a canção "Eiyuu no utá" ("Poema do herói"), tema de abertura de Ultraman Ginga S. Antes, haviam lançado "Final Wars", uma das aberturas do programa Ultraman Retsuden ~ Ultraman Chronicles. Como compositor e músico solo, Takamiy se envolveu mais vezes com a franquia Ultraman, tendo composto o tema de Ultraman Orb, que foi cantado por Ichirou Mizuki e a dupla Voyager. Como momento constrangedor a ser esquecido, existe um curta-metragem (impossível de achar na internet), onde o guitarrista se torna o gigante Ultraman Takamiy (ele só cresce, não vira um Ultra propriamente dito) e luta contra monstros.


Com frequência, dividem o palco com astros do passado e com jovens astros que em ascensão, tendo colecionado centenas de aparições em programas de TV. Apesar de ancorar seus shows em clássicos da carreira, suas canções mais recentes têm ido direto para o top 10 de vendas no país, provando que continuam relevantes e renovando seu público. Com exceção de shows especiais, normalmente levam somente dois músicos convidados, para tocarem bateria e teclado a seu lado.


O ecletismo do trio gerou o projeto THE ALFEE Classics (1990), no qual a Orquestra Sinfônica de Londres tocava músicas clássicas intercaladas com canções da banda. Em 1997, sua canção "Love never dies" ganhou versão oficial em português pela banda católica Vida Reluz. A música, bastante fiel à original, foi batizada como "Pare de resistir". Uma de suas grandes conquistas veio em 1999, quando fizeram um show histórico na Alemanha, como parte de um grande festival sobre a cultura japonesa.

Algo interessante a destacar é que eles não se levam muito a sério, mesmo com tantas canções épicas no repertório. Nos anos 80, eles assumiram uma outra identidade musical como a boys band BEAT BOYS e lançaram várias canções escritas por Takamiy com pegada dançante, bem açucarada. Já estavam meio velhos para posar de boys band, dançavam coreografias meio constrangedoras (mas sempre executadas com seriedade), se divertiram, ganharam ainda mais dinheiro e logo voltaram ao projeto principal, com muito rock e folk. Até hoje, entretanto, canções dessa fase aparecem em shows.


Takamiy e Konosuke também tiveram o projeto Maracas Brothers, uma grande brincadeira com música latina. E finalmente, em 2016, lançaram o projeto The KanLeKeez, repleto de homenagens aos anos 60. O release que distribuíram dizia que o KanLeKeez era a "banda mais idosa a estrear".


Há anos, os três gravam uma série de programas chamada The Alfee Kitchen, no qual ficam cozinhando, bebendo cerveja e contando casos. Tiram sarro uns dos outros.

Três senhores tentando se virar na cozinha.

Nos shows, brincam com a altura de Konosuke e até com o visual andrógino e espalhafatoso de Takamiy. Nos shows e vídeos, muito humor de moleque em senhores que já passaram folgado dos 60 anos. E é esse talvez o segredo, não só da longevidade dos integrantes, mas também da união do grupo.


THE ALFEE, em todos esses anos, nunca ficou muito tempo em hiato de atividades e eles realmente parecem curtir estar juntos. Sua trajetória de persistência, amizade e profissionalismo é um testemunho de vida, o que só valoriza um repertório cheio de canções memoráveis.


::: V Í D E O S :::


1) Hoshizora no Distance ("A distância de um céu estrelado")

Letra: Toshihiko Takamizawa e Ken Takahashi / Melodia: T. Takamizawa

- Maior sucesso da banda, tem uma construção que parece uma mistura de "Hotel California" do The Eagles, com "Baby come back" da banda Player. Entre o pastiche e a homenagem, uma canção muito legal. É praticamente impossível encontrar vídeo dessa canção, pois a gravadora retira tudo o que encontra que for postado de fãs. Inexplicavelmente, a banda não tem canal oficial e nem a gravadora deixa os vídeos oficiais deles serem vistos. Isso por que o mercado de DVD e Blu-ray no Japão ainda é relevante.


2) Brave Love ~ Galaxy Express 999

Letra e melodia: Toshihiko Takamizawa

- Tema de um especial para cinema de 1998 do famoso animê/mangá criado por Leiji Matsumoto.


3) Gate of Heaven

Letra e melodia: Toshihiko Takamizawa

- Canção criada como se fosse um medley, no estilo do lado B do álbum Abbey Road, dos Beatles.

4) Ichigatsu no Ame wo Wasurenai ("Não esqueço aquela chuva de janeiro")

Letra e melodia: Toshihiko Takamizawa

- Preste atenção no dueto de guitarra e violão no final da canção, um verdadeiro show de habilidade.


5) Save your heart ~ Kimi dake wo mamoritai ("Eu só quero te proteger")

Letra e melodia: T. Takamizawa

- A canção foi gravada originalmente em 1997 por Fumiaki Nakajima, como o primeiro tema de encerramento da série Ultraman Dyna. A versão do Alfee, lançada no ano seguinte, trazia como acréscimo a frase "Save your heart", incluída no título e cantada no final da canção.


THE ALFEE está presente nas plataformas Spotify e Deezer.

------------------------------------



- Gosta deste blog? Curtia as revisas que eu escrevia? Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade deste blog.



- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U

bottom of page