top of page

Ultra Seven

Um dos mais icônicos super-heróis japoneses, obra-prima da Tsuburaya Productions.

Ultra Seven é um dos mais icônicos super-heróis do Japão, sendo um dos principais personagens da franquia Ultra, da Tsuburaya Productions. Exibido no Brasil na TV Bandeirantes, depois na extinta TV Tupi e na Record, é uma série com uma longa história em seu país de origem.


O inovador Ultraman foi um sucesso absoluto e terminou após 39 episódios em abril de 1967, mais devido às dificuldades de produção e prazos. Em seu lugar, a emissora TBS colocou a série de ficção científica Captain Ultra, da Toei Company, que era um personagem viajante espacial, um tema em alta na época.


Nesse intervalo de tempo, o estúdio Tsuburaya Pro se reestruturou e resolveram partir para uma nova série, com um pique mais voltado à ficção científica, lidando com ameaças vindas do espaço. Captain Ultra terminou após 24 episódios e a Tsuburaya retomou a prioridade daquele horário de domingo às 19:00, denominado Takeda Hour, devido à empresa patrocinadora.


Assim, em primeiro de outubro de 1967, estreou na emissora TBS a série Ultra Seven, que se tornaria um marco, não apenas das séries tokusatsu, mas do próprio gênero da ficção científica no Japão. Sobre o nome, o prefixo "Ultra" foi mantido para estabelecer perante o público uma ligação com Ultraman. E "Seven", segundo consta em algumas referências, seria alusivo ao "sétimo integrante" da unidade especial Esquadrão Ultra (ainda que um dos seis fosse o próprio alter ego do herói). O nome do protagonista quase foi Redman (que viraria outro personagem anos depois) e acabou ficando mesmo Ultraseven (pode ser grafado desta forma também). Mas antes da escolha final, Ultra Seven era um nome pensado para uma série sobre homens pré-históricos. Caminhos tortos, esses.


Originalmente, não havia a intenção de que as séries fizessem parte de um mesmo universo, coisa que só foi estabelecida anos depois, durante a série O Regresso de Ultraman (1971).

O gênio Eiji Tsuburaya e o elenco da série.

Eiji Tsuburaya, que teve um papel predominante em Ultraman, como editor de roteiros e coordenador geral, teve pouca participação em Ultra Seven. Na época, ele estava bastante ocupado produzindo efeitos para os longas da Toho Films, como O Filho de Godzilla (Kaijuuto no Kessen - Gojira no Musukô) e A Fuga de King Kong (King Kong no Gyakushuu). Ele precisava de dinheiro para investir no estúdio e não podia largar seu espaço na Toho. Ainda assim, tem o mérito de ter selecionado pessoalmente o ator principal, o modelo Koji Moritsugu, que fez tão bem seu trabalho que ficaria por décadas reprisando o papel de Dan Moroboshi.


O homem de confiança na criação foi Tetsuo Kinjô, que escreveu os principais episódios. Além dele, os talentosos Shozo Uehara, Mamoru Sasaki e Shinichi Ichikawa também contribuíram, assim como fizeram em Ultraman. O design foi de Tohl (Toru) Narita, cujo trabalho insuperável definiu um visual que funciona bem até hoje, assim como a brilhante trilha sonora de Toru Fuyuki. O filho de Eiji Tsuburaya, Hajime, diretor talentoso, continuou com seu trabalho atrás das câmeras, coisa que deixaria para trás quando do falecimento de seu pai, em 1970.


UM CLÁSSICO DA FICÇÃO CIENTÍFICA

Dan Moroboshi e Yuriko Hishimi

Em 1 de outubro de 1967, Ultra Seven estreava na emissora TBS, tendo à frente o jovem modelo Koji Moritsugu (Dan Moroboshi), a ex-Miss Tóquio Yuriko Hishimi (Anne Yuri) e o veterano Shoji Nakayama (Cap. Kiriyama). O grupo também incluía os atores Shinsuke Ashiba (Soga), Sandayu Dokumamushi (Furuhashi) e Toshi Furuya (Amagi). Dokumamushi (antes, Yoshi Ishii) foi o oficial Arashi em Ultraman e Furuya havia sido o suit actor que vestia o traje de Ultraman.


Se a Patrulha Científica, com cinco (eventualmente seis) integrantes era uma turma de aventureiros, o Esquadrão Ultra era uma avançada divisão militar com 300 soldados, incluindo o Capitão e mais cinco oficiais.


Em Ultraman, geralmente as ameaças eram monstros adormecidos na Terra, enquanto em Ultra Seven o tema predominante envolvia invasões alienígenas. Não havia o humor tão presente em Ultraman e vários questionamentos sobre justiça e ética foram colocados. Era possível ver o seriado com diferentes níveis de entendimento e muitos fãs passaram a valorizar ainda mais a produção quando viram depois de adultos.


Com histórias auto-contidas, eventualmente com arcos de duas partes, a série teve contornos dramáticos, em que algumas vezes a humanidade era vista como o grande mal. Por elevar o entretenimento a outro nível, Ultra Seven é referido como uma série de ficção científica, enquanto Ultraman (e a maioria das séries Ultra) é referida como sendo do gênero fantasia.

Seven enfrenta Eleking, um dos monstros mais populares ao longo do tempo.

Ultra Seven aparentava ser mais poderoso que seu antecessor, com mais recursos para destruir seus inimigos e poucas vezes tendo seu marcador de energia na testa piscando em sinal de enfraquecimento. Também era um lutador impiedoso e implacável que às vezes aparecia pouco e liquidava seus oponentes de forma impactante.


A série, que teve a excelente marca de 26,5% de média de audiência, não conseguiu repetir o sucesso de audiência de Ultraman, que teve média de 36,5%. No entanto, saiu-se melhor no teste do tempo, tendo envelhecido menos e se tornando um cult absoluto através das décadas. É de Seven a primeira aparição de monstros famosos, como Eleking, Metron, King Joe e Pandon.


Seu apoteótico final em duas partes, com Dan revelando sua identidade e lutando com suas últimas forças para depois retornar a seu mundo, sedimentou a mitologia do herói.


E há pelo menos uma grande polêmica envolvendo a série.


O CASO HIBAKUSHA


O episódio 12 mostrava os aliens Spell, que se disfarçaram na sociedade e espalharam um relógio que virou febre. Esses relógios coletavam secretamente pequenas quantidades de sangue de seus usuários para alimentar os alienígenas e eles descobriram que o sangue de criança era mais puro que o de adulto, muito contaminado por poluição e radiações.


Nesse episódio, participa a atriz Hiroko Sakurai (a Akiko Fuji de Ultraman), como a namorada do emissário dos aliens Spell. O episódio passou sem problemas na época e era reprisado normalmente. Porém, nos anos 1970, durante uma de suas reprises, aconteceu um fato marcante. Uma coleção de cards lançada na época se referiu ao alien Spell como "alien Hibaku", sendo que "hibakusha" ("vítima da bomba") é o termo que faz referência aos sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. E além disso, todos notaram que o design do monstro continha manchas que se pareciam com as horríveis queimaduras de pele vistas em várias vítimas das bombas. Alguém na editora, não se sabe com que intenções, grafou esse nome, altamente pejorativo.

O Alien Spell, pivô de uma grande crise no estúdio.

Logo, as associações de sobreviventes se manifestaram e houve um grande escândalo na sociedade. Como resultado, o episódio foi banido e não foi sequer lançado em vídeo. Virou um tabu, um episódio "maldito", e a Tsuburaya é que levou o prejuízo tanto financeiro quanto moral.


O episódio foi literalmente "cancelado" (usando um termo bem atual) e retirado da cronologia oficial, mas a série não teve renumeração de episódios. Por isso, do episódio 11 salta para o 13 em todos os guias oficiais. Nos EUA e no Brasil, passou sem problemas, ainda mais que a compra da série foi anterior ao escândalo. Mas, como já explicado, na época da exibição original da série não houve esse tipo de polêmica. Fora esse incidente, Seven se tornou uma das pedras fundamentais do Universo Ultra.

Seven dispara seu raio Wide Shot.

UM ÍCONE DA CULTURA POP JAPONESA


Seven possui enorme influência na cultura pop japonesa. Em Pokémon, o conceito dos monstros carregados na forma de energia dentro de pequenos objetos veio de Seven. Dan carregava um estojo com as Cápsulas Monstro, que acionava eventualmente. Em Dragon Ball (primeira fase), a heroína Chi Chi usa um capacete que reproduz dois poderes icônicos de Seven: o raio Emerium, emitido pelo cristal na testa e o bumeranque cortante Eye Slugger. As citações, referências e homenagens são em enorme quantidade até hoje e, entre as inevitáveis paródias, pelo menos uma merece menção honrosa: o infame Uchimura Seven.


Seven foi o herói que mais participou de outras produções. Em 1970, Seven foi aproveitado na série de programas curtos Ultra Fight, que se resumia a mostrar lutas bem mal produzidas entre Seven e monstros ou apenas entre as criaturas.


No episódio 18 de O Regresso de Ultraman (1971), Seven entrega a arma Ultra Bracelete a Ultraman Jack. Já no episódio 38, Dan Moroboshi se une a Hayata/Ultraman para salvar Jack de ser executado pelos Poderosos do Espaço. Depois, foram várias participações em Ultraman Ace (1972)e Ultraman Taro (1973), geralmente com os demais Irmãos Ultra. Seven voltaria à linha de frente na série que sucedeu Taro, a dramática Ultraman Leo.

Taro, Jack, Ultraman, Zoffy, Ace e Seven: Os Irmãos Ultra clássicos!

A SEGUNDA TEMPORADA NA TERRA


Quando foi convidado pela Tsuburaya para interpretar o capitão do esquadrão MAC - Monster Attacking Crew, em Ultraman Leo (1974), o ator Koji Moritsugu deu uma sugestão ousada. Disse que faria a série se esse capitão fosse o velho Dan Moroboshi, e não outro personagem. Essa sugestão mudou tudo e deu uma nova direção à série. No primeiro episódio, Seven é derrotado pelos invasores Magma, que quebram uma perna do herói e o deixam muito ferido. Quando volta à forma humana, seu acessório de transformação, o Ultra Olho, está avariado, impossibilitando que voltasse à sua forma verdadeira.


Como veterano do extinto Esquadrão Ultra, Dan se torna o capitão do esquadrão MAC e logo conhece Gen Ootori, identidade humana de Ultraman Leo, recém-chegado à Terra. Dan resolve treinar Gen e o faz de forma implacável, com requintes de crueldade.

Leo, discípulo de Seven.

O público passaria a debater por anos o fato de que, em Leo, Dan não parece o mesmo personagem. Mas essa agressividade toda tem lá sua explicação. Um dos mais poderosos dentre os Ultras se via preso em uma frágil forma humana, mancando de uma perna e sem poder se transformar. Essa frustração toda gerou uma fúria que foi canalizada no treinamento de Leo, que respondeu à altura. Outro destaque em Leo acontece no episódio 34, com a participação especial de Hideki Goh/Ultraman Jack, que entrega a Dan o monstro-robô Sevenger, que se tornaria imensamente popular em 2019, graças à série Ultraman Z.


Uma imitação de Seven apareceu na série Ultraman 80 e o herói escarlate também marcou presença no especial de cinema Ultraman Story (1984), que narrou a história de Ultraman Taro, fazendo uma tremenda bagunça na cronologia das séries.


Em 1992, veio o drama para TV em duas partes Watashi Ga Aishita Ultra Seven ("O Ultra Seven que eu amava"), com uma versão romanceada dos bastidores da série. Àquela altura, a Tsuburaya vivia um momento financeiro ruim e parecia que nunca iria se recuperar.


O RENASCIMENTO DA LENDA


Em 1994, uma época de dificuldades financeiras para o estúdio, produziram dois especiais para TV com Ultra Seven. Apesar de não ficar muito claro no começo, o que vai sendo percebido é que se trata de uma realidade alternativa, onde somente Seven veio para a Terra. Um novo Esquadrão Ultra começou a ser organizado pelo veterano Furuhashi. Anne aparece casada com um cientista e com um filho pequeno, chamado de Dan.

Ultra Seven em 1994: Dan reencontra Furuhashi.

Apesar da produção terrivelmente precária, de uma pobreza constrangedora, os especiais fizeram sucesso e tiveram continuidade em três minisséries para vídeo. Uma de três partes em 1998, outra de seis partes em 1999 e uma última de cinco partes em 2002. A produção melhorou e ficou no nível das séries de TV da época. Para a versão 1999, o maestro Toru Fuyuki foi convocado para criar novas músicas e o grande Isao Sasaki (do Yamato) veio trazer seu vozeirão para reinterpretar as canções clássicas. Indo além, Isao Sasaki escreveu a letra e cantou o tema Seven no Ballad, que teve melodia e arranjo de Toru Fuyuki, em um encontro de duas lendas.


Em 2006, ano de comemoração dos 40 anos das séries Ultra, Koji Moritsugu voltou a viver Dan/ Seven, em dois episódios de Ultraman Mebius (2006~07) e no longa Ultraman Mebius e Ultraman Brothers (2006).

Ultra Seven X

Em 2007, a série de 12 episódios Ultra Seven X mostrou uma nova interpretação do herói, em uma dimensão alternativa. Surgiu uma outra identidade humana para esse novo Seven, até que, no capítulo final, é revelado que o protagonista era mesmo o velho Seven, com direito a uma aparição de Dan, reencontrando-se com a também idosa (e ainda charmosa) Anne.


Com destaque, Moritsugu e Yuriko atuaram juntos em Super Herói Ultraman - 8 Irmãos (2008), interpretando Dan e Anne de uma dimensão paralela, onde são casados.


Em Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009), o verdadeiro Dan entra em ação novamente, em uma das maiores e mais arrojadas produções já realizadas pela Tsuburaya, que teve distribuição pela poderosa Warner Bros. O filme marcou a estreia de Ultraman Zero, filho de Ultra Seven e um dos mais carismáticos heróis da franquia.

Seven, na versão do animê inspirado no mangá ULTRAMAN.

Em 2011, a dupla Eiichi Shimizu (roteiro) e Tomokazu Sekiguchi (arte) começou a publicar o mangá ULTRAMAN, com uma reinterpretação do universo Ultra. Nessa versão, estrelada pelo filho de Hayata usando uma armadura hi-tech, um dos destaques é o agente Dan Moroboshi, que veste o traje ULTRAMAN Ver. 7.2. A versão é bem diferente, mas tem em comum o fato de Moroboshi ser um combatente feroz e um veterano extremamente rígido, algo também enfatizado na adaptação em animê do mangá.


Já o personagem original apareceu muitas vezes em mangá, com destaque para a série The Ultraman (não confundir com o animê homônimo), assinada pelo mangaká Mamoru Uchiyama, onde grandes sagas cósmicas foram desenvolvidas com os Irmãos Ultra.


Koji Moritsugu e seu personagem icônico tornariam a aparecer em Ultraman Saga (2012) ao lado de outros veteranos. Parecia ter sido essa a última aparição dos atores clássicos, mas na entrevista coletiva onde Susumu Kurobe disse que, pela idade, não voltaria a interpretar mais o Hayata, Moritsugu manifestou-se, dizendo que poderia interpretar Dan até os 80 anos. E ele não estava brincando!

Aparecendo para ajudar o filho Ultraman Zero, em cena de Ultra Fight Orb.

Em 2017, ele voltou a entrar em cena se transformando, desta vez no filme do Ultraman Orb. Em seguida, Moritsugu fez a voz de Seven na minissérie Ultra Fight Orb. Finalmente, registrou uma fala para Ultra Seven na introdução do primeiro episódio de Ultraman Geed (2017). É quase impossível imaginar Seven sem Dan Moroboshi, por mais que esse acontecimento seja óbvio.

Dan Moroboshi em 2017.

Nascido em 15 de março de 1943, o lendário Koji Moritsugu é dono do pequeno restaurante Joli Chapeau e não se incomoda nem um pouco de ser conhecido como um "ator de um só papel", como muitos o imaginam. Até porque isso não é verdade, pois ele tem uma carreira extensa em filmes de época, dramas, peças de teatro e até algumas atuações vocais, como no longa em animê Robot Carnival (1987). E grande parte da popularidade de Seven se deve a seu trabalho e carisma, sendo difícil imaginar um sem o outro.


Tendo ampliado a mitologia do personagem quando sugeriu que o capitão do MAC fosse o próprio Dan Moroboshi, o que permitiu inúmeras possibilidades criativas, Koji Moritsugu se tornou ainda mais responsável pela importância de Seven no Universo Ultra.


Com uma história extensa, o guerreiro vermelho vindo da Terra da Luz, no Planeta Ultra da Nebulosa M-78, é um dos super-heróis japoneses mais cultuados de todos os tempos. De forma diferenciada, tem uma base de fãs que não necessariamente são fãs de Ultras em geral ou mesmo de tokusatsu. Personagem favorito de gerações inteiras, Ultra Seven possui uma aura de clássico absoluto de seu tempo, sendo um dos heróis de ficção científica do Japão que extrapolou os limites do fandom. Junto com Ultraman, Seven criou as bases para um universo ficcional que continua em expansão e renovando seu público.

A batalha contra King Joe, retratada pelo quadrinista americano Alex Ross.

FICHA TÉCNICA ULTRA SEVEN ~ ウルトラセブン Estreia no Japão: 01/10/1967 Número de episódios: 49 (48 oficiais) Roteiro: Tetsuo Kinjô, Shozo Uehara, Mamoru Sasaki, Shinichi Ichikawa e outros Trilha sonora: Tohru Fuyuki Desenho de produção: Tohl Narita (principal) Direção: Hajime Tsuburaya, Shohei Tojo, Kazuho Mitsuta e outros Supervisão geral: Eiji Tsuburaya Produção: Tsuburaya Productions & TBS Emissoras no Brasil: Tupi, Record

ELENCO


Dan Moroboshi/ Ultra Seven (voz): Koji Moritsugu Anne Yuri: Yuriko Hishimi

Capitão Kiriyama: Shoji Nakayama

Furuhashi: Sandayu Dokumamushi Amagi: Bin Furuya Soga: Shinsuke Ashiba Coronel Yanagawa: Akihiko Hirata Capitão Kurata: Nankou Ultra Seven (suit actor): Koji Uenishi Versão brasileira: CineCastro Emissoras no Brasil (principais): TV Bandeirantes, TV Tupi, TV Record e Rede Brasil


::: E X T R A :::


Ultra Seven no Utá ("Canção do Ultra Seven")

Letra: Kyoichi Azuma (Hajime Tsuburaya) / Melodia: Toru Fuyuki

Intérprete: Kagaku Tokusoutai

- Versão matadora da banda Kagaku Tokusoutai, incluída no álbum Ultraman The Rocks, de 2017. A banda está inativa há algum tempo, com todos os seus integrantes tocando projetos pessoais. A mais bem sucedida é a tecladista Emi Sonne, que alcançou o estrelato como cantora e compositora, assinando como Emi Okamoto. O vídeo abaixo foi dirigido pelo vocalista e guitarrista Hyouri Takahashi, com suporte da Tsuburaya Productions e do diretor Kyotaka Taguchi.



- Gosta deste blog? Curtia as revisas que eu escrevia? Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 (contribuição mensal ou única) e incentive a continuidade deste blog.



bottom of page