top of page
  • Ale Nagado

Uzumasa Limelight

Um filme que é uma declaração de amor ao cinema samurai.

A iniciante Satsuki Iga (Chihiro Yamamoto) e o veterano Kamiyama (Seizo Fukumoto)

Na tradição do cinema japonês, existem os filmes Jidai Geki (ou "drama de época") e, dentro desse gênero, há um subgênero conhecido como Chanbara, que são os filmes de samurais e espadachins. Esse tipo de filme é derivado do tradicional teatro Kabuki e, já na década de 1920, era bastante popular entre os japoneses.


A palavra "Chanbara" é a contração das onomatopéias "chan-chan" e "bara-bara", usadas para representar, respectivamente, espadas batendo e um corpo sendo cortado em seguida. É um dos gêneros mais antigos e clássicos do cinema japonês, tendo seu maior expoente em Os Sete Samurais (1954), de Akira Kurosawa. São geralmente ambientados no Período Edo (1603–1868) e trazem uma visão heroica de samurais e ronins (samurais sem mestre), em tramas sobre vingança e busca por justiça, sempre com grandes duelos de espadas.

Seizo Fukumoto: Uma vida que inspirou a arte.

Uzumasa Limelight, ou "As Luzes de Uzumasa", é um filme de 2014, e seu título é uma alusão ao distrito da cidade histórica de Kyoto onde foram filmadas a maioria das produções chanbara do cinema e TV.


A história apresenta o final de carreira de Kamiyama, um veterano ator de 70 anos especializado em cenas de luta com espadas, sendo famoso pelas dramáticas cenas de morte de seus personagens. É um mestre no "kirare yaku", ou a arte de morrer em um combate de espadas em filmes. Ele e seus amigos veem com melancolia o fim de uma grande era, conforme o gosto do público vai mudando e novos profissionais, alguns vaidosos e arrogantes, vão ocupando espaço sem muito respeito pelo passado.

Chihiro Yamamoto: Estrela das artes marciais na vida real.

Sempre ágil, habilidoso e perfeccionista, ele começa a sentir o peso da idade, não vê perspectivas para o futuro. Viúvo e solitário, não quer desistir, mas sente que seu tempo já passou. É quando surge em seu caminho a jovem aspirante a atriz Satsuki Iga, que pede a ele que a ensine a atuar bem em cenas de ação com espadas, pois é apaixonada por dramas de época e tem sua grande chance em uma série moderna do gênero.


Kamiyama e Satsuki desenvolvem uma relação de mestre e aluna, e ela deseja fortemente retribuir a ajuda que ele lhe deu. Ao mesmo tempo, Kamiyama se orgulha dela, e vê na garota uma esperança para o tipo de filme pelo qual ele viveu toda sua carreira.


É um filme sobre nostalgia, camaradagem e, acima de tudo, sobre a passagem de um legado. É vagamente inspirado no filme Limelight (1952), de Charles Chaplin, e homenageia não somente um gênero de filme, mas também as pessoas que trabalham nos bastidores, os figurantes e dublês. Há também muitos momentos de grande beleza visual no filme, que tem algumas excelentes interpretações.

Kamiyama (Fukumoto) e Onoe (Hiroki Matsukata): Velhos amigos em cena.

No papel de Kamiyama, o veterano Seizo Fukumoto, que pela primeira e única vez em sua extensa carreira, foi o protagonista de um filme. A seu lado, a jovem Chihiro Yamamoto, na época com 18 anos. Depois de Uzumasa Limelight, ela atuou em diversos comerciais de TV, filmes e se destacou na série Ultraman Geed, de 2017. Praticante de tai-chi-chuan, na adolescência ganhou várias medalhas em competições e é habilidosa no manuseio da espada flexível chinesa Jian, que inclusive usou em Geed.


O filme foi exibido em diversos festivais pelo mundo, conseguindo diversos prêmios, incluindo de melhor filme e melhor ator para Seizo Fukumoto no Fantasia Film Festival (2014).


Há muitos detalhes que possuem sua inspiração na realidade. O estrelismo dos atores jovens, a falta de respeito pelo passado e pelas tradições, a outrora atriz de sucesso que saiu da indústria e montou um restaurante (algo bastante comum no Japão), as atrações feitas para entreter visitantes dos parques cenográficos...


Chega a ser curioso que um filme com tanta autocrítica sobre a indústria cultural japonesa tenha sido produzido pela Toei, uma empresa que representa exatamente a modernidade que descarta o passado, vide a mentalidade desconstrucionista que invadiu seu setor de produções com super-heróis. Quanto mais se conhece o entretenimento japonês, melhor se torna a compreensão da beleza e da profundidade de Uzumasa Limelight. É uma pena que não tenha sido lançado oficialmente no Brasil.


Com muita dignidade e honra, uma sensível homenagem aos heróis desconhecidos da cultura popular.

Um filme sobre a passagem de um legado.

Sobre SEIZO FUKUMOTO:


O ator Seizo Fukumoto nasceu em 3 de fevereiro de 1943 e começou sua carreira aos 15 anos em Kyoto. Ele se especializou realmente em papéis de personagens que morrem em uma luta com espadas, geralmente inimigos do herói principal. Atuou em centenas de produções, a maioria delas com pequenas participações, sempre morrendo dramaticamente, onde sua movimentação precisa sempre despertou a admiração de produtores, colegas de elenco e entusiastas dos filmes e séries Chanbara.


Em 2003, interpretou o Samurai Silencioso em O Último Samurai, grande sucesso mundial com Tom Cruise. Em 2008, apareceu como samurai em um especial de cinema da série de TV Go-Onger, um grupo Super Sentai. Em 2011, interpretou o vilão General Black no filme 000-Den´O-All Riders: Let´s Go Kamen Riders. Seu último trabalho foi uma participação no filme BLACKFOX: Age of The Ninja, no qual contracenou novamente com Chihiro Yamamoto. O veterano ator faleceu no dia primeiro de janeiro de 2021, vítima de câncer de pulmão.

Fukumoto com Tom Cruise em "O Último Samurai" (2003)

A vida de Seizo Fukumoto, de muitas maneiras, se assemelha a seu papel em Uzumasa Limelight e, na vida real, a atriz Chihiro Yamamoto se tornaria conhecida por seu trabalho em filmes e séries com artes marciais.


O filme foi construído para homenagear os filmes Chanbara, e escolheram para o papel central um ator que quase sempre teve pequenos papeis e aparições rápidas, mas que era o símbolo vivo da era de ouro desse tipo de filme. O resultado ficou belíssimo e Fukumoto entregou a atuação de sua vida. Toda sua trajetória deve ter passado em sua mente durante a produção do filme, um verdadeiro testamento para a posteridade.

 

Trailer americano:


- Assista Uzumasa Limelight no canal Samurai vs Ninja. Dá para configurar legendas para português, apesar da tradução resultante ser bem ruim...

::: FICHA TÉCNICA :::


Uzumasa Limelight ~ 太秦ライムライト

Estreia no Japão: 14/06/2014 Duração: 104 minutos


EQUIPE DE PRODUÇÃO

Conceito original: Nobuyuki Okahara

Roteiro: Hiroyuki Ohno

Direção de fotografia: Chris Freilik

Trilha sonora: Nobuko Toda, Kazuma Jinnai

Direção de arte: Takashi Yoshida

Diretor assistente: Yusuke Nakagawa

Coreografia de lutas: Mitsuhiko Seike (Toei Sword Society)

Direção: Ken Ochiai

Produtor executivo: Nobuhisa Kawabata

Produtores: Ko Mori, Hiroyuki Ohno, Shohei Sano

Produtor colaborador: Takahiro Hamano

Realização: Toei Kyoto Studios


ELENCO

Seiichi Kamiyama: Seizo Fukumoto

Satsuki Iga: Chihiro Yamamoto

Kenichi Naganuma: Hirotaro Honda

Mitsuru Tamura: Hisako Manda

Akihiko Kawashima: Masashi Goda

Azuma: Rantaro Mine

Ota: Michihiro Kinoshita

Matsumoto: Yoshiyuki Shibata

Nonomura: Kazuaki Tai

Amano: Boyle Nakamura

Jun Kudo: Shogen Seijyuro Onoe: Hiroki Matsukata

Ayuna: Anna Kawashima

Nanako Kamiyama: Hana Ebise

 

::: Contribua com o Blog Sushi POP :::


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Não tenho condições de oferecer recompensas aos apoiadores, apenas agradecer pelo apoio, fundamental para que eu continue produzindo com frequência. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com

- Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::

::: CLÁSSICOS NA TV :::


::: BLOGOSFERA :::


::: Canal BARÃO von DOUGLAS ::: ::: Canal TÚNEL DO TEMPO TV :::

::: Canal FRANCIMAR COLECIONADOR :::

::: SHOCKWAVE RADIO - A rádio mais redpill do Brasil :::

bottom of page