top of page

Your Name

Uma fascinante obra de arte da animação japonesa.

O filme que projetou internacionalmente o diretor Makoto Shinkai.

A colegial Mitsuha Miyamizu vive em uma pequena cidade do interior do Japão. Tem família e amigos, e mora em uma região com belas paisagens montanhosas. Mas, para ela, essa vida simples do lugar é vista como castrante, quase uma prisão. Filha do prefeito, que é candidato à reeleição, e obrigada a dar continuidade a tradições que não entende, Mitsuha sonha em como seria bom ter outra vida. Para ela, a vida ideal e plena de liberdade somente existiria caso ela fosse homem e vivesse na cidade grande, a idealizada Tóquio. Um dia, ela vê uma estrela cadente (na verdade, um cometa) e faz um desejo com toda a intensidade. Ela nem imagina o que a espera.


Taki Tachibana é um colegial que mora com seu pai e tem uma vida bastante corrida, pois além de estudar, trabalha pra ajudar na casa. Um belo dia, acorda em um lugar estranho, e descobre que se tornou uma garota, em uma cidade pequena, da qual nunca ouviu falar. E enquanto tenta entender o que houve, deduzindo ser tudo um sonho, começa a encontrar pessoas desconhecidas cobrando coisas que sequer faz ideia. Em outro ponto do país, Mitsuha também está desorientada.

Mitsuha e Taki: Vidas interligadas.

Acreditando ainda estar sonhando, Mitsuha acorda se sentindo estranha, em um quarto e casa que nunca viu. E, mais bizarro que tudo, tornou-se um rapaz. Pouco a pouco, ela vai explorando esse mundo novo e acaba descobrindo que seu desejo se tornou realidade, mas por um tempo. Sem qualquer explicação, acorda no outro dia de volta a seu corpo e sua casa, alheia ao que aconteceu com seu corpo enquanto viveu em Tóquio como se fosse um rapaz. O fenômeno se repete mais algumas vezes.


Taki e Mitsuha trocaram de lugar, ou melhor, acordaram com suas mentes em corpos trocados. Ao descobrirem que não estavam sonhando, mas vivenciando uma experiência sobrenatural, ambos começam a tentar se comunicar, deixando mensagens que o outro pudesse ver ao despertar em seu corpo original. A experiência de viver uma vida totalmente diferente torna-se emocionalmente intensa e enriquecedora para ambos. Mas, tão inesperadamente quanto foi seu início, o fenômeno cessa, deixando muitas dúvidas no ar. Desorientados, sentem que ficou um profundo carinho um pelo outro e o desejo de se conhecerem pessoalmente.


Aos poucos, algumas lembranças vão se esvaindo, mas Taki deseja encontrar Mitsuha de qualquer jeito. Porém, apesar de saber o nome da garota, desconhece o nome de sua cidade. Taki descobre que suas vidas na verdade estão separadas não apenas por uma distância física, mas por um tempo de cerca de três anos. Para Taki, Mitsuha vive no passado, sem vestígios de sua existência no presente. E nesse tempo, ele descobre, aconteceu um evento que mudaria tudo, pois o lugar onde Mitsuha vivia não existe mais. Encontrar Mitsuha passa a ser o grande objetivo de Taki, mas o rapaz descobre que eles têm pouco tempo pela frente. Essa é a trama básica do animê Your Name ( 君の名は。ou "Kimi no na wa"), um dos trabalhos mais representativos da História da animação japonesa. [Nota: A grafia oficial do título é em letras minúsculas e com ponto final: your name.]

Um evento sobrenatural e uma corrida contra o tempo.

Com roteiro e direção do premiado Makoto Shinkai, trilha sonora da banda RADWIMPS e produção da CoMix Wave Films, o longa se tornou uma das maiores bilheterias do cinema japonês em todos os tempos, arrecadando cerca de 190 milhões de dólares em seu país. Foi o primeiro animê não dirigido por Hayao Miyazaki a passar dos 100 milhões de dólares em território japonês. O orçamento foi de 750 milhões de ienes (incluindo divulgação), ou cerca de 4,95 milhões de dólares (câmbio em 11/23). Desde sua estreia em julho de 2016, acumulou vários prêmios no Japão e em outros países. A renda combinada da bilheteria mundial contabilizou mais de 382 milhões de dólares. E além do deslumbramento visual, boa parte dos elogios foi para seu roteiro original.


Em tempos de agendas identitárias avançando sobre o entretenimento, Shinkai poderia ter caído na armadilha ideológica de questionar ou criticar os tão debatidos "papéis de gênero" e embarcar no feminismo reinante na mídia. Ao invés disso, ele celebrou a diferença entre homens e mulheres, mostrando como essas características podem ser complementares. Tudo com muita naturalidade e sensibilidade, o que encantou plateias pelo mundo.

A história, que fora planejada por Shinkai dois anos antes, saiu primeiro como romance pela editora Kadokawa Bunko, em junho de 2016, quando o filme já estava perto de estrear. Literariamente, se encaixa no gênero chamado de realismo fantástico, com fatos extraordinários acontecendo de modo integrado a uma realidade crível e detalhada na qual se passa o enredo. O livro se tornou um sucesso, com mais de um milhão de exemplares vendidos. Simultaneamente, teve uma versão para crianças, com leitura facilitada e ilustrações de Chiho, lançada pela Kadokawa Tsubasa Bunko.


Em agosto de 2016, também saiu o livro Your Name - Another Side: Earthbound, que consiste em quatro histórias curtas com os acontecimentos da história sob o ponto de vista de quatro personagens. O trabalho foi assinado por Arata KANOH, com publicação pela Kadokawa Sneaker Bunko. Esse livro de contos virou um mangá digital gratuito pela Cygames, assinado por Junya Yamashita.

O mangá, publicado pela Editora JBC.

Uma adaptação em mangá saiu em 2016, tendo sido publicado em capítulos na revista mensal Comic Alive (Editora Alive Comics). Curta e muito bem realizada por Ranmaru Kotone, a versão gerou três volumes. Esse mangá utiliza elementos do livro original e do animê, além de algumas partes exclusivas. No Brasil, saiu em 2017 pela Editora JBC, também em três volumes. Em 2023, foi lançada uma edição única, compilando toda a obra. Já o romance literário original saiu no Brasil em 2018, também pela JBC.


As animações de Makoto Shinkai possuem um ritmo cinematográfico envolvente, uso excepcional de cores e trilhas sonoras marcantes. O diretor, que já vinha de alguns trabalhos que haviam chamado a atenção da crítica, como O Jardim das Palavras (2013), foi alçado ao estrelato. A partir de então, cada produção envolvendo seu nome passou a ser motivo de atenção na imprensa especializada mundial. Depois de Your Name, ele emplacaria os sucessos O Tempo Com Você (2019) e Suzume (2022). Assim como Hayao Miyazaki, Shinkai produz filmes a partir de mensagens e valores que deseja passar ao público, sem perder de vista o encantamento sensorial e a diversão.


Your Name foi exibido em cinemas no Brasil em outubro de 2017, em circuito limitado na rede Cinemark. Posteriormente, foi incorporado durante um tempo ao catálogo de streaming da Netflix, tendo passado depois por outras plataformas. Com o passar do tempo e já fora do hype, é possível afirmar que Your Name é realmente uma bela animação, com uma história capaz de tocar o coração de vários tipos de público. Já é um clássico desta nossa era e um exemplo de bom animê e bom cinema.


::: FICHA TÉCNICA :::


Título internacional: your name.

Título original: Kimi no na wa ~ 君の名は。

Estreia no Japão: 03/07/2016 Duração: 107 minutos Streaming para o Brasil: Netflix e outros serviços (atualmente no Google Play e HBO Max)


EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação, roteiro, story-boards e direção: Makoto Shinkai

Character design: Masayoshi Tanaka

Diretores de animação: Masashi Ando (chefe), Satoshi Inoue, Kenichi Tsuchiya, Shunsuke Hirota, Kazuya Kise

Diretores de arte: Takumi Tanji, Ryoko Majima, Jo Watanabe

Trilha sonora: RADWIMPS

Produtora musical: Sayoko Narukawa

Produtores: Katsuhiro Takei, Koichiro Ito, Minami Ichikawa, Noritaka Kawaguchi, Keiji Ota

Co-produtores: Shinichiro Inoue, Masanori Yumiya, Tatsuro Hatanaka, Junji Yoshiki, Ken Sakamoto Planejamento e produção: Genki Kawamura

Produtor executivo: Yoshihiro Furusawa

Realização: CoMix Wave Film

Comitê de produção de “Your Name”: Toho, CoMix Wave Film, KADOKAWA, JR East Planning, Amuse, voque ting, Lawson HMV Entertainment

Distribuição: Toho Company


ELENCO

Taki Tachibana: Ryunosuke Kamiki Mitsuha Miyamizu: Mone Kamishiraishi Miki Okudera: Masami Nagasawa Hitoha Miyamizu: Etsuko Ichihara Katsuhiko Teshigawara: Ryo Narita Sayaka Natori: Aoi Yuuki Tsukasa Fujii: Nobunaga Shimazaki Shinta Takagi: Kaito Ishikawa Yotsuha Miyamizu: Kanon Tani Toshiki Miyamizu: Masaki Terasoma Futaha Miyamizu: Sayaka Ohara Yukari Yukino: Kana Hanazawa

 

- Caso você realmente goste do trabalho de divulgação cultural do autor, considere fazer uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::



コメント


bottom of page