top of page

Baldios - Os Guerreiros do Espaço

Uma saga espacial sobre a tragédia da guerra.

No futuro, o jovem Marin Raygun é um habitante de um planeta chamado de S-1, cuja atmosfera está contaminada pela radioatividade e poluição ambiental. O planeta sofre um golpe militar e seu novo governante, Zeo Gattler, declara guerra contra a Terra, planejando dizimar a humanidade e assim conseguir um novo lar para seu povo. Outrora um paraíso, S-1 estava morrendo devido à destruição de seu ecossistema e o pai de Marin liderava um grupo que tentaria salvar o planeta. Porém, todos acabam mortos pelos militares revolucionários antes de colocar seu plano de cura do planeta em prática.

Marin jura vingança contra Aphrodia, a oficial responsável pelo ataque que matou seu pai. Ela, por sua vez, também quer vingança contra Marin, que matou seu irmão durante a invasão ao laboratório. Antes, os dois haviam se visto e se apaixonado à primeira vista, para somente depois se verem como inimigos mortais por estar em lados diferentes da guerra. O conflito de sentimentos entre eles é atropelado pela violenta guerra entre seus povos. Marin foge para a Terra com sua espaçonave e se junta às forças de resistência, lideradas pela organização Blue Fixer.

Marin e Aphrodia: Um amor condenado pela guerra.

Lutando do lado dos humanos, Marin pilota o robô gigante Baldios, formado por sua nave em combinação com dois veículos da Terra controlados pelos pilotos Raita Hokuto e Jack Oliver. A luta sangrenta entre os povos chega ao nível máximo e um ato desesperado coloca tudo a perder, com uma devastação nuclear que transforma a Terra para sempre.


Em uma saga cheia de violência e pessimismo, os heróis de Baldios se tornam figuras trágicas, meros soldados em uma batalha sem vencedores.


O animê foi produzido pela Ashi Production em 1980 e foi planejado para 39 episódios, sendo que 34 foram produzidos, mas apenas 31 foram exibidos, devido ao cancelamento da série no Japão. Na Itália, entretanto, todos os 34 capítulos passaram na TV. Sem ter conseguido movimentar grande audiência, Baldios estaria fadado ao esquecimento.


BALDIOS - O FILME


Baldios ganhou um resumo em longa-metragem para cinema em dezembro de 1981, com o aproveitamento de trechos que estavam inéditos na TV japonesa. No longa, o robô Baldios aparece pouco e as atenções se concentram mais na trágica história de amor de Marin e Aphrodia e nos terríveis efeitos da guerra sobre o meio ambiente. Essa versão também utilizou cenas que permaneciam inéditas.


Várias tramas paralelas foram eliminadas e muitas coisas acontecem aos saltos, tirando muito da progressão de acontecimentos da série. O novo alinhamento criou uma obra bem diferente da série e isso acabou de alguma forma contribuindo para uma melhor recepção à época.

A distribuição mundial do longa foi feita pela Toei Central Film, o que fez muitos acreditarem que era um título da Toei Animation, o que é incorreto. Já o estúdio Ashi Production mudou seu nome para Production Reed em 2007 e foi responsável por títulos como Fairy Tail (2009), Supernatural: The Animation (2011) e Yuri!!! On Ice (2016). Esse filme foi lançado em alguns países, inclusive no Brasil, em uma época de poucas opções para fãs de desenhos animados japoneses.


Baldios - Os Guerreiros do Espaço foi dublado e distribuído no metade dos anos 1980 pela Brazil Home Video - atual Sato Company, que trouxe na mesma época Macross - A Batalha Final e Capitão Harlock e a Nave Arcadia. Era a época em que os aparelhos de videocassete ficavam mais acessíveis e as fitas VHS enchiam as prateleiras das locadoras. Depois, já na segunda metade dos anos 1990, Baldios foi exibido como minissérie em cinco partes na TV Manchete, depois do estouro dos Cavaleiros do Zodíaco.


A produção pode ser enquadrada em uma categoria específica de animê, a dos mechas (leia "mecas"), que dá ênfase no uso de robôs gigantes, também chamados de Super Robots. Note que Super Robot é um termo genérico para os robôs gigantes de batalha, não é uma franquia, mas um gênero, visto que há Super Robots de várias produtoras diferentes. Inclusive, houve um famoso festival de anime songs no Japão, o Super Robots Spirits, que reunia cantores de temas de séries de produtoras diferentes, como Mazinger Z, Gundam e Evangelion.

Na popular série de jogos Super Robot Taisen ("A Guerra dos Super Robôs"), Baldios aparece em Super Robot Taisen Z (de 2008), com direito a cenas com alguns personagens originais, mas com vozes diferentes. Baldios voltaria a aparecer em versões posteriores do jogo.


O gigante Baldios também se enquadra em uma subdivisão dos Super Robots, chamada de Real Robot, gênero que surgiu com Mobile Suit Gundam, sucesso da produtora Sunrise lançado em 1979. Gundam inaugurou os Real Robots com histórias ainda mais recheadas de política e mostrando muitas das chamadas casualidades de guerra, com inocentes sendo estraçalhados no meio de combates. Não que isso já não acontecesse antes nos mangás e animês, muito pelo contrário. Mas o senso de realismo das tramas tornava o mundo dos robôs japoneses cada vez menos inocente e mais sombrio, apesar das cores vivas que explodiam na tela.


A animação de Baldios é datada, bem como sua narrativa visual. E apesar da trama ser realista ao mostrar a crueza e os efeitos de uma guerra, o próprio robô parecia ter mais "super-poderes" do que propriamente armamento criado pela ciência. O realismo estava nas consequências da guerra e seus efeitos emocionais. Por tudo isso, é uma obra interessante para se conhecer, fruto de uma época em que uma instituição da ficção japonesa - os robôs gigantes, começavam a se aventurar, cada vez, mais pelo sombrio terreno da guerra real e suas consequências.


::: E X T R A :::


"Ashita ni ikiro Barudios" ("Live in Tomorrow Baldios") ~ Tema de abertura (versão completa)

Letra: Kougo Hotomi / Melodia e arranjo: Kentaro Haneda (melodia e arranjo)

Intérprete: Kouichi Ise


::: FICHA TÉCNICA :::


BALDIOS - Os Guerreiros do Espaço

Título original: Uchuu Senshi Barudios ~ 宇宙戦士 バルディオス

Estreia no Japão: 30/06/1980 (Tokyo 12 Channel)

Total: 31 episódios (versão oficial japonesa) / 34 (versão exibida na Itália)


Compilação para cinema

Título original: Gekijôban - Uchuu Senshi Barudios ~ 劇場版 宇宙戦士バルディオス (Space Warrior Baldios - The Movie)

Estreia no Japão: 19/12/1981

Duração: 118 minutos

EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Akiyoshi Sakai, Ashi Production Composição da série: Akiyoshi Sakai

Roteiro: Akiyoshi Sakai, Jinzo Toriumi, Tomomi Tsutsui e outros

Planejamento: Toshihiko Sato (Ashi Production), Shigeo Tsubota (International Film Company) Story-boards: Shuuichi Hirokawa, Takao Yotsuji, Kunihiko Yuyama e outros.

Trilha sonora: Kentarô Haneda Character design: Osamu Kamijo

Design mecânico: Gen Sato, Hajime Kamegaki

Direção geral: Shuuichi Hirokawa

Produtores: Kazuo Kusano (Daiichi Broadcasting), Hiroshi Kato (Ashi Production)

Realização: Ashi Production (Production Reed) / Daiichi Broadcasting / Kokusai Eigasha


ELENCO (*)

Marin Raygun: Kaneto Shiozawa

Jamie Hoshino: Keiko Yokozawa

Jack Oliver: Kiyonobu Suzuki

Raita Hokuto: Tesshou Genda

Zeo Gattler: Takeshi Ashino

Rosa Aphrodia: Naomi Jinbo (*) Alguns personagens tiveram mais de um ator vocal, mas a lista menciona somente os originais.

Visite nosso canal parceiro:



bottom of page