top of page

Boletim Sushi POP 101

NESTA EDIÇÃO: A HQ nacional S.T.A.R., o animê Trillion Game, parque de Dragon Ball, o som da BAND-MAID e live com Alexandre Costa!

Capa da edição de estreia de S.T.A.R.

[1] O Super Sentai de um homem só: Há um novo trabalho de quadrinho nacional totalmente inspirado em tokusatsu em busca de financiamento coletivo na plataforma Catarse. Trata-se do projeto S.T.A.R., cujo enredo apresenta as aventuras do último sobrevivente de um esquadrão, chamado Patrulheiros Estelares, que utiliza partes das armaduras de seus amigos mortos. É com esse poder combinado que o "Super Sentai de um homem só", o guerreiro apelidado de S.T.A.R., luta contra as forças invasoras de Satandra, para salvar o mundo e para que as mortes de seus companheiros não tenham sido em vão.


No último dia 4, os autores da HQ fizeram uma live no canal Grandes Heróis BR para explicar o projeto, que é encabeçado pelo criador do canal, o Lorde Lobo (criação, argumento, edição). Junto com ele, estão Chris Stussi (roteiro), Kiko Mauriz (desenhos), Alan Emmanuel (cores) e Fito Cordeiro (cores). O excelente ilustrador Kiko Mauriz é bastante ligado a tokusatsu e já desenhou as revistas nacionais Timerman e Fighting Pose [confira o Boletim 57], lançados pela Editora Kimera. A entrega prevista para S.T.A.R. é agosto de 2024.



Confira como foi o papo:


[2] Novo animê para adultos: TRILLION GAME

Quem quer ser um trilionário?

No último sábado, dia 23 de março, durante o evento AnimeJapan 2024, a distribuidora Kadokawa anunciou detalhes sobre a nova série Trillion Game. A obra gira em torno das aventuras e armações dos amigos Haru Tennouji e Manabu "Gaku" Taira, que sonham em ganhar um trilhão de dólares, a fim de poderem comprar o que quiserem um dia.


A história surgiu no final de 2020, na revista Big Comic Superior (da editora Shogakukan), sendo voltada à demografia seinen, de jovens adultos do sexo masculino. O mangá tem roteiro de Riichiro Inagaki, com a arte de Ryoichi Ikegami, o mesmo desenhista de Crying Freeman, Sanctuary e Mai - A Garota Sensitiva. Ainda em produção e já com 8 volumes compilando suas histórias. Trillion Game foi adaptado em um dorama em 2023, com 10 episódios.


No elenco de vozes do animê, presenças confirmadas de Takeo Outsuka como Haru, Shouya Ishige como Gaku e Mao Ichimichi como Kirika Kokuryu. A direção é de Yuuzou Saito, com a composição da série a cargo de Ryunosuke Kingetsu e produção do estúdio Mad House. Trillion Game irá estrear no Japão em outubro de 2024, mas a data exata e informações sobre streaming ainda não foram divulgadas.



[3] Parque temático de DRAGON BALL anunciado na Arábia Saudita:


Arte conceitual do parque de Dragon Ball.

No último dia 22, foi anunciado na Arábia Saudita a construção de um parque temático dedicado ao universo de Dragon Ball, a maior criação de Akira Toriyama, falecido recentemente aos 68 anos. Ocupando uma área de 500 mil metros quadrados, o parque irá recriar várias locações icônicas da saga, sendo dividido em sete grandes setores, com 30 atrações, além de hotel e restaurantes. Com uma população de cerca de 32 milhões de habitantes, estima-se que existam aproximadamente 13 milhões de fãs de cultura pop japonesa na Arábia Saudita. Uma pesquisa citada pelo site Variety.com estima cerca de 85 milhões de consumidores de mangá, animê, games e heróis japoneses em geral no mundo árabe. O parque é um empreendimento da Qiddiya Investment Company, que firmou parceria com a Toei Animation.


A presença árabe no entretenimento de origem japonesa está aumentando, o que é um fato relativamente pouco comentado ainda.


Conforme mostrado no Boletim 89, vem aí a versão do robô Grendizer com financiamento da empresa árabe Manga Productions, parte da organização MiSK FUNDATION, detentora de 96% da marca japonesa SNK. Ao que parece, os árabes gostam dos heróis japoneses como foram concebidos, o que já é uma enorme diferença com relação aos projetos em parceria com empresas americanas, que geralmente buscam adequar os heróis a agendas políticas ocidentais. A se observar.



[4] O rock da BAND-MAID:

Band-Maid: Misa, Akane, Miku, Saiki e Kanami.

No último dia 20, o popular grupo BAND-MAID lançou seu novo vídeo, com a versão ao vivo da canção "endless story", lançada em 2019 no álbum Conqueror. A gravação foi feita no final de novembro de 2023, durante a turnê de comemoração pelos 10 anos de atividades profissionais da banda.


A BAND-MAID foi formada em 2013 por Miku Kobato (guitarra e voz), Saiki (voz), Kanami (guitarra), Misa (baixo) e Akane (bateria). Elas se vestem com cosplays de "maid" ("empregada"), com variações góticas, e o som predominante é o hard rock.


"endless story"

Letra: Miku Kobato / Melodia e arranjo: BAND-MAID

Intérprete: BAND-MAID


[5] Live no canal Alexandre Costa:


No dia 25 (segunda), às 21h00, o canal do escritor Alexandre Costa irá abrir espaço para a cultura pop japonesa. Alexandre Costa tem um canal polêmico por lidar com Bitcoin e criptomoedas, visões alternativas sobre saúde, religiosidade e por explicar que várias "teorias da conspiração", afinal, não são apenas teorias. Já teve que remover vários vídeos do canal, já sofreu pesada censura e foi desmonetizado pelo YouTube. É um criador de conteúdo independente, investigativo e muito acima do senso comum. Será uma conversa, no mínimo, bastante interessante.


[6] Blue Fighter em pré-venda: Compilação de uma minissérie em 3 partes lançada em 1997 pela Editora Trama, com um personagem fortemente inspirado em super-heróis de tokusatsu. Criação e roteiro de Alexandre Nagado, desenhos de Arthur Garcia e arte-final de Silvio Spotti. Somente no site da Editora Criativo.



Tenham todos uma feliz e abençoada PÁSCOA, com as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo!



 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação de 5 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::


(Lista de BLOGS sobre cultura pop)







bottom of page