top of page

Boletim Sushi POP 57

Nesta edição: Os quadrinhos de Fighting Pose e Timerman! E mais: Naruto, Tsuburaya Convention, e-Necca e Bunka Matsuri!

A arte de Francisco Mauriz em Fighting Pose.

1) Fighting Pose 1 e Timerman 2 pela Kimera:


A Editora Kimera lançou recentemente duas novas revistas de quadrinhos nacionais inspiradas em super-heróis de seriados tokusatsu, ambas com a incrível arte de Francisco Mauriz.


Timerman 2 dá continuidade às aventuras do super-herói criado pelo roteirista e ator Fabiano Silva. Na nova edição, o professor Fabiano (Timerman) e sua parceira Iane lutam para proteger a pequena Sofia, que está carregando o artefato Reator Metafísico, desenvolvido por seu pai. Para se apoderar do equipamento, capaz de gerar uma quantidade gigantesca de energia, surge a diabólica guerreira Sombra Estelar.


O herói Timerman é parte de um projeto que inclui filme e quadrinhos, e é fortemente inspirado em super-heróis de tokusatsu, com uma abordagem dinâmica, com drama e humor.


Criação e roteiro de Fabiano Silva, com desenhos de Francisco Mauriz e cores de Michael Braz.

Fighting Pose é um título inédito, escrito e desenhado por Francisco Mauriz, inspirado em equipes Super Sentai. O começo é bastante interessante, com foco no guerreiro azul do esquadrão Ginga-Warriors, que não consegue chegar a tempo da grande batalha contra o império maligno que almejava conquistar a Terra.


A partir daí, a história se desenvolve mostrando o que aconteceu depois com os heróis, bem como as motivações dos personagens. Ambientado no Rio de Janeiro, mostra alienígenas vivendo na Terra e sofrendo discriminação e perseguição. Um preocupado Ginga-Azul se vê envolvido em uma trama cheia de reviravoltas e conspirações, com pitadas de política e reflexões. Em ambos os títulos, a ambientação no Rio de Janeiro traz cenários conhecidos como palco para grandes cenas de ação. As referências aos super-heróis japoneses estão por toda a parte, os diálogos são clichês e tudo isso faz parte da diversão, que pode agradar em cheio quem cresceu com super-heróis de tokusatsu e com os Power Rangers.


Como referência que só os fãs hardcore devem ter notado, o título "Fighting Pose" é extraído de "Fighting Pose, Flashman"; o nome da canção que serve de tema de encerramento para a série Comando Estelar Flashman (1986), muito querida entre os fãs nostálgicos da programação de super-heróis da antiga TV Manchete.


- Compre aqui Timerman 1 (56 páginas, 17 x 26cm, miolo colorido)

- Compre aqui Timerman 2 (56 páginas, 17 x 26cm, miolo colorido) - Compre aqui Fighting Pose 1 (68 páginas, formato 17 x 26cm, miolo em P/B)


2) Resultados das votação sobre o universo Naruto!

Recentemente foram divulgados os resultados da votação NARUTOP99 [ver Boletim 43]. Com cerca de 4 milhões e 600 mil votos contabilizados pelo mundo todo, eis os personagens vencedores:

Arte de Masashi Kishimoto.

1) Minato Namikaze - O pai do Naruto irá protagonizar um mangá inédito em edição única. Além disso, os 20 primeiros colocados irão inspirar novas figuras, que serão mostradas em data a ser definida.

2) Itachi Uchiha

3) Sakura Haruno (Foi a mais votada na América do Sul e Central.)

4) Shisui Uchiha (Foi o mais votado no Japão.)

5) Kakashi Hatake 6) Naruto Uzumaki 7) Sakumo Hatake

8) Sasuke Uchiha

9) Madara Uchiha 10) Hinata Hyuga 11) Obito Uchiha / 12) Jiraiya / 13) Shikamaru Nara / 14) Tobirama Senju / 15) Gaara / 16) Hashirama Senju / 17) Deidara / 18) Neji Hyuga / 19) Sasori / 20) Rock Lee


- Confira a lista completa aqui.


3) Convenção da Tsuburaya Productions:


Nos dias 25 e 26 de novembro, acontece mais uma edição da Tsuburaya Convention. O estúdio Tsuburaya Productions comemorou seus 60 anos de criação no último dia 12 de abril, e o festival deste ano promete ser grande, com a presença de atores e criadores de várias fases do estúdio.


O foco maior, claro, será no Universo Ultra, mas irão dedicar também um espaço para outras linhas de personagens, como Gridman, que se tornou um grande sucesso em animê.


Além da reverência ao passado, também serão anunciadas novas produções. Fica a torcida para que façam homenagens merecidas ao ator Jiro Dan e ao técnico de efeitos visuais Sadao Iizuka, falecidos neste ano.


4) O som da dupla e-Necca:

Haruka e Taiki (e-Necca)

Aqui vai uma dica musical do circuito independente do pop japonês. Formada pelos cantores e compositores Taiki Kato e Haruka Kase, a dupla e-Necca (leia "ii-necca") tem um excelente trabalho de harmonia vocal, com belas melodias. Na estrada há apenas um ano, lançaram no último dia oito, o vídeo da canção "Omoi Hirari", ou "Memórias caindo lentamente", no sentido de cair como uma folha. É uma canção sentimental que, nas palavras de seus autores, expressa a tristeza de não ser capaz de enxergar alguém para amar.


O e-Necca está presente em diversas plataformas digitais. Siga o canal oficial.

"Omoi Hirari" ~ 憶いひらり

Composição: e-Necca / Arranjo: Taiki Kato Intérprete: e-Necca


5) Vem aí o evento Bunka Matsuri:

Nos dias 17 e 18 de junho, acontece em São Paulo (capital) mais uma edição do evento BUNKA MATSURI. Promovido pelo Bunkyo - Associação Brasileira de Cultua Japonesa e Assistência Social, o festival terá várias atrações, como oficinas culturais e homenagens aos imigrantes japoneses.


O segundo dia acontece quando se completam 115 anos da chegada ao Brasil do navio Kasato-Maru, que trouxe os primeiros imigrantes para trabalhar em nosso país. O Bunka Matsuri tem entrada franca.


Maiores informações: Bunka Matsuri 2023


*****************************

- Confira TODAS as edições do BOLETIM, com muita informação e vídeos selecionados:

Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação de 5 reais para apoiar meu trabalho? ::: Contribua com o Sushi POP no Apoio Coletivo :::


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

bottom of page