top of page

Boletim Sushi POP 56

Nesta edição: Shin Kamen Rider é sucesso no Japão, o adeus ao mestre dos efeitos visuais Sadao Iizuka e ao tecladista Ryuichi Sakamoto, as novidades de SPY x FAMILY, concurso de HAICAI e mais!

1) A repercussão de Shin Kamen Rider:


O longa-metragem Shin Kamen Rider estreou nos cinemas do Japão no último dia 18 de março, após uma pré-estreia realizada na véspera. Nos primeiros três dias de exibição, arrecadou mais de 4 milhões de dólares, uma boa marca para o mercado cinematográfico japonês. Em seu primeiro final de semana, a aventura ficou em segundo lugar nos cinemas, perdendo apenas para a adaptação em live-action da série de light novels My Happy Marriage. Além disso, os primeiros reviews têm sido bastante elogiosos na imprensa local. Shin Kamen Rider encerra a trilogia do roteirista e diretor Hideaki Anno, que reconta de um jeito moderno e com muita reverência ao passado, a história dos maiores ícones do tokusatsu. Com uma expectativa que crescia a cada trailer, o filme estava sendo muito aguardado, após o grande sucesso de Shin Godzilla e Shin Ultraman. Aliás, os dois atores principais de Shin Ultraman, Takumi Saitoh (Shinji, o próprio Ultraman) e Masami Nagasawa (a Hiroko) estão no elenco de Shin Kamen Rider, mas com personagens diferentes. Takumi é o agente Taki, enquanto Masami dará vida a Sasori, uma das criaturas da organização SHOCKER. Encabeçando o elenco, os astros Sosuke Ikematsu (Takeshi Hongo/ Kamen Rider), Minami Hamabe (Ruriko Midorikawa) e Tasuku Emoto (Hayato Ichimonji/ Kamen Rider 2).


O trailer final:

A grande organização maligna que o Kamen Rider original enfrenta será apresentada como uma fachada pública, batizada com um acrônimo. Agora, SHOCKER é a sigla para Sustainable Happiness Organization with Computational Knowledge Embedded Remodeling. Há obviamente implicações políticas no uso do termo "sustainable", ou "sustentável", e o filme pode trazer, como é de praxe, alguns posicionamentos políticos e filosóficos de Hideaki Anno.


No Japão, o filme ainda terá exibições no formato MX4D [*] a partir de 14 de abril. Ainda não há nenhuma informação sobre o lançamento em outros países.

[*] Sistema de exibição "4D" que aumenta a imersão no filme utilizando cadeiras com movimento, além de liberar umidade, odores e efeitos variados para uma experiência semelhante a um parque de diversões. Foi criado pela empresa americana MediaMation.


2) Morre Sadao Iizuka, mago dos efeitos visuais:


No último dia 30 de março, foi anunciado no Japão o falecimento de Sadao Iizuka, o mais importante técnico de efeitos visuais do Japão. Vítima de pneumonia, seu falecimento, aos 88 anos; aconteceu no dia 24 de março, mas a família só divulgou depois, para preservar sua privacidade.


Nascido em 26 de dezembro de 1934, ele começou sua carreira na Toho Films em 1954, tendo feito a animação que representava a rajada atômica do Godzilla original. A partir de então, se tornou um especialista em criar raios e efeitos de energia para filmes e séries com monstros, naves espaciais e super-heróis.


Trabalhando sob a supervisão de Eiji Tsuburaya (1901~1970) na Toho, ele chegou a ser procurado por técnicos de Hollywood em busca de informações na década de 1960, pois seus efeitos de raios eram considerados os melhores do mundo.

Sadao Iizuka (1934~2023)

Na Tsuburaya Productions, ele se destacou em 1966 ao criar a representação gráfica do raio Spacium, a marca registrada do clássico Ultraman. Seu trabalho agradou tanto que ele criou inúmeros efeitos de raios e lâminas de energia cortante para Ultra Seven e O Regresso de Ultraman. Sua precisão e criatividade tornavam mais empolgantes os poderes dos super-heróis do tokusatsu.


Na Toei Company, trabalhou na franquia Super Sentai de Battle Fever J (1979) até ToQger (leia "Tokyuger", série de 2014), além de todos os Metal Heroes (1982~1998), várias produções Kamen Rider e filmes variados.

Ultraman e seu raio Spacium.

Em 1972, fundou com o técnico de efeitos especiais e visuais Minoru Nakano (1939~2021) o estúdio Den Film Effect, tendo prestado serviços para a Toho Films, Toei Company e Tsuburaya Productions e outras produtoras. Os estúdios podiam ser concorrentes, mas todos queriam o trabalho de equipe de Iizuka. Ainda assim, infelizmente, a maioria de seus trabalhos; durante anos, não apresentou seu nome nos créditos, sendo considerado sempre apenas mais um membro da equipe técnica. Conhecido também como "Den-San", Sadao Iizuka soube se adaptar aos computadores e continuou a criar design e efeitos de raios para muitas produções. Seu último trabalho havia sido recriar o raio Spacium para o filme Shin Ultraman (2022).


Que descanse em paz e Deus conforte sua família. Foi um grande profissional, com uma extensa e marcante carreira.


3) A volta de SPY x FAMILY com força total!

O FILME

A grande sensação de 2022 irá voltar com força total em 2023, mas só no último trimestre do ano.


Em outubro, chega a segunda temporada da série, mas ainda não se sabe se os episódios serão exibidos de uma só vez, ou se a temporada será dividida em duas partes (com um intervalo entre elas), como foi feito com a primeira. A data exata da estreia ainda não foi divulgada. Já o longa-metragem para cinema, que terá o subtítulo CODE: White, já tem até a data de estreia definida: 22 de dezembro de 2023. A produção será do WIT Studio e da Cloverworks.

A única informação relevante que se tem sobre o longa é que será uma história original, não extraída do mangá. O filme vai rolar quando a segunda temporada ainda estará sendo exibida, e há a possibilidade de que seja uma história não-canônica, ou que não deverá ser considerada para fins de cronologia, o que é algo que sempre divide as opiniões dos fãs.

A EXPOSIÇÃO Em outra notícia relacionada a SPY x FAMILY, foi anunciado que a obra ganhará uma exposição especial de ilustrações a partir de 20 de julho, no Japão.


A arte abaixo foi feita pelo autor Tatsuya Endo, especialmente para a divulgação do evento.

CHOCOLATE PARA AS MAMÃES A série será tema da campanha de Dia das Mães no Japão, para a marca de chocolate Ghana. A campanha começa oficialmente no dia 4 de abril, e no dia 11 de abril será aberto um site onde as pessoas poderão entrar para mandar cartões virtuais destacando Yor e Anya. Veja mais ilustrações no site da Crunchyroll.


4) Mais um gênio se vai: O adeus a Ryuichi Sakamoto No dia 2 de abril, foi anunciado o falecimento, ocorrido em 28 de março, do compositor, produtor, ator e tecladista japonês Ryuichi Sakamoto, aos 71 anos. Ele lutava contra um câncer desde 2020.


O mais respeitado músico japonês em todo o mundo, ele assinou trilhas sonoras de cinema internacional que impressionaram o público, como em Furyo: Em Nome da Honra (Merry Christmas, Mr. Lawrence, de 1983), O Último Imperador (The Last Emperor, de 1988, com o qual venceu um Oscar e um Grammy) e O Último Samurai (The Last Samurai, 2003), entre vários outros filmes. Artista de vanguarda do technopop japonês, era também um pianista com múltiplas influências, versátil e criativo.

Ryuichi Sakamoto (1952~2023)

Nascido em 17 de janeiro de 1952, Sakamoto começou sua carreira com o conjunto Yellow Magic Orchestra (YMO), em 1978. Sem nunca se dissociar totalmente dos companheiros de banda, tornou-se também um artista solo, compositor e produtor de grande destaque, transitando facilmente entre vários estilos musicais. Fez parcerias com artistas do mundo todo, como a dupla brasileira Morelembaum2 (o casal Jaques e Paula Morelembaum), com quem gravou CASA (2001), um álbum em homenagem a Tom Jobim (1927~1994). Para trilhas sonoras japonesas, assinou músicas para os animês de Wings of Honneamise, Appleseed e diversas outras obras, entre canções e músicas de fundo. Sua obra foi marcada por synthpop, bossa-nova, J-pop, música erudita, jazz fusion e rock, tendo sido um gênio reconhecido e premiado internacionalmente.


Os fãs da Yellow Magic Orchestra ainda tiveram a perda de Yukihiro Takahashi (bateria e vocal), que faleceu em janeiro, aos 70 anos de idade. Restou somente o baixista Haruomi Hosono, atualmente com 75 anos.


Ryuichi Sakamoto deixou esposa e quatro filhos, entre eles a cantora pop Miu Sakamoto. Que Deus conforte a família e seus entes queridos. Este ano está sendo bastante sombrio para a classe artística japonesa.


"Merry Christmas, Mr. Lawrence ~ Main theme" (Versão ao vivo de 2009) Composição e execução: Ryuichi Sakamoto

5) Um concurso para poesia HAICAI:


Estão abertas as inscrições para o “II Concurso Bunkyo de Haicai”, que tem por objetivo divulgar o haicai, incentivar a criação literária e revelar talentos. Haicai é o poema japonês composto de três versos de aproximadamente cinco, sete e cinco sílabas poéticas. O tema do concurso é livre e os poemas devem ser escritos em língua portuguesa.


Veja mais informações no site oficial: - II Concurso Bunkyo de Haicai


Aqui, dois haicais da grande autora e pesquisadora brasileira Teruko Oda: Culto japonês -

Crisântemo brasileiro tradição mantida... Canteiro de azáleas - Incontáveis como as flores os sonhos de outrora - Poemas extraídos do livro Flores do Asfalto (Neko Books, 2002)


6) Tome nota: >>> A série Tokyo Revengers teve anunciada sua terceira temporada, intitulada Tokyo Revengers: Tenjiku-hen. A data de estreia ainda não foi divulgada.


>>> Grande sucesso de 2020, a série Ultraman Z (Zett) terá dublagem oficial em inglês no canal da Tsuburaya Productions. A transmissão começa no próximo dia 8 de abril. Confira o vídeo promocional. >>> A Editora JBC está promovendo o curso on-line Como Fazer Mangá, do autor brasileiro Raoni Marqs. Maiores informações no site oficial.


>>> Confira boas leituras sobre cultura pop nos links da Blogosfera.


>>> Acompanhe no Telegram conteúdo exclusivo e variado no canal Sushi POP e +. [ Atenção: Baixe o Telegram somente pelo site oficial Telegram.org ]


*********************************

- Confira TODAS as edições do BOLETIM, com muita informação e vídeos selecionados:

Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação de 5 reais? ::: Contribua com o Sushi POP no Apoio Coletivo :::


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


bottom of page