top of page

Ultraman Z - Um herói fã de heróis

Uma das melhores séries da Nova Geração de Ultras! Humor, drama e ação em uma história repleta de bons valores.

Ultraman Z: Uma das melhores séries de 2020.

Em 2020, os fãs de Ultraman se divertiram com a série Ultraman Z, uma vibrante série de TV com 25 episódios e uma das melhores obras da Tsuburaya Pro nos últimos anos. Transmitido simultaneamente para vários países pelo canal oficial no YouTube, ganhou fãs pelo mundo e gerou grande entusiasmo no fandom de tokusatsu.


O início da aventura, mostrando Z, um soldado do planeta Ultra, como um candidato a aprendiz do Ultraman Zero, é bem interessante. Zero deixa claro que não é mestre do Z, apesar dele insistentemente chamá-lo assim. Assim fomos apresentados a uma característica marcante do personagem: ele é praticamente um otaku, no sentido dele ser muito fã de seus heróis, no caso os guerreiros Ultra que o antecederam. Isso rende vários momentos engraçados na série, pois ele praticamente não se aguenta quando está na presença de um Ultra veterano.


Z também tem algumas dificuldades com a linguagem humana, e desenvolve o hábito de usar "Ultra" para acompanhar algumas palavras, dizendo coisas como "ultra-difícil", "ultra-interessante" e por aí vai.

Ultraman Z é apresentado como sendo originalmente um Ultra de baixo poder, quase no nível dos soldados comuns do planeta, mas ele sonha em fazer parte da elite que viaja pelo Universo combatendo monstros e aliens malignos. Ajudando seu "mestre" a perseguir um monstro espacial que ia para a Terra, ele tem sua grande chance quando Zero, ao ver que estava sendo tragado para outra dimensão, lhe entrega algumas Medalhas Ultra, acessórios criados por Ultraman Hikari para oferecer mais recursos aos heróis, especialmente os menos poderosos.

Ultraman Z, com Haruki e o "Mestre" Zero.

Na Terra, Z se funde ao jovem Haruki Natsukawa, piloto de robô gigante da equipe STORAGE, uma divisão das Forças Aliadas Globais da Terra, que luta contra monstros gigantes, os desastres naturais desse mundo. Haruki é entusiasmado, esforçado e impetuoso. Tem no falecido pai, um bombeiro que morreu em ação, um modelo de homem corajoso e protetor.


De certa forma, Z e Haruki são muito parecidos e conseguem estabelecer um grande elo de amizade. Haruki usa o artefato Z-Riser para se transformar ou, melhor dizendo, trocar de lugar com o gigante da Nebulosa M-78. O aparelho cria um campo dimensional onde Haruki entra e executa os processos de transformação para que Z se materialize em seu lugar.


Dentro do campo dimensional, Haruki precisa lutar em sincronia, sentindo os mesmos danos que o herói sofre em combate. Z, sendo energizado pelas Medalhas Ultra, assume diferentes formas de acordo com os fragmentos de poder de três diferentes guerreiros. Assim, ele usa as formas Alpha Edge (Zero, Seven e Leo), Beta Smash (Ultraman, Ace e Taro), Gamma Future (Tiga, Dyna e Gaia) e finalmente a Delta Rise Claw (Geed, Zero Beyond e Belial Atrocious). Na metade da série, Z ganha também a ajuda da lâmina viva Beliarock, que tem a voz e o temperamento do próprio Ultraman Belial.

Takaya Aoyagi (Jugglus Juggler): Anti-herói grandioso.

A equipe STORAGE (Special Tactical Operations Regimental Airborne and Ground Equipment) é bastante interessante. O líder, capitão Hebikura, é uma figura dúbia. Muitas vezes, parece agir secretamente do lado do mal; enquanto na maioria das vezes, parece realmente preocupado com sua equipe.


Porém, sem que seus subordinados sequer desconfiem, ele é na verdade o poderoso alien conhecido como Jugglus Juggler, outrora inimigo mortal e eventual aliado de Ultraman Orb, conforme visto na série de 2016 e em sua prequel Ultraman Orb - The Origin Saga. [Nota: Isso não é um spoiler, visto que sua dupla identidade é revelada logo nos primeiros episódios.]


Sempre com sede de poder e desafios, suas últimas aparições no Universo Ultra em filmes deram conta de que se tornou um herói. O personagem tem uma história rica e cheia de nuances, sendo que a dúvida sobre suas reais intenções frequentemente aparece.

Rima Matsuda, a oficial Yoko.

Yoko Nakashima é a principal piloto de robôs, sendo extremamente habilidosa e bastante forte, vencendo facilmente homens no braço-de-ferro. Mas ela também é muito feminina e sonha com um companheiro forte e de valor. A explicação sobre o motivo dela sempre desafiar Haruki (que vive perdendo) acontece só no final da série e acrescentou mais camadas à personalidade conservadora da moça.


A outra garota da equipe é a amalucada Yuka Ohta, que adora dissecar monstros e construir engenhocas. Faz do improviso uma arte e está sempre entusiasmada para novas descobertas. Mas seu jeito meio sem noção oculta uma personalidade sensível e nobre.

Hikari Kuroki (Yuka) na capa da revista de mangá Young Jump.

Koji Inaba, apelidado de Bako (de InaBA KOji, lembrando que no Japão o sobrenome vem primeiro), é o engenheiro-chefe da STORAGE e lidera a equipe de manutenção. Sério, com um senso de humor próprio e bastante centrado, é visto como uma figura meio misteriosa, o que levantou várias teorias entre os fãs.


Os robôs da equipe possuem uma característica peculiar e não explicada na série: Eles reproduzem os Monstros-Cápsula de Ultra Seven, exatamente os de aparência robótica. Windom era recorrente na série clássica, enquanto o rústico Sevenger apareceu durante a série Ultraman Leo (1974) como um recurso para o alter ego de Seven, Dan Moroboshi, que estava sem poder se transformar.

Bako e Haruki na sede da STORAGE.

Sevenger na verdade apareceu durante um minuto em um único episódio (o 34 da série). Design tosco e traje mal feito, acabou sendo esquecido por décadas. Resgatado para a série de Z e com um acabamento finalmente bem produzido, virou o robô mais simpático de todos, com seu jeitão retrô.


Uma nova versão de um grande inimigo de Seven, o robô King Joe, também é resgatado e desta vez acaba sendo usado como aliado, sendo o terceiro e mais poderoso robô da equipe. Um quarto robô ainda aparece nos episódios finais, mas falar sobre ele entregaria muita cois da trama.

Ultraman Z, tendo a seu lado Sevenger e Windom.

Acompanhando de perto a STORAGE, o Diretor Kuriyama tenta fazer a ligação entre a equipe e as Forças Aliadas. Simpático e meio desajeitado, seu papel cresce no final da série.


Há um vilão fixo na série, um ser alienígena parasita chamado Celebro, que invade corpos para controlar conforme sua vontade. Seu primeiro hospedeiro é Shinya Kaburagi. Ele está atrás de obter mais poder e consegue um Z-Riser similar ao de Z, utilizando-o para combinar medalhas que contêm fragmentos de poder de monstros. Celebro aparece pouco, está sempre rondando o herói, mas rouba a cena no arco final, mostrando finalmente a grande ameaça que representa e quais são seus objetivos sombrios.


Durante a divulgação pré-estreia, imagens de Ultraman Zero e Ultraman Geed foram usadas com frequência, mas os heróis acabaram tendo uma participação bem limitada na série. No fim, não foi algo ruim, pois os personagens da série são ótimos, com uma excelente química entre eles. Mas para aproveitar ao máximo a experiência de assistir a série, é importante pelo menos ter visto Orb, para entender melhor o personagem Juggler.

Haruki (Z) e Riku (Geed), prontos para a ação!

TRAGÉDIA E DIFICULDADES NOS BASTIDORES


A série estreou em 20 de junho, pouco depois de uma grande tragédia na equipe criativa. Kouta Fukihara, o roteirista principal e responsável pelo planejamento, faleceu em 17 de maio, aos 37 anos. Ele foi vítima de karôshi, termo que designa no Japão a morte súbita (no caso dele, por hemorragia cerebral) provocada por excesso de trabalho. Ele chegou a gravar pontas como um cientista nos episódios 1 e 8.

O diretor Kiyotaka Taguchi e o ator Kohshu Hirano quando foi feito o anúncio do falecimento do roteirista Kouta Fukihara. Uma grande perda.

No início, foi divulgado que ele havia escrito somente os primeiros episódios, mas depois soube-se que ele deixara bem mais episódios, incluindo o final da série e, provavelmente, rascunhos do planejamento. O diretor principal, Kiyotaka Taguchi, assumiu o planejamento da série de onde Fukihara havia parado, pois era o mais envolvido com a produção. O pique foi mantido, mas alguns detalhes do roteiro se perderam, como a preocupação com perdas de vidas civis nas batalhas em áreas urbanas, algo bem destacado nas primeiras histórias; mas que perdeu importância lá pela metade da série, só voltando a ser lembrada no final.


Quando teve início a adoção de medidas de isolamento no Japão devido à pandemia do Covid-19, as filmagens estavam em pleno andamento e tiveram que ser interrompidas por um tempo. Isso causou atrasos da produção e dois episódios especiais com recapitulações de outras obras tiveram que ser inseridos. Vale dizer que os atrasos não prejudicaram a qualidade da série, que se manteve regular, com vários momentos divertidos e outros, emocionantes.

HOMENAGENS E BRILHO PRÓPRIO


Além do resgate de personagens já citados, a maioria dos monstros veio de outras produções, com destaque para Ultra Q, a série de mistério e monstros que antecedeu o primeiro Ultraman, em 1966. O episódio 18, que faz ligação direta com Ultra Q, é de grande beleza e sensibilidade.


O desenvolvimento dos personagens é digno de nota, pois o que parecia um tanto morno no começo evoluiu rapidamente. O trabalho dos atores é notável, mantendo a tradição da Tsuburaya em selecionar cuidadosamente artistas capazes de cativar o público. A durona Yoko acaba conquistando o público quando você vai vendo as nuances de sua personalidade, forte e feminina ao mesmo tempo. Yuka é o alívio cômico na maioria das vezes, mas protagoniza alguns momentos tristes e tocantes. E Hebikura/Juggler rouba a série para si sempre que assume seu lado guerreiro.


Taguchi merece grande crédito pelo conjunto da série. Ele dirigiu 7 episódios, apenas dois a mais que o diretor convidado Koichi Sakamoto, mas realmente superou tudo o que havia feito antes. Desde Ultraman X, Taguchi se destacava com cenas mostrando diferentes planos em cenas de batalha e tomadas contínuas. Em Z, chegou ao ápice, usando uma movimentação de câmera espetacular em cenas de ação. Takanori Tsujimoto, outro grande diretor, fez da participação de Ultraman Ace (ep. 19) uma obra de arte e um presente aos fãs mais antigos.


O arco final da série é apoteótico, com os personagens indo aos seus limites para sobreviver. Os dois episódios finais são tensos e cheios de cenas memoráveis, como os grandes clássicos da Tsuburaya. O capítulo final presta homenagem ao roteirista falecido, que morreu sem colher os frutos de seu trabalho e entregou uma obra bastante interessante e também repleta de valores morais e éticos.


Em paralelo à série, a Tsuburaya também exibiu em seu canal a série de 24 episódios gravada somente com áudio (e umas fotos acompanhando) intitulada Ultraman Zett and Zero Voice Drama, que infelizmente não ganhou tradução oficial.


Com muito humor, drama e ação do começo ao fim, Ultraman Z foi uma das grandes séries de 2020, e obteve grande audiência global graças à exibição pelo YouTube. Devido aos preparativos para lançamento do filme Shin Ultraman, do diretor Hideaki Anno, nos cinemas em 2021, a Tsuburaya quebrou sua tradição dos últimos anos e Ultraman Z acabou não tendo um filme de encerramento de sua saga nos cinemas. Porém, os fãs não tem muito do que reclamar. Na sequência, o herói também participou das minisséries para web Ultra Galaxy Fight - The Absolute Conspiracy (disponível no YouTube) e Sevenger Fight (somente no portal TSUBURAYA IMAGINATION, inicialmente restrito ao Japão).

Ultraman Trigger e Z

O personagem e seu ator vocal, Tasuku Hatanaka, retornaram oficialmente já no começo de 2021, pois Z foi o apresentador de Ultraman Chronicle Z: Heroes Odyssey. O programa mostrou uma retrospectiva das produções Ultra, focando a partir de Ultraman Tiga, como preparação para a série do segundo semestre do ano: Ultraman Trigger. Durante a série de Trigger, Haruki e Z retornam, com uma bela participação nos episódios 7 e 8. Para 2022, novo encontro, no especial Ultraman Trigger: Episode Z, exclusivo para o portal TSUBURAYA IMAGINATION.


Com muito humor, ação, personagens carismáticos, elenco acima da média e boas histórias, Ultraman Z também elevou valores nobres e tradicionais, sendo um marcante acréscimo à mitologia Ultra, no ano de seu 55º aniversário.


FICHA TÉCNICA ~ ULTRAMAN Z Título original: Ultraman Z (Zett) ~ ウルトラマンZ Estreia no Japão: 20/06/2020 ~ 09h00 (TV Tokyo) Estreia no Brasil: 19/06/2020 ~ 21h30 (YouTube) (Nota: O fuso horário no Japão é de 12 horas à frente do Brasil.) Total: 25 episódios

Criação: Tsuburaya Productions Composição da série: Kouta Fukihara e Kiyotaka Taguchi Roteiro: Kouta Fukihara, Satoshi Suzuki, Soutarou Hayashi e outros Trilha sonora: Hijiri Anze Desenho de personagens: Masayuki Goto Story-boards: Yo Nakano Direção: Kiyotaka Taguchi, Takanori Tsujimoto, Koichi Sakamoto e outros Supervisão: Takayuki Tsuyoshi Produção: Tsuburaya Productions, TV Tokyo, Dentsu ELENCO Haruki Natsukawa: Kohshu Hirano Ultraman Z (voz): Tasuku Hatanaka

Yoko Nakashima: Rima Matsuda Yuka Ohta: Hikari Kuroki Cap. Shouta Hebikura/ Juggler: Takaya Aoyagi Kojiro Inaba: Jun Hashitsume Shinya Kaburagi (Celebro - 1o hospedeiro): Rihito Noda Diretor Kuriyama: Hisahiro Ogura Riku Asakura/ Ultraman Geed (voz - eps. 6, 7 e 15): Tatsuomi Hamada Ultraman Zero (voz - eps. 1, 6 e 7): Mamoru Miyano Pega (voz, eps. 6 e 7): Megumi Han

Ultraman Ace (voz - ep. 19): Keiji Takamine

Beliarock (voz): Yuuki Ono

Ultraman Z (suit actor): Hideyoshi Iwata


::: E X T R A S :::


1) "Goshowa kudasai ore no na wo" ("Por favor, entoe o meu nome")

Letra e melodia: Masaaki Endo / Arranjo: Kyoichi Miyazaki (KEYTONE) e Ryota Iida (KEYTONE) Intérprete: Masaaki Endo

- Trabalho solo inspirado do integrante do JAM Project, a canção capta o espírito vibrante da série.

2) "Connect The Truth" Letra, melodia e arranjo: Takumi Ozawa Intérprete: Nami Tamaki

- Tema de encerramento original, toca do cap. 1 ao 13, sendo ouvida também durante o episódio 14. Nami Tamaki é uma estrela do J-pop, tendo estreado em 2003 com o tema de Gundam Seed.


3) "Promise For The Future"

Letra: Mike Sugiyama / Melodia: Toru Watanabe / Arranjo: Takehito Shimizu e Toru Watanabe (Blue Bird´s Nest)

Intérprete: Tasuku Hatanaka

- O ator vocal Tasuku Hatanaka brilhou como a voz de Ultraman Z e é dele o segundo tema de encerramento, tocado a partir do episódio 14.


Compartilhe este post em suas redes sociais!



- Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com



- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U


bottom of page