top of page

Boletim Sushi POP 110 - Edição final

Nesta edição: Drácula em mangá nacional, o adeus à atriz Yuka Motohashi, Winspector, Thorvand, música tradicional japonesa e o fim do boletim.

Drácula, com a arte de Neide Harue.

[ 1 ] Drácula - A Sombra da Noite


Criação de Ataíde Braz (roteiro) e Neide Harue (desenhos), Drácula - A Sombra da Noite é um mangá que traz uma versão romântica do clássico vampiro de Bram Stocker. Na trama, Vlad, o Conde Drácula, segue sua através dos tempos, tentando se adequar à vida em sociedade e sentindo uma profunda solidão em sua busca por uma companheira. É uma história dramática para adultos, que mescla elementos de terror e erotismo leve, com uma narrativa de alto nível. Originalmente esse autêntico mangá nacional foi lançado, de forma incompleta, pela editora Nova Sampa nos anos 80, em cinco edições. Belamente escrita e desenhada, a história foi publicada na Europa, onde teve um final inédito para o público brasileiro, até agora.

A edição caprichada e definitiva do Drácula de Ataíde Braz e Neide Harue está sendo produzido pela COOP Editora, parte do grupo WarpZone, que já produziu livros luxuosos sobre o universo dos games. A campanha de financiamento coletivo foi lançada recentemente na plataforma Catarse, e os interessados podem contribuir com diferentes valores e recompensas associadas.

É um mangá para adultos e, se fosse lançado no Japão, seria encaixado nas demografias seinen ou jossei, que são os mangás adultos para o público masculino e feminino, respectivamente. Drácula - A Sombra da Noite: Edição Definitiva terá mais de 300 páginas, compilando a saga completa, mais ilustrações, entrevistas com os autores e um conto inédito. Lançamento previsto para novembro de 2024.


Um clásico do quadrinho nacional.

[ 2 ] O adeus à atriz Yuka Motohashi

Yuka Motohashi como Natsumi, a Yellow Racer.

No dia 31 de maio, foi anunciado no Japão o falecimento, aos 46 anos, da atriz Yuka Motohashi que interpretou a personagem Natsumi Shinohara, a Yellow Racer da série CarRanger, lançada em 1996. Nos EUA, CarRanger serviu de base para Power Rangers Turbo (1997). A atriz vinha de uma luta contra um câncer de origem desconhecida desde 2021.


Nascida em Tokyo, em 23 de fevereiro de 1978, Yuka Motohashi estreou como atriz em 1993, tendo trabalhado em filmes, séries, dorama e várias peças de teatro. Em CarRanger, além dos 50 episódios da série, ainda atuou nos filmes sobre os encontros da equipe com os esquadrões OH Ranger (em 1997) e Megaranger (1998).


Ainda na área do tokusatsu, Yuka Motohashi atuou nos dois episódios finais da série Don Brothers (2022~23), em dois episódios de Kamen Rider Amazons (2016) e no filme Kamen Rider × Kamen Rider OOO & W Featuring Skull: Movie War Core (2010). Que ela descanse em paz, e Deus conforte seus familiares.

Yuka Motohashi (1978~2024)

[ 3 ] Uma versão muito especial do tema de Winspector


A banda cover ZEKT, liderada pelo cantor Hideaki Takatori, lançou sua versão para o tema de abertura de Winspector, grande sucesso de 1990 e que foi exibido na antiga TV Manchete. A versão é um dueto de Takatori com Takayuki Miyauchi, o cantor original do tema. Na parte final, o ator Masaru Yamashita, o policial Lyuma Ogawa/ Fire da série, se junta a eles no refrão.


Masaru Yamashita, que estará no Brasil em julho, para participar do Anime Friends, divulgou recentemente que ele e o ator Koichi Nakayama, o Solbraver da série Solbrain (1991), andaram conversando com o diretor Koichi Sakamoto sobre um projeto a ser divulgado em breve. Talvez surja alguma novidade para reviver a franquia Rescue Police, o que seria muito interessante, sem dúvida.


"Tokkei Winspector"

Letra: Keisuke Yamakawa / Melodia: Kisaburou Suzuki

Intérpretes: Takayuki Miyauchi & ZEKT ~ feat. Masaru Yamashita


[ 4 ] Dez anos de THORVAND


A HQ nacional independente Thorvand está comemorando 10 anos. Com um traço estilizado e expressivo, e uma narrativa com forte influência de mangá, Thorvand é criação do desenhista Crisrobert Caires, em parceria com sua esposa, a roteirista Marta Leal Caires. Em 2022, Thorvand ficou entre os finalistas do concurso Japan International MANGA Award, promovido anualmente pelo Governo Japonês em reconhecimento à influência do mangá pelo mundo. [Boletim 26]


A mostra acontece de 15 de junho a 2 de agosto, no espaço do Centro Cultural Menegusso, anexo à Casa Menegusso Café e Restaurante, em Campo Magro, Paraná.


Serviço: Exposição 10 anos com Thorvand Data: 15/06/24 até 02/08/24 Local: Centro Cultural Casa Menegusso

Endereço: Rua Úrsula Cumin, 69 - Jardim Cecília - Campo Magro/PR


[ 5 ] A música tradicional japonesa e seus instrumentos

Shamisen

O Sushi POP indica um site muito interessante sobre música tradicional japonesa, o Hougakool, produzido pelo músico Alvaro Mitsunori Nishikawa. Se você gosta da WagakkiBand e de canções modernas que utilizam instrumentos tradicionais, vale à pena conhecer mais sobre a riqueza da música japonesa.


[ 6 ] Papo sobre HQ no canal Multiverso AC


No próximo domingo (dia 09/06), às 21h00, estarei em live no canal Multiverso AC, para falar sobre quadrinhos e cultura pop. Inscreva-se no canal e ative a notificação.



RECADO AOS LEITORES - FIM DO BOLETIM:

Esta é a última edição do Boletim Sushi POP. Faremos um teste de formato editorial, e agora as dicas e notícias não serão mais agrupadas no formato boletim, mas terão, cada uma, um post em separado. Serão posts mais curtos e objetivos. A ideia é dar mais agilidade a este site, pois os boletins são trabalhosos e acabam sempre entregando algumas notícias com atraso, pois o formato semanal, neste caso, atrapalha. Além de darem muito trabalho, os boletins também não conseguiram fidelizar leitores interessados em novidades e temas variados. Alguns boletins foram muito lidos, outros floparam, pois dependiam do destaque de capa. Muitos assuntos que só tiveram destaque aqui, passaram totalmente batido pela maioria dos leitores. Além disso, as doações ao blog, que já eram poucas, praticamente desapareceram. Como o trabalho é lido por alguns milhares, mas esses leitores em geral consideram que o trabalho não vale nem 10 reais por ano, preciso me poupar de fazer coisas que as pessoas não têm interesse em ler.


Eu produzo conteúdo até hoje por gostar de escrever e estudar, e porque isso chega a ser terapêutico para mim. Porém, já produzi no "mainstream", e por isso escrever para meia dúzia de pessoas e ter zero reconhecimento financeiro não é algo que motiva a produzir mais, só quando der vontade e tempo mesmo.


Há tempos, este site vinha tendo duas atualizações por semana, sendo um boletim e um artigo. Essa regularidade mínima agora deixa de existir também. Quando der para postar notícias comentadas, farei, mas sem obrigação alguma de entregar regularidade. Na prática, talvez haja mais posts por mês, mas proporcionalmente menos notícias comentadas. Devo investir mais tempo em reviews e ensaios, que também são trabalhosos, mas dão mais retorno em termos de audiência. De qualquer forma, é um teste de formato, vamos ver como funciona.


Obrigado pela atenção e até a próxima postagem! Ale Nagado

 

::: COMO APOIAR O SUSHI POP :::


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação única de pelo menos 10 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 10,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Caso prefira, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::




コメント


bottom of page