Boletim Sushi POP 135
- Ale Nagado
- há 9 horas
- 5 min de leitura
Nesta edição: Ginga, Dogengers, Fuki, BAND-MAID, RetroCon, NipponCast, PaleNeØ e mais!

[ 1 ] Ginga, um mangá BR sobre capoeira:
Ginga é um mangá brasileiro de esportes sobre capoeira, do autor Paulo Marcello. A série estreou em 2024 no site do Armon Estúdio e está disponível também no aplicativo Super Comics e em diversas outras plataformas de HQs digitais. O material está em constante evolução e apresenta uma narrativa de alta qualidade, com uma arte bem produzida.

Sinopse oficial:
Após conseguir superar sua adolescência rebelde e conseguir se tornar um capoeirista profissional com a ajuda do mestre Dunga, Madson almeja voos mais altos no esporte. Para isso, ele terá mais provações pelo caminho, pois nem todo mundo ao nosso redor é bem intencionado e torce pelo nosso sucesso.
Em breve, Ginga será lançado também em versão impressa pela editora do Estúdio Armon, e será viabilizado através de campanha no Catarse. Assim que a campanha estrear, este post será atualizado com o link.

[ 2 ] Fuki e o tema da série de tokusatsu Dogengers: Fuki, a vocalista da banda Unlucky Morpheus, está com um novo trabalho solo. Lançada no dia 16 de julho, a canção "Guild Master! Dogengers!" é o tema de abertura da 6ª temporada da série Dogengers, que estreou no último dia 13 de julho.
Dogengers é o nome de uma série tokusatsu produzida e exibida na região de Fukuoka, sendo parte da tradição dos chamados Local Heroes, que retratam regiões específicas do Japão e são conhecidos apenas em suas cidades. Espécie de "Vingadores de Fukuoka", a equipe Dogengers reúne diferentes heróis daquela região e possui uma legião de fãs.

A produção é financiada pela empresa Ohga Pharmacy e estreou em 2020. Mesmo com exibição apenas em Fukuoka, já teve cinco temporadas com 12 episódios cada. Fuki tem uma forte ligação com Dogengers, tendo cantado já outras músicas da série. Em sua carreira solo, a cantora tem um repertório mais alegre e pop, diferente do metal melódico da Unlucky Morpheus. O vídeo foi dirigido por Naoki Takeyama e a produção foi da LimitMakerFilm.
"Guildmaster! Dogengers!"
Letra: Kenta Harada / Música e arranjo: Mao Yamamoto Intérprete: Fuki
Abertura da nova temporada de Dogengers:
[ 3 ] BAND-MAID e sua nova anime song:
No último dia 18, a BAND-MAID (vista no Boletim 118) lançou seu novo single, a canção "What is justice?", que é tema de encerramento do animê Tougen Anki.
Em atividade profissional desde 2013, o nome da banda veio de sua inspiração visual: os maid cafés japoneses, onde moças fazem um atendimento muitas vezes teatral, com trajes inspirados nas empregadas francesas do século XIX. A BAND-MAID é formada por Saiki Atsumi (voz), Miku Kobato (guitarra e voz), Kanami Tôno (guitarra solo), Misa (baixo) e Akane Hirose (bateria).
O single "What is Justice?" foi lançado somente em formato digital e está disponível em diversas plataformas e serviços. A banda fará uma turnê pelo Japão entre outubro e dezembro deste ano. "What is Justice?" Composição: Miku Kobato Intérprete: BAND-MAID
[ 4 ] NipponCast, um novo programa sobre cultura pop japonesa:
No último domingo, dia 20, estreou o novo projeto do canal Club Citypop. É o podcast NipponCast, voltado aos mais diversos segmentos da cultura pop japonesa. O primeiro programa foi com o DJ Rafael, do canal Selecta Brasil, que falou sobre sua paixão pelo Citypop e como ele se conecta com outros ritmos e estilos. Toda semana, uma nova entrevista no NipponCast, disponível no YouTube e no Spotify.
[ 5 ] Novo álbum do PaleNeØ:
A banda de metal PaleNeØ lançou, no último dia 16 de julho, seu segundo álbum, intitulado FortissimØ. Dois dias antes, haviam lançado o vídeo da nova canção, "Crowd Surf Rider".
A banda estreou profissionalmente em 2023 e é formada por Hohomi (voz), Reoto (guitarra e voz), Ayari (guitarra) e Yona (baixo).
O vídeo de "Crowd Surf Rider" tem direção de Tomoo Noda e produção do estúdio OKNACK. O álbum FortissimØ está disponível em plataformas digitais.
"Crowd Surf Rider"
Letra: REOTO / Melodia: asanuko
Intérprete: PaleNeØ
>>> RECADO: Quem vai na RETROCON?
Conforme tem sido divulgado aqui no Sushi POP, no próximo final de semana acontece em São Paulo a terceira edição da RetroCon, uma grande convenção sobre games antigos e nostalgia de cultura pop. O evento terá muito fliperama, consoles antigos para jogar em TVs de época, com direito a torneios. Como atrações internacionais, virão compositores de trilhas sonoras de jogos clássicos.

Muitos criadores de conteúdo nacionais estarão lá, incluindo este que vos escreve. Irei participar de um painel sobre os 30 anos da revista HERÓI, o que deve ser um grande momento para todos nós que trabalhamos juntos naquela época. O painel da Herói será no sábado, dia 26, às 16h00. Gostaria muito de encontrar leitores por lá, pois oportunidades assim são raras.
RetroCon 2025 Data: 25 a 27 de julho
Local: Transamérica Expo Center - Pavilhões A e G Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Sto. Amaro São Paulo/ SP
Site oficial: www.retrocon.com.br
::: NOTÍCIAS, DICAS & LEMBRETES :::

Segundo informações que circularam na semana passada, a Toho já teria autorizado a produção simultânea das continuações dos dois mais aclamados filmes japoneses de Godzilla neste século: Shin Godzilla e Godzilla Minus One. Sinceramente, acho que os dois filmes funcionam bem como obras auto-contidas. Continuações só valeriam a pena com a presença de Shinji Higuchi e Hideaki Anno para Shin e Takashi Yamazaki para Minus One.
Segundo apurou o site JBox, uma nova produção do Cyborg 009 está em andamento. A série, que surgiu como mangá em 1964, teve diversas adaptações em animê ao longo do tempo e é considerada a principal obra de Shotaro Ishinomori, o lendário Rei do Mangá. Confira no JBox.
Nos dias 30 e 31 de agosto, acontece em São Paulo (capital) mais uma edição do festival Bunka Matsuri, dedicado a celebrar a cultura japonesa. Entrada franca. Maiores informações no site oficial
O espaço do Bunkyô irá abrigar mais uma vez o Gibi SP Festival. A quarta edição do evento acontece nos dias 6 e 7 de setembro de 2025, com vários autores e expositores já confirmados. Acompanhe as atualizações através da conta oficial no Instagram.
ESPALHE CULTURA POP JAPONESA: Indique postagens do Sushi POP a seus contatos nas redes sociais!
APOIO FINANCEIRO: É possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ou agradecimento ao trabalho de décadas feito em prol da cultura pop japonesa no Brasil, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS: