top of page

Boletim Sushi POP 88

Nesta edição: Comiket - A maior convenção de mangá do mundo, SPY x FAMILY vs Street Fighter, Jump Festa e Conexão Zaire!

Comiket: Um evento de mangá com mais de meio milhão de visitantes!

No Japão, aproxima-se mais uma edição do Comiket - de Comic Market, uma das maiores convenções de mangá do mundo. É toda voltada para o dojinshi, que são as publicações amadoras, entre fanzines e publicações independentes. Obras originais, paródias (algumas estritamente para adultos) e um universo de publicações voltadas ao segmento otaku. Praticamente tudo o que é vendido lá possui impressão e acabamento impecáveis, com trabalhos de alto nível. Muitos autores profissionais, como Rumiko Takahashi (Inu-Yasha, Ranma 1/2) ou o grupo CLAMP (Sakura, Rayearth, X 1999), começaram no mundo dos dojinshi.

Fãs de mangá e otakus invadem o Tokyo Big Sight (Foto: Branchez-Vous)

O Comiket surgiu em Tóquio no final de 1975 de forma modesta, com cerca de 600 participantes na primeira edição. No formato atual, o Comiket acontece duas vezes por ano, nos meses de agosto e dezembro. Da década de 70 para cá, o evento cresceu tanto que já atinge um público presencial de mais de 500 mil pessoas. Além das revistas e seus autores, o cosplay se tornou uma grande atração do evento, que tem sido feito no badalado espaço de convenções Tokyo Big Sight.


A próxima edição do Comiket é a de número 103, e acontecerá em Tóquio nos dias 30 e 31 de dezembro de 2023.

O disputado Catálogo Oficial, que lista milhares de participantes e suas obras.

2) Street Fighter contra SPY x FAMILY! No dia 4 de dezembro, foi divulgado o primeiro teaser de um novo game que está deixando ansiosos os fãs de duas grandes marcas da cultura pop.


Os lutadores da antiga e bem-sucedida franquia Street Fighter agora irão coestrelar um novo jogo com o grande sucesso da atualidade SPY x FAMILY, como parte da promoção do novo filme Code: White. Essa inusitada colaboração gerou o game SPY x FAMILY Code: White vs Street Fighter, no caso os lutadores conforme vistos na versão SF 6, lançada no Japão em junho deste ano. [ver Boletim 42] No primeiro teaser do projeto, uma animação mostra Chun-Li e Yor se enfrentando, numa prévia do jogo a ser lançado para as plataformas PS4 e PS5. Já os produtos de merchandising desse crossover estarão à venda no Japão no dia 9 de janeiro de 2024.


3) Vem aí o evento JUMP FESTA 24:

A linha JUMP: Imbatível pelo volume de sucessos!

Aproxima-se mais uma edição do evento JUMP FESTA, feita para a linha de publicações da Jump. Englobando os títulos Shonen Jump, Shonen Jump+, V-Jump, Jump SQ e Saikyou Jump, o festival reúne o maior número de grandes sucessos do mangá com versões em animê, como One Piece, Dragon Ball, Naruto, Demon Slayer, SPY x FAMILY, Bleach e muitas outras obras consagradas.

A mais nova edição do JUMP FESTA irá acontecer em Chiba (Região Metropolitana de Tóquio) nos dias 16 e 17 dezembro e, assim como a edição anterior, será transmitida pelo canal oficial Jump Channel. O palco RED, considerado o principal, terá tradução simultânea para o inglês. Muitos anúncios de lançamentos, adaptações e produtos devem acontecer durante o evento.

- Confira a programação no Anime United.


4) Dica de HQ: CONEXÃO ZAIRE

Aqui vai uma indicação que não tem relação com mangá e nem com cultura japonesa, mas é uma boa HQ feita por autores que já trabalharam com vários estilos. Mas antes, é importante um certo contexto para entender a importância dessa obra.


João Carlos Pacheco (1961~1995) foi um desenhista de quadrinhos extremamente habilidoso, criativo e competente que teve uma vida e carreira breves. Publicou quadrinhos autorais, como Força Ômega e CYBER: Máquinas + Heróis. Era um grande amigo do autor deste blog, e desenhou versões dos heróis do tokusatsu Maskman e Cybercop para a Editora Abril, tendo participado brevemente da versão nacional de Street Fighter pela Editora Escala.


Quando faleceu vítima de câncer em 1995, contava com apenas 34 anos. Na ocasião, estava publicando na Bélgica uma série sobre espionagem em parceria com o roteirista Ataíde Braz, que havia escrito os mangás nacionais Drácula - A Sombra da Noite e Skorpion (ambos republicados pela Criativo), com a arte de sua esposa, Neide Harue.

O elegante traço europeu de João Pacheco.

A tragédia com João havia deixado a série para a Bélgica incompleta mas, neste ano, Ataíde Braz retomou e concluiu o roteiro, com a ajuda de Franco de Rosa. Para concluir a arte, o velho sócio e amigo de João, o excelente Arthur Garcia (Street Fighter, Pulsar) desenhou, com a arte-final de Toninho Lima. E assim, 18 anos após seu falecimento, o último trabalho de João Pacheco, intitulado CONEXÃO ZAIRE, ganha um registro definitivo em formato álbum, lançado pela Editora Criativo e o selo GRRR!, do editor e cartunista Marcio Baraldi. Um resgate e um tributo merecidos a um autor de enorme potencial que partiu muito cedo e deixou sua marca nos quadrinhos nacionais. Entre seus amigos e admiradores, será sempre lembrado.


 
 

- Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor, faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::



Kommentare


bottom of page